|
Começaremos nosso túnel do
tempo na década de 50, onde um homem iria inventar o
conceito que mudaria nossas vidas para
sempre...
1958 - O
ESQUECIDO
Depois de muitas
contradições, há consenso hoje entre os historiadores
que o primeiro jogo conhecido foi criado pelo físico
Willy Higinbotham, para atrair visitantes ao Brookhaven
National Laboratories, no estado de Nova Iorque. Naquela
época, em plena Guerra Fria, era praxe haver um dia para
a população visitar as instalações do laboratório, e ver
todo o poderio nuclear do Tio Sam. Willy, preocupado em
não deixar ninguém bocejando em sua visita ao complexo,
criou em suas horas vagas um jogo de tênis bastante
simples, que era mostrado em um osciloscópio e
processado por um computador analógico. Foi um sucesso,
e durante meses, era a atração mais cobiçada pelo
público, que não estava nem um pouco interessado em
saber sobre megatons e fissura de
átomos.
Mais tarde, o cientista
aperfeiçoou seu jogo, que recebeu o sugestivo nome de
"Tennis Programming", adaptando-o para ser mostrado em
um monitor de 15 polegadas. Mas infelizmente, o projeto,
conhecido também como "Tennis for Two", jamais foi
patenteado, pois Willy não tinha vislumbrado seu
potencial e acreditara na época que não tinha inventado
nada demais. Mais tarde, o físico declarou em diversas
entrevistas que seria possível comercializar o jogo em
versão doméstica, adaptado à TV, se o tivesse vendido a
alguma grande empresa.
O fato é que o "verdadeiro"
pai dos videogames morreu em 10 de Novembro de 1995, sem
ter ganhado um centavo sequer por seu invento pioneiro,
fonte de inspiração para diversos designers como Steve
Russell e Nolan Bushnell. Willy Higinbotham, assim como
seus colegas do projeto Manhattan (do qual participou
ativamente), infelizmente ficará nas lembranças de todos
por ter contribuído para a invenção da aterrorizante
bomba atômica, e não do primeiro videogame. Uma
lástima.
1962 - O
ESCOLHIDO
Consta no site do conceituado
Massachusetts Institute of Technology (MIT), que o
primeiro jogo da história não foi Tennis Programming, e
sim Spacewar!, desenvolvido em 1961 por Martin Graetz,
Stephen Russell e Wayne Wiitanen, que foram inspirados
nos livros de ficção científica do autor (já falecido)
E.E.
"Doc" Smith.
A primeira versão de
Spacewar! rodou em um computador DEC PDP-1 em 1962, e
foi programada por Stephen Russell, Peter Samson, Dan
Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert
A Saunders, em puro Assembly.
 
O DEC
PDP-1 custava US$ 120 mil em dólares de 1961, uma
verdadeira fortuna. Com esse dinheiro,
os pesquisadores tinham à sua disposição
4 KB de memória, cartões perfurados, monitor,
processador de 18 bits e uma caneta ótica, que
eram utilizados para fazer cálculos complexos e... jogar
Spacewar!.
O objetivo dos programadores,
mais uma vez, era chamar a atenção do público, que
visitava as instalações do MIT só para ver esta
maravilha tecnológica, que foi o primeiro minicomputador
a ser fabricado. Como o DEC PDCP-1 era uma peça,
digamos, que não empolgava ninguém, eles resolveram
fazer o joguinho, utilizando conceitos de física real,
como aceleração e gravidade, para estimular os
visitantes a ingressar no mundo da informática.
Spacewar! foi um sucesso, e todos os pesquisadores do
próprio MIT iam dar um pulinho no departamento onde
estava o PDP-1 só para experimentar o
jogo.
Muitos historiadores
corroboram com a afirmação do MIT, e colocam Stephen
Russell como o inventor dos videogames modernos, e
Spacewar!, como o primeiro jogo eletrônico já feito.
Mas, hoje sabe-se que, na verdade, ele foi o segundo
jogo a ser produzido, cabendo o mérito e pioneirismo ao
nosso amigo Willy Higinbotham e o seu simples "Tennis
Programming".
Por conta disso, Stephen
Russell já não é mais reconhecido como "o escolhido", ou
o "inventor dos jogos
eletrônicos".

Spacewar!, já em 1962, continha elementos
utilizados em sucessos da década de 70, como Asteroids e
PONG. A física, emulada através de complicados
algoritmos, era o ponto forte de sua jogabilidade
simples e divertida.
Clicando aqui, você poderá jogar
Spacewar! através de um emulador em JAVA desenvolvido
por estudantes do MIT.
1968 - A PATENTE DO
VIDEOGAME
Ralph Baer, hoje
conhecido mundialmente como o pai dos consoles de
videogame, nasceu em 1922 na Alemanha Oriental. Sua
biografia, como era de se esperar, mostra como o destino
uniu-o à causa que o deixou famoso para sempre. Com medo
das loucuras de Hitler, fugiu da Alemanha nazista em
1938, indo morar nos Estados Unidos. Mas de nada
adiantou, pois os EUA entraram na 2º Guerra no ano
seguinte, e ele voltou a Europa para a batalha,
trabalhando no serviço de inteligência, de onde saiu com
vida. De volta ao mundo livre, e depois de conseguir seu
diploma em engenharia eletrônica, Baer trabalhou em
várias empresas, mexendo com Radio e TVs e patenteando
diversas invenções na sua área. Mas foi como empregado
da Sander Associates, em 1966, que ele teve a idéia que
colocaria para sempre seu nome nos anais da história.
Sua criação? Uma máquina que rodasse jogos eletrônicos
através da TV, que custasse barato e pudesse ser
utilizada por qualquer pessoa que quisesse se
divertir.
Com o auxílio de amigos e
colegas na Sanders Associates, surgiu em 1967 um
primeiro esboço de sua idéia, o "chasing game", um
rudimentar jogo de "Ping Pong", onde 2 quadrados
controlados pelo jogador podiam ser movidos pela tela.
Satisfeito com a idéia geral do produto, Baer tratou de
patenteá-lo e apresentou em 1968 o protótipo do
videogame, chamado de "Brown Box", e que rodava jogos de
futebol, voleibol e até mesmo de tiro.
 
O "Brown Box", o primeiro protótipo de um
videogame, e a espingarda com celulas fotoelétricas que
é a precursora das pistolas dos consoles
modernos
Eis o texto
oficial da patente do primeiro console de videogame,
pedida por Ralph Baer:
"The present
invention pertains to an apparatus [and method], in
conjunction with monochrome and color television
receivers, for the generation, display, manipulation,
and use of symbols or geometric figures upon the screen
of the television receivers for the purpose of [training
simulation, for] playing games [and for engaging in
other activities] by one or more participants. The
invention comprises in one embodiment a control unit, an
apparatus connecting the control unit to the television
receiver and in some applications a television screen
overlay mask utilized in conjunction with a standard
television receiver. The control unit includes the
control, circuitry, switches and other electronic
circuitry for the generation, manipulation and control
of video signals which are to be displayed on the
television screen. The connecting apparatus selectively
couples the video signals to the receiver antenna
terminals thereby using existing electronic circuits
within the receiver to process and display the signals
generated by the control unit in a first state of the
coupling apparatus and to receive broadcast television
signals in a second state of the coupling apparatus. An
overlay mask which may be removably attached to the
television screen may determine the nature of the game
to be played or the training simulated. Control units
may be provided for each of the participants.
Alternatively, games [training simulations and other
activities] may be carried out in conjunction with
background and other pictorial information originated in
the television receiver by commercial TV, closed-circuit
TV or a CATV station."
Se você pensou que
o Atari foi o primeiro console de
videogame a ser lançado no mercado, está redondamente
enganado. O protótipo "Brown Box", inventado e
patenteado por Ralph Baer, foi mostrado para grandes
empresas americanas de eletrônicos da época, como a RCA,
Zenith, General Electric e a Magnavox (braço da Philips
holandesa), e foi esta última que tratou de lançar no
mercado o primeiro console de videogame da história,
conhecido como Odyssey 100. Conheça-o
na próxima página.
Capítulo 02
»»»
* Ralph Baer
também inventou diversos outros "brinquedos"
eletrônicos, como o popular Simon, vendido no Brasil
pela Estrela com o nome de Genius, Kid-Vid, Amazatron,
Smarty Bear e o Maniac.
    
|