Vida
em família , pode ser bem sucedida ?
Casamento
pode ser definido como : A perfeita harmonia da união de dois seres .
É
uma instituição, que forma a base da sociedade .
Perfeita harmonia significa que os
dois estão se completando em unidade física
, mental e espiritual .
O objetivo da
harmonia , é prover um
ambiente alegre e feliz para os que fazem parte dele , devendo seguir o curso da
vida até o final quando por ocasião da morte venha a se extinguir .
Mas se o casamento é isto, então porque o casamento esta em crise ?
Vamos analisar alguns pontos que indicam os
motivo da crise na instituição da família .
1º
-
Crise do Ser .
A crise do ser é quando
a pessoa não esta bem com sigo mesma , e se não esta bem com ela mesma
, portanto não estará bem com ninguém .
Porque
a pessoa de uma maneira ou de outra , acaba transferindo para dentro de seu
casamento os seus traumas pessoais
e seus problemas pessoais não resolvidos .
Esta
crise, esta relacionada com o desejo de se estabelecer a verdade, ou seja : o
compromisso com a verdade e honestidade .
Acontece
, que muitas pessoas estão vivendo uma vida de mentira , ou seja: Vivem uma
vida que não gostam de viver e com
isto acabam perdendo a vontade de viver .
E
se a pessoa não esta satisfeita com ela mesma , ela não vai estar satisfeita
com ninguém .
Portanto
, é necessário que haja equilíbrio emocional , psicológico e espiritual para
que um casamento possa seguir ...
2º
-
Crise de Modelo .
A crise de modelo se da quando o indivíduo não tem em quem se espelhar , ou
seja : Não tem um referencial para seguir .
Mães
complicadas , implicantes , descontentes com
tudo e com muitas palavras rudes .
O
amor se tornou escasso ,entre as famílias e
muitas não estão dispostas a fazer nada para inverter esta situação .
A crise de papeis sociais é quando as pessoas esquecem os seus devidos lugares
dentro do lar . ou seja: Um começa a tomar o lugar do outro , mãe que tem de
assumir a liderança da casa porque o pai não lembra mais seu papel no
casamento e muitos filhos que ainda
não aprenderam seus papeis na família .
Vemos
claramente, que não há harmonia no casamento .
O
homem tem cada vez mais se preocupado com sigo próprio e a mulher igualmente .
Muitas
vezes se sentindo incompreendida , se empenha em derrubar a harmonia de sua casa
.
A
mulher sabia edifica sua casa a
tola derruba . Sábio ditado este , pois as mulheres tem um papel muito
importante dentro de seus lares e muitas pelo mundo a fora estão desempenhando
este papel com bastante sucesso ...
Por
outro lado, a falta de respeito entre marido e mulher , a procura de
motivos para se desentenderem , junto
com as más respostas e o desamor , tem sido a causa da falência de
muitos casamentos .
Para
que o matrimonio seja bem sucedido é preciso que tanto o marido como a mulher
reconheçam as sua respectivas posições na família .Deve haver alegria de se
fazer as coisas juntos como família .
Se
cada um seguir um caminho diferente , sem consideração com os outros , a
verdadeira alegria da vida em família será perdida .
4º
-
Crise da Realidade
Muitos estão vivendo uma vida de utopia , ou seja estão vivendo uma vida de
aparências , muito alem de suas possibilidades , não calculam o custo das
despesas de sua casa e gastam alem de suas posses e se envolvem em problemas
financeiros .
E
não há casamento que sobreviva em uma crise prolongada no seu sistema
financeiro , em outras palavras não existe amor sem as condições mínimas de
existência .
5º
- Crise de Dialogo
Muitos não falam
o que estão sentindo ou seja : não se comunicam ou não conseguem
passar a informação de forma compreensiva .
Não
se deve fazer queixas nem a amigos nem a vizinhos, pois isto não melhorará a
situação .
A
coisa mais acertada a fazer é considerar o problema entre os dois com firme
determinação de restabelecer a paz e a harmonia , mesmo que o erro seja do
outro , facilite a reconciliação por sua própria bondade caso tenha culpa ,
peça humildemente perdão .
Não
adie isso , resolva o problema sem demora .
É
necessário estar falando o que não se gosta, e estar continuamente corrigindo
o curso , fazendo alterações no percurso e tentando atender as necessidade do
outro , e para isto falar a verdade sobre o que esta se sentindo é muito
importante , é um fator decisivo se há de prosseguirem
juntos no seu casamento .
6
º
-
Crise da Intimidade
Consiste em existir problemas no
relacionamento que pertencem somente ao casal .
Diante
de tantas magoas e desencontros , o casal se afasta e perdem o prazer no ato
sexual .
No
homem aparecem sintomas como impotência e na mulher falta de lubrificação ,
ou seja a falta do desejo aponta para um problema psicológico .
A intimidade vai se perdendo com o tempo e o tempo se torna escasso ,
não tendo mais prazer em estar um perto do outro .
Diante deste quadro surge a pergunta :
O
que fazer quando a chama do amor estiver se apagando ?
As
relações sexuais atendem as necessidades fisiológicas , psicológicas e
7º
-
Crise de Sonhos
Muitos perdem a motivação porque perdem a esperança de uma situação melhor
ou diferente .
Nesta
condição , o viver se torna desagradável .
As conquistas fazem parte do crescimento do casamento , ou seja : todos são
alimentados por algum tipo de esperança é
necessário cultivar um profundo amor mutuo , e procurar se empenhar na unidade
de propósitos .
Procure
seus sonhos .
8º -
Crise de Disposição
9º
- Crise
Espiritual
Cada
vez mais as pessoas se afastam de Deus , com isto deixam de Ter um motivo para
prosseguirem em edificar suas vidas numa base piedosa .
Há
muito que se pode fazer em cada família , que cada um procure o bem estar dos outros fortalecendo os laços
familiares .
10º
-
Mas
o que fazer quando a chama do amor estiver se apagando ?
A resposta a esta pergunta é :
Você
não deve deixar a chama apagar ,
mesmo que isto aconteça , sempre haverá uma pequena brasa acesa
e vocês
tem o poder de reativar , se estiverem disposto a conquistar uma vida
melhor e feliz em família ....