|
Suas principais manifestações são:
- Aborrecimento (pessoa que tudo a irrita);
- Apatia (pessoa que tem pouca iniciativa, não investiga);
- Abandono de si mesmo (não se banha, não troca de roupa, etc);
- Atitude sedentária (só quer ficar sentado, vendo o tempo passar, imaginando tolices);
- Bocejo frequente (atitude de fadiga, cansaço, esgotamento);
- Busca de evasivas (“não tenho tempo, estou cansado”);
- Confiança exagerada (devemos refletir sobre tudo e seguir o Ser e não ter confiança exagerada);
- Conformismo;
- Desordem;
- Desperdiçar o tempo (não lhe importa o tempo. O tempo é como o dinheiro: bem usado é ótimo, mal usado causa danos);
- Dormir demais (o correto é oito horas, mais que isso é preguiça ou doença);
- Deixar pra manhã o que pode fazer hoje (a pessoa vive um futuro que nunca chega, sem experimentar o hoje);
- Desalento (em todos os níveis: para andar, falar, comer, sentar-se);
- Desinteresse pelas coisas;
- Descortes (não gosta de saudar, aplaudir, pois acha ridículo);
- Descumprimento de dever;
- Esquecimento constante (não se esforça para pensar);
- Impontualidade (temos que criar disciplina interna e externa);
- Inércia (indisciplina esotérica, nem se lembra de fazer suas práticas. Há que disciplinar. Quando disciplinado esotericamente, deve praticar de acordo com o sentir, porque a consciência não sabe das horas. Essa é uma lei que faz tudo ficar como está, nivela para baixo);
- Inconstância (uma pessoa pode ser indecisa por preguiça de averiguar. Cada um deve tomar suas decisões na senda esotérica);
- Inatitude (inciptidão);
- Má forma de vestir;
- Má postura (sempre se encosta);
- Má vontade (está a todo instante nos incomodando);
- Mecanicidade;
- Mendigãncia;
- Negligência, Ociosidade (o ódio é o pai e a mãe de todos os vícios);
- Passividade;
- Preguiça de aprender;
- Sonolência, estado de sono;
- Preguiça física;
- Preguiça ao falar, ao ler;
- Pessimismo;
- Repetitivo (repete por preguiça de inventar novas formas);
- Tibieza (guando estamos em cima do muro, indiferentes);
- Tradicionalismo preguiçoso (há gnósticos que chegam a se petrificar nos ensinamentos. Ficam aprisionados e não mudam.
MEDITAÇÃO PARA ELIMINAÇÃO DA PREGUIÇA
Em meditação pedimos a nossa Mãe Divina que nos mostre nosso defeito da preguiça.
Devemos meditar e descobrir quando agimos com preguiça, quando tivemos auto-consideração, pois sem auto-consideração o ego da preguiça não se manifesta.
Temos que ter actividades variadas na nossa vida, e não sermos sedentários, hoje é um grande mal da sociedade o sedentarismo.
Ficando atentos a nós mesmo, ganharemos consciência de nosso ego e assim poderemos pedir à nossa Mãe Divina que o elimine.
É importante ter consciência de nossa respiração pois pela respiração podemos controlar nossos estados de animo, e assim impedir que fiquemos cansados, sem animo, desanimados, e que a preguiça nos vença.
|