Dicas de Jogos DOS e WinOS/2: Como fazê-los Funcionar?
Introdução
Introdução
Essa é a parte mais polêmica. É complicado definir um set de seleções básicas para o MDOS, já que cada jogo tem suas especifidades. Em todo caso, se você quiser jogar, poderá jogar, muitas vezes, tanto em Tela do DOS quanto em Janela do DOS, porem a Tela do DOS é de longe a mais recomendada. E por quê? Ora, simplesmente porque em janela às vezes fica muito lento, às vezes fica muito pequeno e as vezes o jogo usa um tipo de sinal para VGA ou SVGA não muito compatível com a forma com que o OS/2 gera a imagem da janela. Dito isso, vejamos asseguir, como fazer o MDOS aceitar vários jogos.
Conjunto Básico de Seleções
Primeiro algumas considerações...
Dito isso, vamos às "Definições do DOS":

Placas de Som
A primeira coisa é: Se a sua Sound Blaster está com IRQ7, mude-o para IRQ 5. Isso permite que você use o /IRQ no driver de Impressora que pode agilizar um pouco o processamento do sistema (porém você perderá a preemptividade quando usar a Impressora. Não esqueça de colocar no AUTOEXEC.BAT do MDOS os SET BLASTER=... e o SET SOUND=... Só altere isso se tiver problemas com a Sound Blaster.
O IRQ default é o 2, e o endereço de I/O é o 330. Note que como em 386s e 486s o IRQ 2 é remapeado para IRQ 9, você terá de especificar IRQ 9 na configuração da placa de som, quando da instalação seletiva.
Evite os IRQs 3, 4 e 7. Os IRQs 2, 5 e 10 devem estar livres. Como na Sound Blaster, a melhor seleção é o IRQ 5. Voce pode ler o MVSOUND.SYS abrindo as DEFINIçõES DO DOS e mudando o DOS_DEVICE, inserindo a linha:
C:\PROAUDIO\MVSOUND.SYS D:3 Q:2
por exemplo. Use uma cópia da que está no seu Config.sys do DOS (algo como
DEVICE=C:\PROAUDIO\MVSOUND.SYS... etc.
Os utilitários como SBOS e MEGAEM nao funcionaram sobre o OS/2. Nem tente, a menos que a própria Gravis faça uma versão dos mesmo para o OS/2. Ah! Não use os Alpha Drivers também. Há alguns programas shareware disponíveis que permitem que os utilitários da Gravis funcionem em uma sessão DOS, porém use-os sobre sua própria conta e risco! (:
DOS Extenders
Primeiramente lembre-se de colocar o DOS4GW na versão mais atual que você tiver, no diretório DO PROGRAMA. Em seguida, altere a linha de execução do programa nas definições do ícone do programa. Por exemplo:
C:\JOGO\GAME.EXE
deve ser lido com:
C:\JOGO\DOS4GW GAME.EXE
Detalhe: Se o jogo não for um jogo que usa DOS4GW pode ser que seu micro trave, por isso tenha certeza do que está fazendo antes de testar.
Jogos para Win-G
Ele funciona legal no OS/2, desde que você tenha uma boa placa de vídeo, como a Trident. Se tiver problemas, você sempre poderá recorer a um Windows "real", porém creio que a chance de precisar disso seja pequena. Se tiver problema com o WinG, com certeza o problema deverá ser com o seu driver de vídeo. Tente encontrar outro. Ah! Não esqueça de rodar os programas para WinG numa sessão de tela cheia, uma vez que se executá-lo numa janela normalmente ele funcionará, porém você verá milhares de mensagens de erro.
Ajuda em Alguns Jogos Específicos


VIDEO_RETRACE_EMULATION: ATIVADO


E-mail para o autor:
[email protected]