Vida em família , pode ser bem sucedida ?

 

Casamento

 

Casamento pode ser definido como : A perfeita harmonia da união de dois seres .

É uma instituição, que forma a base da sociedade .

Perfeita harmonia significa que  os dois estão se completando em unidade  física , mental e espiritual . 

O objetivo da harmonia , é   prover um ambiente alegre e feliz para os que fazem parte dele , devendo seguir o curso da vida até o final quando por ocasião da morte venha a se extinguir .

Mas se o casamento é isto, então porque o casamento esta em crise ?

Vamos analisar alguns pontos que indicam  os motivo da crise na instituição da família .

 

 

Porque o casamento esta em crise ?

 

    -    Crise do Ser .

A crise do ser  é quando  a pessoa não esta bem com sigo mesma , e se não esta bem com ela mesma , portanto não estará bem com ninguém .

Porque a pessoa de uma maneira ou de outra , acaba transferindo para dentro de seu casamento os  seus traumas pessoais e seus problemas pessoais não resolvidos .

Esta crise, esta relacionada com o desejo de se estabelecer a verdade, ou seja : o compromisso com a verdade e honestidade .

 

Acontece , que muitas pessoas estão vivendo uma vida de mentira , ou seja: Vivem uma vida que não gostam de viver  e com isto acabam perdendo a vontade de viver .

E se a pessoa não esta satisfeita com ela mesma , ela não vai estar satisfeita com ninguém .

Portanto , é necessário que haja equilíbrio emocional , psicológico e espiritual para que um casamento possa seguir ...

 

 

     -    Crise de Modelo .

A crise de modelo se da quando o indivíduo não tem em quem se espelhar , ou seja : Não tem um referencial para seguir .

 O ser humano é um ser sociológico , muitas vezes os jovens não tem em quem se espelhar ou o espelho que tem é um modelo ruim . Pais que brigam  o tempo todo , que se preocupam somente com eles , Pais violentos que ficam muitos dias fora de casa  .

Mães complicadas , implicantes , descontentes  com tudo e com muitas palavras rudes .

O amor se tornou escasso ,entre as famílias e  muitas não estão dispostas a fazer nada para inverter esta situação .

 

     -    Crise de Papeis Sociais

A crise de papeis sociais é quando as pessoas esquecem os seus devidos lugares dentro do lar . ou seja: Um começa a tomar o lugar do outro , mãe que tem de assumir a liderança da casa porque o pai não lembra mais seu papel no casamento e muitos  filhos que ainda não aprenderam seus papeis na família .

 

Vemos claramente, que não há harmonia no casamento .

O homem tem cada vez mais se preocupado com sigo próprio e a mulher igualmente .

Muitas vezes se sentindo incompreendida , se empenha em derrubar a harmonia de sua casa .

A mulher sabia  edifica sua casa a tola derruba . Sábio ditado este , pois as mulheres tem um papel muito importante dentro de seus lares e muitas pelo mundo a fora estão desempenhando este papel com bastante sucesso ...

 

Por outro lado, a falta de respeito entre marido e mulher , a procura de  motivos para se desentenderem , junto  com as más respostas e o desamor , tem sido a causa da falência de muitos casamentos .

Para que o matrimonio seja bem sucedido é preciso que tanto o marido como a mulher reconheçam as sua respectivas posições na família .Deve haver alegria de se fazer as coisas juntos como família .

Se cada um seguir um caminho diferente , sem consideração com os outros , a verdadeira alegria da vida em família será perdida .

 

 

    -     Crise da Realidade

Muitos estão vivendo uma vida de utopia , ou seja estão vivendo uma vida de aparências , muito alem de suas possibilidades , não calculam o custo das despesas de sua casa e gastam alem de suas posses e se envolvem em problemas financeiros .

E não há casamento que sobreviva em uma crise prolongada no seu sistema financeiro , em outras palavras não existe amor sem as condições mínimas de existência .

 

      - Crise de Dialogo

Muitos  não falam  o que estão sentindo ou seja : não se comunicam ou não conseguem passar a informação de forma compreensiva .

Não se deve fazer queixas nem a amigos nem a vizinhos, pois isto não melhorará a situação .

A coisa mais acertada a fazer é considerar o problema entre os dois com firme determinação de restabelecer a paz e a harmonia , mesmo que o erro seja do outro , facilite a reconciliação por sua própria bondade caso tenha culpa , peça humildemente perdão .

Não adie isso , resolva o problema sem demora .

 

É necessário estar falando o que não se gosta, e estar continuamente corrigindo o curso , fazendo alterações no percurso e tentando atender as necessidade do outro , e para isto falar a verdade sobre o que esta se sentindo é muito importante , é um fator decisivo se há de prosseguirem  juntos no seu casamento .

 

 

6 º    -   Crise da Intimidade

Consiste em existir problemas  no relacionamento que pertencem somente ao casal .

Diante de tantas magoas e desencontros , o casal se afasta e perdem o prazer no ato sexual .

No homem aparecem sintomas como impotência e na mulher falta de lubrificação , ou seja a falta do desejo aponta para um problema psicológico .

A intimidade vai se perdendo com o tempo e o tempo se torna escasso ,  não tendo mais prazer em estar um perto do outro .

 Diante deste quadro surge a pergunta :

O que fazer quando a chama do amor estiver se apagando ?

As relações sexuais atendem as necessidades fisiológicas , psicológicas e espirituais , nos proporcionando um estado psíquico calmo e equilibrado  em nossas vidas .

 

 

    -    Crise de Sonhos

Muitos perdem a motivação porque perdem a esperança de uma situação melhor ou diferente .

Nesta condição , o viver se torna desagradável .

As conquistas fazem parte do crescimento do casamento , ou seja : todos são alimentados por algum tipo de esperança  é necessário cultivar um profundo amor mutuo , e procurar se empenhar na unidade de propósitos .

Procure seus sonhos .

 

     -    Crise de Disposição

 As pessoas não estão dispostas a se empenharem por suas coisas e as  entregam de qualquer jeito , não tem disposição para reconquistar seus maridos e esposas , não estão dispostos a acertarem seus problemas não  querem pensar com mais amor no outro e nem conquistar uma casa feliz .....

 

     - Crise  Espiritual

 Sem uma divindade se torna muito difícil qualquer casamento funcionar .

Cada vez mais as pessoas se afastam de Deus , com isto deixam de Ter um motivo para prosseguirem em edificar suas vidas numa base piedosa .

Há muito que se pode fazer em cada família , que cada um  procure o bem estar dos outros fortalecendo os laços familiares .

 

 

10º    -    Mas  o que fazer quando a chama do amor estiver se apagando ?

A resposta a esta pergunta é :

Você não deve deixar a chama  apagar , mesmo que isto aconteça , sempre haverá uma pequena brasa acesa  e  vocês  tem o poder de reativar , se estiverem disposto a conquistar uma vida melhor e feliz em família ....

 

 

                                                                  

                                                           Livremente Falando com Deus 

HOME

 

 

  1
Hosted by www.Geocities.ws