- Nova turma para teatro
No segundo semestre de 2005, havia acabado as aulas preparatórias para o
primeiro emprego, e enquanto Queremos Sophya e Kiboza se uniam, foi chamado uma
nova turma para teatro. Loly resolveu que haveria aulas de teatro para este
semestre também. Havia aulas somente nas Sextas, das 13h30 às 17h.
Loly fez igual ao 1º grupo. Devido a repercussão e sucesso do Kiboza, no 1º dia
da aula de teatro havia mais de oitenta alunos. Estes alunos era somente os que
estudavam de manhã, pois os alunos da tarde não se interessaram. Loly teve que
dividi-los em quatro grupos para aplicar as dinâmicas e com o tempo, os que não
tinham o teatro como paixão saíram. Loly passou a técnica de dividir histórias,
mas ele não quis fazer 'cover' do Kiboza.
Se familiarizaram muito, Loly nos ensinou a amar, a não discriminar, a ser
humano. Logo faltando um mês para acabar as aulas, Loly
teve que selecionar por
teste alguns alunos para apresentar na formatura. Ele selecionou vinte e dois
integrantes e os outros vinte e dois teriam aulas das 16h às 17h. Os que
realmente queriam continuar, mesmo os excluídos do teste (somente quatro) foram
que demonstraram interesse, acabaram se juntando aos selecionados para
apresentar na formatura.
Enquanto isso, a Tribo Teatral Kiboza fazia apresentações no CAMP e em
festivais.
Com os escolhidos no teste, resolvemos fazer uma paródia do filme 'O mágico de
Oz', pois o filme tratava de assuntos ao qual os aprendizes que estavam se
formando para o primeiro emprego passavam, não reconheciam suas qualidades;
Apresentamos o espetáculo no dia da formatura, com somente vinte e sete minutos
de duração no CENFORPE, dia 12 de dezembro de 2005, Sábado.
Quando as aulas acabaram, esse grupo teve que ensaiar somente aos Sábados,
muitos integrantes se foram. No dia da formatura havia vinte e seis integrantes
e logo no inicio das aulas aos Sábados havia somente catorze. Até então, o grupo
estava sem nome (Na realidade, este grupo nunca foi nomeado).
- Nova união dos grupos
Em Maio de 2006, reunimos o grupo que apresentava 'O Mágico de Oz' e a Tribo
para discutir sobre a junção dos grupos, com iniciativa da ex-integrante Raquel,
pois cada grupo estava com poucos integrantes. Resolvemos nos unir e nos
tornamos uma família grande, unida e mais resistente.
Passamos por problemas, a ausência do nosso diretor acabou deixando o grupo
sem estrutura para continuar nosso trabalho.
Nos demos umas férias de final de ano e reestruturamos o elenco. Começamos a
trabalhar com oito integrantes: Diana Oliveira, Marcelo Santos, Flávio Sousa,
César Silva, Renan Martins, Irlene Mendonça, Leila Santana, Luana Gomes e
Guilherme Brito Júnior, nosso sonoplasta. Já começamos
o ano de 2007 fervendo e
prontos para continuar nossa caminhada. Neste dia fizemos uma reunião e Marcelo
tinha uma apresentação para o grupo. Decidimos reestruturar, atualizar o site
com a cara do Kiboza, e nos fechamos à oito integrantes, adotamos
voluntariamente nosso sonoplasta Guilherme Brito Júnior e decidimos fazer uma
nova peça, mas primeiramente tirar das cinzas o 'Mágico de Oz' e 'Histórias de
Kiboza' . Marcelo Santos passou a nos orientar, sendo nosso diretor. Foi a fênix
KiboZesca!
Estivemos 'superempolgados' para fazer nossa carreira teatral, paixão teatral.
Nos amamos muito e confiamos muito em cada um do elenco.
No ano de 2008 o CAMP SBC voltou com as suas
atividades culturais e a TRIBO TEATRAL KIBOZA entrou para esse projeto que é o
"ART & CIA", fundado pelo Produtor Cultural Cristiano.
A Tribo KiboZa não é apenas um grupo de teatro, somos uma família, uma família
linda cujo temos liberdade de sermos felizes sem medo, de brincarmos, de voltar
a ser criança e temos um amor incondicional uns pelos outros, e ninguém esconde
isso, pois fazemos questão de que cada integrante dessa família saiba do amor
que sentimos!
Nós temos mais de dois anos de grupo, com muita história para contar, histórias
boas, ruins, românticas e para todos os gostos...
Temos sete integrantes e
hoje faz parte de nossos planos dar início a um novo espetáculo, e
assim como a Fênix tirar 'Geraldo' das cinzas para voltar a brilhar.
1
-2