Uma das mais
famosas histórias da mitologia antiga conta que Édipo tornou-se rei em
Tebas depois de matar seu pai, Laio, sem o saber e que também desposou
sua própria mãe, Jocasta.
Foi Édipo, ainda, que respondeu ao enigma proposto
pela esfinge que amedrontava a cidade, o que lhe valeu passagem livre para
que se cumprisse seu destino, pois caso contrário, teria morrido ainda
sem tornar-se rei.
O Enigma era: "quem pela manhã anda com quatro,
durante o dia com dois e à noite com três pés ?". Édipo respondeu
ser o homem, que na infância anda engatinhando, na idade adulta anda com
dois pés e na velhice usa um bastão para se apoiar. Assim respondendo,
venceu a parte física da esfinge, destruindo-a.
Ocorre, porém, que a esfinge, formada pelos quatro
animais sagrados (águia, homem, touro e leão) era a própria expressão
do mundo astral e fazia necessário vencê-la também neste campo,
através do domínio das virtudes elencadas no esquema do Grande
Arcano da Magia (Arcano IV). Édipo não tendo vencido a esfinge por
completo, sofre as conseqüências de seu erro, descobrindo-se parricida e
incestuoso.
Esta simbologia nos mostra a preocupação antiga em se
alcançar o verdadeiro poder através do conhecimento das lei que regem os
três planos, e não somente o poder terreno, muitas vezes perseguido como
finalidade última da vida. O arcano IMPERADOR quer
nos mostrar mais do que seu nome diz...