|
1972 - NASCE O
PRIMEIRO CONSOLE CASEIRO DE VIDEOGAME, O MAGNAVOX
ODYSSEY 100
Fruto do protótipo
"Brown Box", desenvolvido por Ralph Baer, chega às
prateleiras americanas em 1972 o primeiro console de
videogame da historia, o Odyssey 100, fabricado
pelo subsidiária Magnavox, da Philips
holandesa.

Aqui
vemos o Magnavox Odyssey 100, o pioneiro

Visto
de cima, com os 2 controles
O Odyssey
100 vinha com placas de circuito impresso
externas (que na verdade eram "jumpers" gigantes que
mudavam a posição dos 2 quadrados brancos que o console
gerava) onde eram gravados os jogos. Inicialmente foram
ofertados 12 títulos, a maioria deles de esporte, que
podiam ser trocados pelo usuário. Alguns puristas dizem
que o Odyssey 100 foi o primeiro
console a utilizar o sistema de troca de jogos por
cartuchos, mas seu mecanismo era muito rudimentar para
fazermos tal afirmação. Os usuários do Odyssey
100 também poderiam utilizar um rifle opcional
(semelhante às pistolas que temos hoje no
Playstation ou no
Dreamcast), para uso com jogos de
tiro.
 
Aqui
temos os famosos jumpers, que permitiam trocar os jogos
para o Odyssey 100. Alguns puristas alegam que ele foi o
primeiro console programável da história, mas achamos o
sistema muito rudimentar para fazer tal
afirmação
Folhas de papel
para anotar os placares também faziam parte do pacote,
já que, naquela época, os chips de memória eram muito
caros... Para se ter uma idéia do obsoletismo gráfico do
console, vale lembrar que ele não tinha poder suficiente
para gerar todos os pontos necessários para dar realismo
ao jogo. Por isso, os usuários eram obrigados a colocar
cartões plásticos na tela da TV para simular o campo do
jogo (em um jogo de tênis por exemplo, colocava-se uma
cartão verde para parecer grama).




Os
cartões de plástico, os malfadados overlays, que eram
colocados por cima da tela da televisão para dar maior
realismo ao jogo. O único que não o utilizava era Table
Tennis, que se parecia muito com... Pong?
No ano de
lançamento foram vendidos 100.000 Odyssey
100 e 20.000 rifles, mas as vendas foram caindo
gradativamente devido ao desinteresse do público pela
novidade, ainda muito obsoleta mesmo para os padrões da
época. Foi então que entrou em cena Nolan Bushnell, o
grande responsável pela mudança de paradigma no mercado
de videogames...
««« Anterior
Continua
»»
|