A situação é critica em muitas congregações das Testemunhas de Jeová ao redor do mundo , um exemplo é estas cartas que um irmão enviou para sua congregação , ( para proteger os familiares de possíveis punições, omitimos os nomes das pessoas ) 

 

Corpo de Anciões 

Congregação Jardim Brotinho .

 

Jandira 01 de Setembro de 2000 .

 

 

   ‘‘ A mudança é a única coisa que oferece uma nova oportunidade  ’’

                     

 

             Devido  aos muitos comentários desfavoráveis , algum tempo eu venho observando a postura espiritual de sua congregação .   O declínio é evidente , e os observadores se penalizam com a situação , alguns até tentam dizer algumas coisas , na esperança de que os da dianteira tomem uma atitude , a fim  de amenizar a situação . No entanto  , tudo que fazem , parece ser em vão , pois de modo geral  “ segundo os comentários ” a congregação vai de mal a pior .

                      Os pioneiros, foram rareando-se , muitos publicadores perderam o fervor , alguns foram desassociados , outros desanimaram , famílias estão partindo para outras congregações , Outras, estão vendendo suas casas tendo a intenção de mudarem para outras cidades , família se desfaz ,   servo ministerial é desqualificado , ancião perde qualificação e muitas outras coisas mais ...  Que caracterizam uma derrota espiritual , como se Jeová não estivesse  mais conosco.

 

  Diante deste quadro inegável , muitos se perguntam :  ( 1 ) - Porquê esta acontecendo isto ? 

( 2 ) - O que será que esta errado na congregação ?   ( 3 ) - O que podemos fazer ?

As respostas para estas perguntas , já foram dadas a muito tempo atrás e estão registradas na bíblia para nossa instrução hoje .     

 Na congregação de Israel houve uma situação semelhante , ( 1 ) - um membro de uma família cometeu um pecado , e as conseqüência foram que muitos inocentes perderam suas vidas e não apenas o transgressor  .  ( Josué 7 : 22 )

( 2 ) -  A justiça de Jeová foi violada , e quando a situação começou a ficar critica , o erro foi mantido em secreto , e quando houve a oportunidade de se remediar , o errante convenceu outros a não darem ouvidos ao reclamante dizendo que ele queria apenas tumultuar .    ( Josué 7 : 11  )

( 3 ) – A menos que se resolva as questões pendentes , removendo o erro que cai sobre a  congregação  será muito difícil, retomar o progresso dos inocentes .  ( Josué   7 :12b )

 

No geral ,  os publicadores estão desanimados , precisam agora observar uma atitude humilde e sincera dos irmãos da dianteira . Um comentário tecido na congregação Jardim Brotinho em Jandira -  SP , colocou muitos a pensar , (  Vocês podem me desassociar , mas o problema não esta nos publicadores , mas sim  na dianteira ) este irmão sabe dos problemas que ficaram pendentes esperando uma posição até hoje .

 

Mais uma vez , faço um apelo ao bom senso , a humildade e a justeza que habilita a consciência cristã dos irmãos .

Na certeza de que para vocês  , o restabelecimento da verdade é a coisa mais séria e mais importante pela qual devemos empenhar-nos  . Vamos examinarmos juntos a situação , porem , sem se esquecer  que o grande juiz  Jeová , nos observa atentamente , para que tomemos as medidas que iram colaborar para o restabelecimento da  paz na congregação .

 

Porém  da minha parte,  diversas vezes ,  na condição de cristão , seguindo os passos que são orientados pelas escrituras , procurei conversar com os irmãos anciões .

Na esperança de que tomassem alguma atitude no sentido de resolverem o problema .

Com o passar do tempo , muitos olhos se voltaram para o problema e colocaram a verdade da bíblia sob atenta observação criteriosa .

 Algumas pessoas já  faleceram e não viram a resolução deste assunto .

Outros muitos  , deixaram de acreditar  que ele chegaria ao fim .

Como o problema se arrastou por muitos anos , várias pessoas tiveram contato com ele , sendo assim , uma questão se levanta , no que diz respeito a justiça , a dignidade e a verdade da Bíblia .

(  Sabemos que a organização de Jeová é coluna e amparo da verdade )

Com  isto o assunto enseja que se resolva agora a situação !

 

Porque  Satanás já obteve muito tempo , para continuar a zombar de Jeová por causa deste assunto , que se arrasta por muitos anos,  ate hoje .

A nação de Jeová é universal , uma congregação esta ligada a outra pelo nome que leva , por isso

quando uma congregação vitupera , arranha toda a organização mundial .

Portanto não importa quanto tempo se passou , sempre haverá tempo para se resolver questões pendentes .

 

Quando um irmão pratica pecados  de forma deliberada , os anciãos tem por função expulsar tal pessoa , protegendo assim a congregação e o nome que levam .

Porém , se o pecado se originar dos anciões ( por ocultar ou tolerar transgressões de outro ancião ) se arranha o nome da organização , não só perante os homens que  observam criteriosamente , mas também perante toda a família espiritual , que fica indignada com tal situação . 

 

É com este ultimo pensamento , que venho transmitir-lhes as minhas reais intenções .

A  todo homem é dado por Deus o direito de se defender , direito este que me foi negado tendo por justificativas  regras burocráticas , que violam a justiça e a sabedoria .

É porque falta algo em mim , que voltarei a congregação Jardim Brotinho , desta feita sozinho pois não irei expor os membros da minha família aos maus tratos de pessoas como o ancião  “Geovane ”.

 

Um ano se passou e a congregação Jardim Brotinho despencou para a situação atual .

Eu não estava presente e não interferi em nada , então o errante não era eu .

Espero ser recebido por vós com o espírito de : ( Colossenses  3 :12 – 15 , 17 )

 

  A maneira de como serei tratado certamente terá grande influência no restabelecimento desta congregação , ou será mais um dos muitos problemas graves que irá afetar , de um modo geral a espiritualidade dos inocentes , que esta nas mãos do corpo de anciãos desta congregação .

Antecipo aos irmãos que Eu estou convencido da fé que distingue a organização veraz , e que estou aberto ao diálogo , disposto a acordos , disposto a arrazoar e a conversar . Mas a maneira de como serei tratado certamente definirá os rumos que tomarão a situação . 

 

O que muitas pessoas não conseguem compreender , é como que  alguém , sustentou sua determinação de restabelecer a verdade , por tanto tempo .

 Mesmo sendo agredido por mentiras , por mal entendidos e punições injustas .

E mesmo assim , por mais feridas que tivesse ,  não desistiu . Atente para o seguinte pensamento :

 

Se ele absorveu a dor e resistiu ao tempo , é porque o Deus da bíblia

 também quer ver , a resolução deste assunto .

 

Que a benignidade imerecida do Senhor Jesus Cristo [ seja ] com o espírito que vós [mostrais ] .

 

Seu irmão no Senhor :

   

 

Mais uma carta foi escrita :

 

               Jandira ,20 Julho de 1999

              Congregação:

              Jardim Brotinho - Jandira - SP

 

Saudações,

             Irmão Geovane P. Cruz :

                     

           Como o irmão sabe , na organização de Jeová quando ocupamos a posição de juiz , a julgar alguém em comissões judicativas , para desassociar ou readmitir , temos sérias preocupações , pois qualquer engano implicara  em nossa vida espiritual agora e no futuro , e não queremos ter sobre os nossos ombros , o peso da vida de ninguém .

          A instrução que recebemos desde o inicio , é bem  clara , a saber : Só se toma ação disciplinar quando há duas testemunhas de uma alegada transgressão ; e mesmo assim existem certos parâmetros estabelecido pela bíblia que devem ser considerados (Mat. 18 : 15 - 17 ) .

          Antes do assunto chegar aos irmãos anciões , primeiro a testemunha deve conversar com o irmão que talvez esteja transgredindo , a fim de ganhar seu irmão e não precisar levar  o assunto adiante. Se o problema persistir o assunto será levado ao conhecimento dos anciãos , que por sua vez , na presença das duas testemunhas confirmarão o assunto na frente do transgressor  , tentarão esclarecer o assunto com a única finalidade , a de ganhar seu irmão , caso este se negue a  aceitar os conselhos amorosos dos irmãos , nesse caso especifico ( quando ele se nega a aceitar e se corrigir ) é que se toma ação disciplinar.

 

           O meu caso ,  não foi tratado deste modo , quando fui acusado de estar praticando calunia , injuria e apostasia  , não houve nem uma testemunha , ninguém veio conversar comigo antes de ser acusado , não houve nenhuma conversa com os irmãos na presença das testemunhas, no meu caso houve apenas o ultimo passo , a saber :  A ação disciplinar .

              Por mais que o irmão,  tente dizer o contrario ,  não conseguirá  mudar o passado , os outros irmãos  : Ir. Álvaro e Ir. Maurício , que participaram das comissões , com humildade já admitiram que houve  erros de critérios no julgamento , pois a julgar pelas acusações de injuria e calunia ( acusações injustas ) ,pois na época, não aconteceu nenhuma injuria ou calunia , e Eu consegui provar tudo que irmão queria que provasse , pois falei a verdade e o irmão bem sabe , e  desconsiderou as normas estabelecidas por Jeová ,  no que diz respeito a  julgamento de nosso semelhante .

             Adotar uma atitude orgulhosa , por tentar impedir que outros retornem sinceramente à congregação ,apenas nos colocam mais distante de Jeová e das veredas da vida . E não é isso o que satanás , o Diabo , mais deseja , a saber , nos levar a cometer erros de julgamento , nos enfurnar de orgulho  e destruir a nossa espiritualidade ? ( 1 Ped. 5 : 8 , 9 )    Como servos leais de Deus , não devemos permitir que esse adversário desfaça nossa união e nos  leve ao ponto de prejudicar a nós mesmos ou a outros .  - 2 Cor. 2 : 10 , 11 .

Com certeza , o restabelecimento da verdade é a coisa mais séria e mais importante pela qual devemos empenhar-nos  .  Sim examine a situação , porem , sem se esquecer  que o grande juiz  Jeová , nos observa atentamente , e ajude os outros  a tomarem medidas que restabeleçam a paz na congregação .

             Reconhecemos que todo retorno , é doloroso e difícil , pois a menos que os anjos nos puxem pela mão , não conseguiremos subir com amor e humildade , a fim de rogar perdão a Deus , que esta ansioso para nos perdoar , pois não deseja que ninguém seja destruído . Por mais este motivo :

Nós precisamos  conversar , meu irmão ...  

Temos de falamos sobre os muitos erros  que você cometeu contra a minha pessoa e contra minha família .

Sobre os danos emocionais causado por sua atuação imperita  .

Sobre os muitos julgamentos fraudulentos que você executou , e como fez que pessoas como nós tropeçassem  durante muitos anos .

No passado , os cristãos  eram orientados  a resolverem suas diferenças entre si , com seriedade e verdade . O assunto era tão serio que envolvia   a pessoa perder a  aprovação divina  quando tratasse com descaso .

As vezes irmão , eu o vejo oferecendo seu sacrifício  ( fruto de lábios ) para Jeová .  E me ponho a pensar : 

Como você pode  fazer isto sabendo que tem questões pendentes ( de natureza seria )  com seu irmão Mat. 5:23,24

Continuo a me indagar : Será que o Rei e o Reino de Deus é real para ele ?  

Fico sem respostas .

Como Jeová é bondoso e misericordioso  e nos apresenta oportunidades para nos corrigir- mos e corrigir os erros que cometemos , ainda  é o tempo apropriado para repensar sua atuação e reavaliar as correções ao máximo  antes que chegue o harmagedom  .

Não importa se já se passaram um ano , cinco ou dez anos , antes do final deste sistema iníguo de Satanás , sempre haverá possibilidades  de  correção , de pedidos de desculpas , de retificações publicas , correr atrás dos danos causados é uma atitude humilde e cristã . Para ser súditos do Reino , preparados para nós a muito mais de dez anos , irmão Geovane  , temos de ser humildes em reconhecer os nossos erros .

Lembre-se :

“ O orgulho é o ultimo passo antes da queda ”.

  Portanto irmão Geovane , é imprescindível que o irmão tenha o máximo de conhecimento dos fatos , a fim de poder julgar a readmição a altura da verdade e para isto , conforme a orientação da sociedade segue em anexo , copia da carta que foi enviada a sociedade TORRE DE VIGIA  .

             Reafirmo , não quero levantar o passado porem , apenas deixar os irmãos anciões informados dos fatos , a fim de impedir novos erros de critérios . ( Prov. 15 : 22 )           

             Embora tenha acontecido erros , nos critérios que levaram a desassociação , o  mais importante agora é analisarmos juntos os critérios que nos readmitem como servos leais de Jeová  , e deixar o que passou descansando no passado, até que Jeová cobre de cada um  a  responsabilidade de seus atos , assim como fez com Moisés do antigo Israel .

              Reafirmo minhas sinceras intenções , em resolver os problemas da melhor maneira possível .

               Queira aceitar meu cordial amor cristão .

                                                                                                        Seu irmão em Cristo

 

 

PS :    A pessoa que mandou estas cartas para a congregação Jd. Brotinho em Jandira SP. 

Não obteve sucesso em seu preito . 

Os anciões simplesmente ignoraram todo o assunto e tentaram abafar tudo , muitos anciãos saíram da congregação Jd. Brotinho . 

O engano e o erro continuou predominando entre as Testemunhas de Jeová . 

Depois de longos dez anos esperando uma solução para seu problema finalmente o escritor destas cartas encontrou a Paz .

Em Março de 2002 descobriu toda a Verdade sobre esta organização religiosa e se afastou  , enquanto na Congregação das Testemunhas de Jeová se cumpria o texto bíblico :

 

O Homem tem dominado homem para seu prejuízo próprio ..   

 

 

 

                                                                                  Dediquei minha vida a Jeová

Home

  1
Hosted by www.Geocities.ws