As Universidades contemporâneas, começam a entrar em um novo estágio de
suas histórias, daqui e dali, pouco a pouco, cursos a distância surgem e
se aprimoram, oferecendo cada vez mais melhor qualidade.
Trabalhos sobre o assunto vem demonstrando o sucesso da
aplicabilidade da EAD, assim surgem afirmações do tipo:
"No início eu me sentia sozinho, mas depois vi que todos estavam comigo"
(aluno do curso de EAD de Engenharia Química/PUC-RS)."
Surgem resultados e respostas da aplicação da
EAD:
-
Interação constante entre alunos e professores;
-
Convergência das Mídias, em prol de um mesmo assunto, enriquecendo o
processo de ensino;
-
Quebra de barreiras como espaço e tempo, originando um novo
paradigma educacional;
-
Aperfeiçoamento do senso de interação e relacionamento dos
professores (inclusive com mestres reconhecendo também uma melhora
de suas aulas presenciais);
-
Diminuição da evasão por constrangimento (Ex: pessoas idosas que
voltam a estudar, porém sentem uma certo receio por serem mais
velhos).
Obviamente estes são apenas alguns dados que foram mensurados, com
certeza existem muitos outros benefícios decorrentes do processo
interativo/educativo da EAD.