Neste caso estou mostrando somente as etapas de construcao do Manche, ainda vou fazer pedais e acelerador e dar uma garibada na mesa do computador.
Manche
Utilizei potenciometros de 10K do tipo deslizante, como usado em equalizadores. em vez de girar eles fazem movimento linear de ida e vinda para variar a resistencia.
Também usei canos de agua, tipo pvc, desses bem comuns mesmo, os resultados são muito bons !.
Estou construindo agora o acabamento para o mache e dai vou para os pedais e por ultimo a manete de potencia.

Vista Geral : Comando de Aileron e Profundor

Comando De Aileron
Usei cano de agua para construir os dois eixos (X,Y) um tubo mais grosso que e o de Aileron e outro mais fino que e profundor.
O tubo mais grosso, o do Aileron, gira pra esquerda e pra direita, e o mais fino, o do profundor, vai pra frente e pra tras.
No tubo do profundar fiz um corte longitudinal de mais ou menos 7 cm que e o curso do manche , 3.5 cm de comando pra fazer o avião subir (comando de profundor ou eixo Y) e 3.5 cm pra fazer o aviao baixar.
O Aileron, e o tubo de fora e ele e feito com 3 pedacos, o pedaco frontal e traseiro sao so apoio, o pedaco central e realmente o comando, colei um pedaco de madeira e um conector desses barra sindal (utilizado em chuveiro eletrico), para passar um fio de borracha que vai atuar sobre o potenciomentro.
Tem um parafuso que atravessa o tubo do aileron e o tubo do profundor escorrega nele, no centro, isto e para fazer com que o comando de aileron seja realizado ao girar o manche..

Comando de Profundor
Fiz um corte de 180 graus pois o tubo de comando do profundor gira junto com o tubo externo , que e o do aileron.

Placa com os botoes do circuito

This
Web Page Created with PageBreeze
Free Website
Builder