Painel Mecânico do Joystick

[Voltar Página Inicial]

Neste caso estou mostrando somente as etapas de construcao do Manche, ainda vou fazer pedais e acelerador e dar uma garibada na mesa do computador.

 

Manche

Utilizei potenciometros de 10K do tipo deslizante, como  usado em equalizadores. em vez de girar eles fazem movimento linear de ida e vinda para variar a resistencia.

Também usei canos de agua, tipo pvc, desses bem comuns mesmo, os resultados são muito bons !.

Estou construindo agora o acabamento para o mache e dai vou para os pedais e por ultimo a manete de potencia.

Vista Geral : Comando de Aileron e Profundor

Comando De Aileron

Usei cano de agua para construir os dois eixos (X,Y) um tubo mais grosso que e o de Aileron  e outro mais fino que e profundor.

O tubo mais grosso, o do Aileron, gira pra esquerda e pra direita, e o mais fino, o do profundor, vai pra frente e pra tras.

No tubo do profundar fiz um corte longitudinal de mais ou menos 7 cm que e o curso do manche , 3.5 cm de comando pra fazer o avião subir (comando de profundor ou eixo Y)  e 3.5 cm pra fazer o aviao baixar.

O Aileron, e o tubo de fora e ele e feito com 3 pedacos, o pedaco frontal e traseiro sao so apoio, o pedaco central e realmente o comando, colei um pedaco de madeira e um conector desses barra sindal (utilizado em chuveiro eletrico), para passar um fio de borracha que vai atuar sobre o potenciomentro.

Tem um parafuso que atravessa o tubo do aileron e o tubo do profundor escorrega nele, no centro, isto e para fazer com que o comando de aileron seja realizado ao girar o manche..

Comando de Profundor

Fiz um corte de 180 graus pois o tubo de comando do profundor gira junto com o tubo externo , que e o do aileron.

 

Placa com os botoes do circuito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

word to html converter html help workshop This Web Page Created with PageBreeze Free Website Builder  chm editor perl editor ide

Hosted by www.Geocities.ws

1