V I N D E    A    A S    C R I A N C I N H A S

 

Volta Página Inicial

 

“DESCOBRINDO E EXPERIMENTANDO O AMOR DE DEUS”

 

 

1 - SOU UMA CRIANÇA AMADA POR DEUS.

 

Objetivo: Levar as crianças a se sentirem amadas por Deus.

Palavra do dia: “Porque és precioso a meus olhos,

                            porque eu te aprecio e te amo.”  Isaías 43,4

    

 Introdução:

                           Hoje é a nossa primeira aula de Religião. Essa aula é diferente das outras. Nessa aula nós vamos aprender todas as coisas que nos falam de Deus, do grande amor que Ele tem pôr nós.

                           Vamos agora, dar início a nossa aula rezando:

                           Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

                           Pai do Céu, nós te agradecemos pelo dia de hoje e te pedimos que abençoe cada um de nós, nos dando a graça de sermos crianças abertas ao Teu amor.  Amém!

                          Hoje vou contar para vocês uma linda história, que está escrita na palavra de Deus, na Bíblia. Essa história vou contar com lindas figuras. Prestem atenção.

                                      O  FILHO  PRÓDIGO   (Lucas.  15, 11-24)

                          Era uma vez um homem que tinha dois filhos. Esse homem era temente a Deus. Ele rezava com os filhos e aconselhava-os a serem jovens que acreditassem e amassem a Deus. Ele era um homem bom.

         Certo dia, um dos filhos, o mais moço, chegou para o pai e disse:

         - Meu pai, quero falar com o senhor.

         - Diga, meu filho. Respondeu o pai.

         - Pai, eu quero a parte da minha herança para ir embora.

         O pai, muito triste dividiu o que tinha com os dois filhos e deu para o mais novo o que lhe pertencia.

         Então,  ele arrumou as suas coisas e partiu. Foi para um país muito distante.

         Chegando lá, começou a gastar todo o seu dinheiro em coisas que desagradavam a Deus.

         Veio sobre aquela região uma grande seca e consequentemente a fome. Ele começou a passar fome.

 

          O filho pródigo sem dinheiro, precisou fazer alguma coisa para não morrer de fome. Decidiu procurar emprego. Conseguiu trabalho com um homem daquela região. O seu trabalho era cuidar dos porcos.

          Era tão grande a fome que ele sentia, que desejava comer a comida dos porcos, mas, ninguém lhes dava.

          Certo dia, ele começou a pensar: quantos empregados há na casa do meu pai, lá não falta o pão... e eu aqui, estou quase morrendo de fome! Sabe de uma coisa? Irei na casa de meu pai, quando chegar lá direi: Meu pai, pequei, pequei contra ti; o senhor não deve mais chamar-me de teu filho; trata-me como a um dos teus empregados.

         Então, ele levantou e começou a sua viagem.

         Ele estava ainda longe, quando seu pai o viu. O pai movido de amor correu ao encontro do filho, deu-lhe um forte abraço e o beijou.

         O filho lhe disse: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado de teu filho.

          - Meu querido filho, que bom que você voltou. Estou muito feliz.

          O pai logo falou aos servos: trazei-me depressa a melhor roupa e vista em meu filho, coloque um anel em seu dedo e calçados nos pés. Trazei também um boi gordo e mate-o; vamos fazer uma grande festa. Este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a festa.

 

 

           Vejam, o amor desse pai. O filho vai embora, gasta tudo, volta sem nada e mesmo assim o pai aceita-o, o pai ama-o.

           Crianças, o amor de Deus é assim, as fazemos tantas coisas erradas, mas,

quando reconhecemos que erramos Deus nos perdoa e nos aceita de volta.

              

           Vamos, agora cantar uma música para o nosso Deus?

 

            MÚSICA: O amor de Deus é maravilhoso } 3 vezes

                               Grande é o amor de Deus }         refrão

       

                               Tão alto que eu não posso estar acima dele.

                               Tão baixo que eu não posso estar abaixo dele.

                               Tão largo que eu não posso estar pôr fora dele.

                               Grande é o amor de Deus.

 

Meu compromisso com Jesus: - Agradecer diariamente o amor de Deus pôr nós.

Tarefa: Desenhe o que mais gostou da história.

              Colagem. Desenhar o filho pródigo, um longo caminho e o pai distante. Colar areia, papel recortado ou qualquer outra coisa que a tia desejar.

 

Oração: Meu Senhor, obrigada pelo teu amor. Obrigada, pois você me ama como sou.

              Jesus, quero te amar cada vez mais. Amém!

    

        

 

 

 

 

2 - O AMOR DE DEUS ME ENSINA A AMAR.<

 

 

Objetivo: Levar as crianças a amarem o seu próximo.

Palavra do dia: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.( Lev.19,18)

                            Olá, crianças! Que legal, hoje teremos outra aula de Religião.         

                               Vamos hoje, começar cantando uma música? Então, vamos lá.

                               Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Música:        

               Agora, vamos pedir a Jesus que derrame o Seu Espírito Santo, sobre nós.

              “Meu Jesus, hoje eu quero Te pedir, que derrames o Teu Espírito Santo sobre nós. Derrame o Teu amor, a Tua alegria, a Tua paz. Obrigado Jesus, porque Você já derramou o Teu Espírito Santo sobre nós. Amém!”

 

                A história que hoje vou contar, é belíssima, ela está escrita na Bíblia. Vocês querem ouvir? Que bom! Então, vamos começar. 

 

                                 O BOM SAMARITANO (Lc. 10,30-37)

 

                 Era uma vez, um homem,  que descia de Jerusálem a Jericó e, de repente apareceu uns ladrões, levaram tudo que ele tinha, bateram muito nele, deixaram ele muito ferido, quase morto.

                 De repente, foi descendo pelo mesmo caminho um sacerdote; olhou para ele, e foi em frente, não parou para ajudá-lo.

                 Um levita vinha descendo, olhou para ele, e foi em frente, não o ajudou. Mas, aí apareceu um samaritano que viajava. Quando foi passando e viu o homem caído, todo ferido, ficou com muita pena e foi rapidinho ajudá-lo. Ele se aproximou, começou a limpar os ferimentos que os ladrões deixaram, passou azeite e vinho(naquela época era o que eles usavam). Pegou ele, colocou em seu cavalo e levou-o a uma hospedaria e cuidou dele.

                O bom samaritano  precisava viajar, então ele chamou o dono da hospedaria, deu-lhe dinheiro e disse:

                - Trata bem dele e, quando acabar o dinheiro, eu te pagarei quando voltar.

                Então, o bom samaritano viajou tranquilo e o dono da hospedaria cuidou muito bem do homem ferido.

 

              Precisamos ser e agir como esse samaritano. Esse samaritano era um homem muito bom, de coração grande. Deus o amava muito e ele através de uma atitude para com o irmão, retribuiu o amor do Pai.

 

Meu compromisso com Jesus: - Brincar com aquele coleguinha que está só.

 

Tarefa: Pintar a figura do bom samaritano e o homem ferido.

 

   

 

 

Oração: “Meu Jesus, obriga da pelo Teu amor. Me ajuda, a amar a todos, principalmente Você. Amém!”  

 

 

 

 

 

3 - QUE BOM! TENHO MUITOS AMIGOS.

 

Objetivo: Levar as crianças a perceberem a necessidade de se ter amigos.

Palavra do dia: “Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”(Eclo 6,14)

Desenvolvimento:  Olá, mais um dia abençoado pôr Deus.

                                Que bom estar aqui novamente com vocês!

                                Sabe, hoje nós vamos falar sobre os amiguinhos, é, vocês tem amiguinhos, não é? Pois é, eu também tenho amigos. Sabe quem é meu maior amigo? Jesus. Jesus, é o amigo verdadeiro, Jesus é o amigo perfeito. Eu gosto muito de conversar com Jesus.

                                Vamos começar a nossa aulinha rezando, falando com o nosso amigão, que é Jesus?

                                Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

                                Meu amigão, eu quero te louvar pôr este dia, por esta escola, pela minha tia, pôr todos que trabalham nesta escola. Jesus, eu também quero te entregar a minha família, meus amigos e todos aqueles que precisam de oração.

                                Jesus, me ajuda a ter Você sempre como meu Grande Amigo. Amém!

 

                               Então, vamos lá?

 

 

 

                                              GRANDES AMIGOS.

 

                  Joãozinho, é um menino muito envergonhado. Ele é tão  envergonhado  que não brinca na rua com os coleguinhas. Ele só brinca dentro de casa, junto da mãe.

                  Um dia, ele estava brincando na sala e bateram na porta, você não imagina o pulo que o Joãozinho deu e saiu correndo para o quarto.

                  A mãe do Joãozinho foi correndo atender a porta. Ah! Era o carteiro, ele estava levando uma carta para a mãe do Joãozinho, a D. Rosa.

                  D. Rosa ficou muito surpresa, pois já fazia um bom tempo que não recebia carta. Então, ela abriu imediatamente a carta.

                 - Meu Deus! - Disse D. Rosa - Minha mãe não está passando bem. Ela está doente, preciso visitá-la.

                D. Rosa, chamou o Joãozinho e lhe disse o que estava acontecendo com a sua vovó. Disse também que precisaria visitá-la e deixá-lo na casa do Shalonzinho.

                O Joãozinho, apavorado disse:

                - Não mãe, eu prefiro ficar em casa, a senhora hoje mesmo está em casa.

               Mas, D. Rosa não concordou, claro. E levou o Joãozinho para casa do Shalonzinho.

                O Shalonzinho ficou tão feliz quando viu o Joãozinho que foi logo o convidando para brincar.

                 Mas, o Joãozinho estava muito triste e com muita vergonha. Ele nem deu tchau para a mãe.

                 Chegou a hora do almoço, ele não almoçou, ficou o tempo todo sentado olhando livros. Disse que não estava com fome.

                 Logo após o almoço, o Shalonzinho chamou a Clarinha para tentar alegrar o Joãozinho, mas, não conseguiram nada.

                 Então o Shalonzinho, chamou a Clara e disse:

               - Não adianta, vamos rezar pôr ele?

               Eles estavam rezando e o Joãozinho olhando para eles. Rezaram e cantaram bastante. Terminando a oração, chamaram o Joãozinho para brincar de bola:

                -Venha jogar bola com a gente?

               Joãozinho muito envergonhado, sentado lá no canto disse:

               - Não, eu não quero jogar.

                O Shalonzinho e a Clarinha, muito tristes começaram a jogar bola. De repente a bola caiu no colo do Joãozinho.

            -Jogue de volta - gritou Clarinha.

                 Ele então jogou a bola e gostou. E, foi brincar com o Shalonzinho e  a Clarinha. Brincaram bastante. Correram, pularam, gritaram, jogaram tanto bola que nem perceberam a hora do lanche.

                 Foram correndo lanchar.

                 - Como você joga bem Joãozinho! Foi um jogo legal! Disse o Shalonzinho.

                 - Eu também gostei - disse o Joãozinho.

                 Ele agora não estava nem um pouco envergonhado.

                 Quando a mãe dele voltou ficou espantada com a alegria que eles estavam.

                 Joãozinho estava se divertindo tanto que nem percebeu a chegada da sua mãe. Estava na hora de ir para casa.

                 - Eu queria ficar mais um pouco! - disse Joãozinho.

                 O Shalonzinho e a Clarinha foi deixá-lo em sua casa.

                 -Leve a bola para treinar - disse a Clarinha. - E volte para jogar com a gente.

                - Volto, sim! - respondeu Joãozinho, muito feliz.

                E então ele disse a mãe:

                - Viu, mãe? Eu agora tenho bons amigos!

 

 

             Como é legal termos amiguinhos, não é? Como é bom saber que os nossos coleguinhas nos amam e nos aceitam como somo, não é?

             Vamos agora cantar uma música, dando um abração no nosso coleguinha?

Vamos lá.

 

            MÚSICA: Quero te dar a paz, meu amiguinho

                                E em Jesus, ser sempre o teu irmão

                                Te dar um abração, dizer de coração       BIS

                                Que a vida é mais feliz

                                Te tendo como amigo                                    

               

 

Meu compromisso com Jesus: Rezar durante a semana, todos os dias, uma ave Maria pelos coleguinhas.

 

Tarefa: Confeccionar um cartão para o coleguinha que está ao seu lado.

 

Oração: Jesus, meu grande amigo, abençoa cada um de nós, abençoa os nossos coleguinhas e fazei Senhor que cada vez mais, sejamos amigos uns dos outros. Amém!

 

- FORMAÇÃO PARA CATEQUESE

- FOTOS

Hosted by www.Geocities.ws

1