Doutrina Católica

Voltar

Sábado ou Domingo

_______________________________________________________________

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado , hoje em Dia?

No Velho Testamento, Deus ordenou aos israelitas que santificassem o dia do sábado e não trabalhassem nesse dia. Deveriam os cristãos de hoje, também, descansar e adorar no dia do sábado?

Muitos grupos religiosos (Adventistas do Sétimo Dia, por exemplo) ensinam que deveríamos. O que a Bíblia diz?

__________________________________________________________

Em Êxodo 20:8-11 - Deus ordenou aos judeus que guardassem o dia do sábado (veja nota 1).

__________________________________________________________

No Novo Testamento, vemos que as leis do Velho Testamento eram para continuar somente até a morte de Cristo. (Nas passagens seguintes, a ênfase está acrescentada para esclarecer o sentido).

Efésios 2:14-15 :"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homen, fazendo a paz." Esta passagem mostra que Cristo aboliu a "lei dos mandamentos". Desde que a guarda do sábado era um destes mandamentos, e não foi incluída no Novo Testamento, não necessitamos guardar o sábado.

Romanos 7:4-7 : "Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, e deste modo frutifiquemos para Deus. Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei, operavam em nossos membros a fim de frutificarem para a morte. Agora porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás." Esta passagem claramente diz que morremos para a lei e estamos, portanto, "libertos da lei". A lei de que Paulo falava incluía os dez mandamentos, porque no versículo 7 ele citou: "Não cobiçarás" como uma das leis. (Veja Nota 2).

2 Coríntios 3:6-11 : "O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. E se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça. Porquanto, na verdade, o que outrora foi glorificado, neste respeito já não resplandece, diante da atual sobreexcelente glória. Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente." Aqui Paulo está comparando o ministério da morte e da condenação com o ministério do Espírito e da justiça. O ministério da morte estava desaparecendo, mas o ministério do Espírito estava continuando. Mas qual era o ministério da morte e da condenação que estava desaparecendo? Era o ministério "gravado com letras nas pedras". Se cremos no Novo Testamento, temos que acreditar que a revelação escrita nas pedras, no Velho Testamento (os dez mandamentos), já morreu. Esta passagem afirma isso claramente.

Gálatas 3:15-5:4 , Gálatas 3:19 "Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador." Se a lei foi acrescentada até que Cristo veio, então o domínio da lei parou quando Cristo veio.

Gálatas 3:24-25: "De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio." A lei foi nosso instrutor, para levar-nos a Cristo, mas agora que Cristo veio, "já não permanecemos subordinados ao instrutor".

Gálatas 4:1-5 "Digo, pois, que durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. Assim também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos." A lei foi dada para a infância do povo de Deus. Cristo veio para nos adotar como filhos e redimir-nos da lei.

Gálatas 4:24,31 : "Estas cousas são alegóricas: porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera para escravidão; esta é Hagar. E assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e, sim, da livre." Neste trecho, Paulo compara a lei dada no Sinai com Hagar (a mulher escrava), e a nova aliança com Sara (a esposa livre). Ele diz claramente que somos da mulher livre e não da mulher escrava. Portanto, estamos sob a nova aliança e não sob a aliança do Monte Sinai, que incluiu os dez mandamentos. Por favor, estude cuidadosamente este assunto, por completo.

Gálatas 5:4 :"De Cristo vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes." A conseqüência da volta para a lei é que decaímos da graça.

Hebreus 7-10 , 12 "Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei." A lei foi mudada.

Hebreus 7:18-19 "Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou cousa alguma) e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus." A antiga aliança foi revogada.

Hebreus 8:7-13 "Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para segunda. E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor. Nas suas mentes imprimirei as minhas leis, também sobre os seus corações as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Pois, para com as suas iniqüidades usarei de misericórdia, e dos seus pecados jamais me lembrarei. Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido, está prestes a desaparecer." Temos uma nova aliança. Por que voltar para a velha?

Hebreus 9:4 : "Ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso, e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, a vara de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança." A aliança a que ele tem se referido inclui as "tábuas da aliança": os dez mandamentos.

Colossenses 2:16-17 : "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou Sábados, porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo." Talvez seja este o texto mais importante de toda esta discussão, porque ele claramente menciona o dia do sábado como parte da sombra que foi substituída por Cristo.

O sábado não é, para nós, hoje, mais parte do padrão de Deus do que a conservação do festival da lua nova. Ambos foram partes da aliança do Velho Testamento, que foi substituída pela nova aliança de Cristo. Os cristãos de hoje têm que seguir o Novo Testamento, que não ordena que qualquer dia seja completamente posto de lado como um dia de descanso, mas sim, mostra o padrão dos cristãos reunindo-se para adorar juntos nos domingos (Atos 20:7; 1 Coríntios 16:1:2).

O sábado era só para os judeus. Muitas passagens mostram que o mandamento para guardar o sábado foi dado somente aos judeus. Por exemplo: Êxodo 31:12-18 "Disse mais o Senhor a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel, e lhes dirás: Certamente guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque é santo para vós outros: aquele que o profanar, morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento. E, tendo acabado de falar com êle no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." Aqui ele afirmou que o sábado era entre Deus e os filhos de Israel.

Deuteronômio 5:1-3 , 12 : "Chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhe: Ouvi, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes. O Senhor nosso Deus fez aliança conosco em Horebe. Não foi com nossos pais que fez o Senhor esta aliança, e, sim, conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos...Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus." A aliança que incluía o dia do sábado foi exclusivamente feita com os israelitas e com ninguém mais.

Ezequiel 20:10-12 :"Tirei-os da terra do Egito e os levei para o deserto. Dei-lhes os meus estatutos, e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais cumprindo-os o homem, viverá por eles. Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica." Aqueles a quem a lei do sábado foi dada foram o povo de Israel, aqueles que foram resgatados do Egito. Às vezes, os adventistas mostram que Deus descansou no sétimo dia da criação (Gênesis 2:1-3). E daí eles deduzem que aos homens foi ordenado que guardassem o sábado desde o tempo da criação. Mas nenhuma passagem afirma isso. De fato, a primeira vez que lemos sobre homens guardando o sábado, ou um mandamento para os homens guardarem o sábado, é em Êxodo 16, depois que Moisés tinha guiado os israelitas para fora do Egito. Gênesis 2 mostra que Deus descansou no sétimo dia, mas não ordena que os homens guardem o sétimo dia. De fato, a Bíblia nunca ordenou aos gentios que guardassem o sábado somente os judeus desde o tempo de Moisés até Cristo.

________________________________________

O DIA DO SENHOR: SÁBADO OU DOMINGO?

Atualmente tem surgido muitos evangélicos que pregam o sábado como o dia do Senhor e não o Domingo. Para nós o dia do Senhor é o Domingo. Cabe um esclarecimento sobre este assunto. Era costume geral, entre os povos antigos, dedicar periodicamente - algum dia ou tempo - ao culto da divindade. A Lei de Moisés sancionou este costume, estipulando que todo sétimo dia seria dia de repouso (shabat) congrado ao Senhor (Ex. 20,9).

A semana de sete dias tem ínicio no Oriente, onde sete era considerado número sagrado; além disto o curso da natureza também e centrado sobre este número, pois de sete em sete dias se conta uma nova fase da luz , a designação dos dias com nome de astros ( sol, lua, marte..) só aparece no oriente no século I a.C. ( eclesiástico 43).

O sábado judaico é o dia de repouso absoluto em honra do Senhor ( cf. Ex. 31 ,15 ). Faz memória a criação (cf. Ex. 20,110, memória a libertação de Israel da escravidão do Egito ( Dt. 5,15 ). A guarda do Sábado foi confiada a Israel em sinal de aliança inquebrável.

Jesus Cristo passou o sábado judaico no sepulcro e ressuscitou dos mortos no dia seguinte , que era o primeiro dia da semana judaica . Em conseqüência , os cristãos , desde os tempos dos apóstolos foram dedicando ao Senhor o dia da ressurreição , e não o sábado . O Domingo passou a ser chamado kyiiaké hemerá (cf. Apoc.1,10), isto é, dia do Senhor, e veio a ser dia das assembléias de culto ou eucaristia ( cf.1 cor 16,1 e atos 20,7 1. Nisto não houve violação da lei de Deus , pois esta prescreve que todo sétimo dia seja consagrado ao Senhor.

O Domingo é o dia que o Senhor fez para nos cristões, e o dia da nova criação inaugurada com a ressureição de cristo ( Cf Mt 28,1 ; Mc 16,2 ; Lc 24,1 ; Jo 20,1 ). O Domingo é a plenitude do sábado. A igreja em seu zelo apostólico determina que o Domingo seja um dia de repouso e de culto, devendo ser guardado com especial diligência.

Senhor : "observar as festas e participar da liturgia todos domingos''. Devemos nos reunir nas igrejas com os outros nossos irmãos, conforme nos ensina são João Crisóstomo : 'não podes rezar em casa como na igreja, onde se encontra o povo reunido , onde o grito e lançando a deus de um só coração , há ali algo mais, a união dos espíritos , a harmonia das almas, o vínculo da caridade, as orações dos presbíteros ", (S. João Crisóstomo, incomprehens 3,6: pg. 48,725d).

Como "deus descansou no sétimo dia , depois de toda a obra que fizera'( Cf Gn 2,2 ) , a vida humana é ritimada pelo trabalho e pelo repouso . Durante o Domingo e os dias de festa , devemos nos abster de trabalhos , ou atividades , que possam nos impedir de prestar a adoração e o culto devido a Deus, a divina liturgia, e portanto, o Domingo é o dia de graça, e interrupção de trabalho e atividades que nos impossibilitem de cumprir o mandamento de Deus e da igreja.O Domingo estava contemplado nos planos de Deus ao criar o mundo.Era o dia da regeneração do mundo criado e corrompido , pelo pecado de Adão e pela ação de Satanás.O Domingo é o simbolo da humanidade ressuscitada .

Mandamento de Deus: recorda-te do dia do sábado para santificado. Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia será de repouso para o teu deus"(Ex 20,8-11).

Mandamentos da Igreja: "observar nas festas e participar da liturgia todos os domingos"( l°e 2°).

Desde o ínicio , a igreja vive se reunindo: atos 2,42-46, em atos 20,7 destaca o Domingo como dia da fração do pão , em Hebreus 10, 25 o convite para não abandonar as reuniões.

O Domingo nas escrituras:

-dia da ressureição de Jesus: Mat. 28,1

- dia em que apareceu aos apóstolos: Mc 16, 1 .9, 12 e Jo 20,1 , 19

- dia em que apareceu no caminho de emaus: Lc 24,1.13

- dia em que o Espirito Santo fora derramado sobre a igreja nas cento e sete semanas depois da reissureição: Atos 2,1 .

Hosted by www.Geocities.ws

1