Principal

DOUTRINA CATOLICA

( Mais Textos ) Sábado ou Domingo ?

______________________________________________________

Dia da Guarda - Sábado ou Domingo ?

______________________________________________________

Pergunta : Qual o Dia da Guarda , o sábado ou o domingo ? Os adventistas , por exemplo , afirmam que a Igreja Católica , arbitrariamente , mudou o dia da guarda do sétimo para o primeiro dia , porque os romanos e os cristãos desejavam se diferenciar dos judeus e também associar o Cristo ao culto do deus sol , que ocorria no primeiro dia da semana , promovendo um culto sincrético , e , assim , facilitar a conversão do restante da população pagã .

______________________________________________________

Resposta :

______________________________________________________

O dia do sol , entre os romanos , coincidentemente caia no primeiro dia da semana , o dia em que Cristo ressuscitou , e , assim , foi possível fazer um simbolismo com aquele que é a "verdadeira luz do mundo "( Jo 9,5 ). Apenas isso !

A data não foi mudada para rejeitar um princípio judaizante , mas porque havia um fundamento doutrinário insuperável.

São Paulo afirma ( ver citações abaixo ), categoricamente , que a prescrição concernente ao repouso sabático era de caráter preparatório para a vinda do Cristo e que foi pendurada na cruz com Jesus . Portanto , era uma lei cerimonial susceptível de mudança , porque se consumou , em uma determinada parte de seu significado , no sacrificio de Cristo .

Cristo esteve morto no sábado e esta morte simboliza o repouso divino do sábado . O sábado do cristão é , portanto , o próprio Cristo como dizia São Gregório Magno . A guarda do sábado era uma lei que encerrava um 'tipo do Cristo' , a morte do Filho de Deus , no dia do repouso .

Entre outras acusações contra Jesus estava o fato dele ter trabalhado ao sábado. Jesus disse que era Senhor do sábado (Mateus 12:8 ; 28 ) e disse que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado . Podemos ler no Evangelho de Mateus : "O Sábado foi feito por causa do homem" (Marcos 2:27). A caridade é mais importante que a lei , Jesus expõe essa verdade evangélica , em diversas passagens (Mt 12,10-14; Lc 13,10-17; 14,1-6; Jo 5,8-18 ).

Nas primeiras horas do primeiro dia , Jesus ressuscitou . O Cristo é , assim , a Nova Páscoa ; a nova passagem da vida para a morte . O terceiro dia da morte na cruz é o oitavo dia ou o primeiro dia depois do sétimo , no qual foi manifestado ao mundo o poder de Deus sobre a morte e a regeneração da realidade criada .

O dia para os judeus começava no surgimento das três primeiras estrelas no céu , portanto , no sábado , Jesus esteve morto e ressuscitou nas primeiras horas do primeiro dia .

O Cristo é a nova criação , a nova aliança entre Deus e os homens , sendo adorado obrigatoriamente no primeiro dia .

Os cristãos também dedicam , de sete em sete dia , um dia para o repouso e o culto obrigatório a Deus . Dia que São João no Apocalipse afirma ser o Dia do Senhor - kyiiaké hemerá .

O primeiro dia é , portanto , o dia da ressurreição , da vitória sobre a morte e da reconquista da graça e da vida junto a Deus (Mt 28,1; Mc 16,2; 16,9; Lc 24,1; Jo 20,1)

Os primeiros cristãos , segundo narra Plínio , autor pagão do segundo século , louvavam a Cristo no amanhecer do primeiro Dia.

Os adventistas alegam que o sábado não era uma lei cerimonial , mas uma lei moral do decálogo , insuscetível de ser modificada . Ocorre que a distinção entre cerimonial e moral no Antigo Testamento não vem definida expressamente . Somente Cristo e os apóstolos poderiam fazer essa disjunção no corpo da lei antiga. As duas formas de Lei eram consideradas leis de Deus e deveriam ser igualmente obedecidas.

"Mandamentos cerimoniais" eram chamados de 'lei do Senhor' como por exemplo : os Sacrifícios de animais, o sacerdócio levítico, os dias de festas (2 Crônicas 31:3-4), a festa dos tabernáculos (Neemias 8:13-18), a consagração dos primogênitos e as oferendas para purificação depois do parto (Lucas 2:23-24). Em outras ocasiões, as leis morais eram ditas como provenientes de Moisés. Portanto , mesmo chamado de 'lei de Deus' ou 'lei eterna' , o mandamento da guarda do sábado era lei sujeita a ser incorporada em um novo nível das leis de Deus , após a vinda de Cristo .

Somente a autoridade eclesiástica máxima , pode definir o que é uma lei de preparação para a vinda de Cristo , sob a assistência infalível do Espírito Santo , e com base na doutrina revelada ( Sagradas Escrituras e Sagrada Tradição )

Os adventistas alegam que o sábado que foi pregado na cruz segundo Paulo , eram as festas , os dias festivos . Ocorre que o sábado em todo o Antigo Testamento é sempre o sétimo dia da semana ; e não os "sábados anuais" ou os "sábados semanais."

O 'Shabat' judáico significa 'repouso' ; neste dia os judeus não podiam fazer esfoços físicos , caminhar além de um determinado limite (Is 58,13) , deviam abster-se de qualquer trabalho e comércio(Ez 22,8 ; Am 8,5 ; Ex 34,21 ) , acender duas velas que significava o' lembrar' e o 'guardar ' tal como falou o Ssnhor a Moisés , ler alguns textos da Torá , visitar o santuário e renovar os pães da proposição ( Lv 24,8; 1Cr 9,32 ) . Nem mesmo recolher espigas , preparar alimentos ou tratar de doentes era permitido , exceto em casos graves com risco de vida. Aliás , essas duas acusações foram movidas contra Jesus. A palavra também pode estar relacionado com o termo "Sheba ", que significa 'sete'. Era , portanto , o repouso no sétimo dia da semana.

O dia do sábado de Colossenses 2:16 , referido por Paulo , é o sábado semanal! O termo sábado é usado na Bíblia quase exclusivamente para os sábados semanais , tal como o Senhor quando deu os dez mandamentos. A única festa anual , para a qual a palavra sábado foi aplicada , é o Dia da Expiação (Levítico 16:31-32). O próprio São Paulo distingue na lista dos tipos de "sombra" em Colossenses (2:16): "comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados". Depois de mencionar comida e bebida, Paulo também menciona festas (anuais), lua nova ( mensais ) e sábados ( semanais).

Será que os adventistas também não aceitam a 'zeragem' do calendário com o nascimento de Cristo ?

Editoria do site Doutrina Católica

Hosted by www.Geocities.ws

1