Guerrilha no Vale do Ribeira

Durante a Guerra Fria surgiram no mundo todo, muitos confrontos na forma de guerrilha, resultado do conflito ideológico entre as duas Grandes Potências Mundiais, EUA e URSS.

No Brasil tentou-se criar diversas vezes movimentos de guerrilha, todos sem sucesso.
Contra eles o COE, em conjunto com a PMSP, II e III Exército, atuou no Vale do Ribeira.

 Em janeiro de l970 a VPR - Vanguarda Popular Revolucionária, iniciou uma base de guerrilha no Vale da Ribeira, sul do Estado de São Paulo. Tendo reunido l9 guerrilheiros em duas bases. Iniciou o treinamento, mas Shizuo Osawa, dirigente da VPR foi preso casualmente ao ser socorrido num acidente de trânsito na cidade de São Paulo. Quase em seguida eram capturados outros dois integrantes da VPR. Eles sabiam da existência da base no Vale da Ribeira e informaram todos os detalhes mediante interrogatório.
 Em abril, o COE fecha a divisa do Estado do Paraná com São Paulo e inicia amplo patrulhamento na região.
 A guerrilha não conseguiu se fixar e com o desbaratamento de seus aparelhos, já divididos em muitas facções, totalmente desnorteados começaram a ser presos com certa facilidade e muitos se entregaram desiludidos e acuados.
ACISO BASE OPERACIONAL GUERRILHA RESGATES
SOLENIDADES VIATURAS FOTOS 1 FOTOS 2
Hosted by www.Geocities.ws

1