Estágio
|
Estágio é um período de estudos práticos, exigidos dos candidatos ao exercício de certas profissões liberais. Período probatório, durante o qual uma pessoa exerce uma atividade temporária numa empresa. Aprendizagem, experiência. É importante lembrar que estágio não é emprego. O estágio pode trazer imensos benefícios para a aprendizagem, para melhoria do ensino e para o estagiário, no que diz respeito a formação. As horas dedicadas ao trabalho de estágio deverão ser distribuídas em atividades teóricas e de campo. É a oportunidade de integração do aluno com a empresa, possibilitando a troca de experiência através da aplicação prática de seus conhecimentos adquiridos durante o curso. É um período de estudos teóricos e práticos para a aprendizagem e experiência que envolve um acompanhamento de supervisão, revisão, correção e exame cuidadoso.
O estágio do 4º período fiz em regime de equivalência. Foi realizado na ACS - Call Center Service, localizado na Av. Floriano Peixoto, 6500 - Bairro Buritis – Uberlândia / MG, empresa que trabalho atualmente. Possibilitou a ampliação dos conhecimentos sobre a empresa, como: estrutura, organograma, avaliação de mercado de trabalho, processos, recrutamento e seleção, entre outros. Entre as disciplinas oferecidas pelo curso de Pedagogia gestão e Tecnologia Educacional na UNIMINAS, Gestão de Pessoas foi relevante para o desenvolvimento do estágio, pois possibilitou a prática da teoria estudada. A empresa propicia experiências práticas aos seus associados através do desenvolvimento do estágio no cargo de supervisão se preocupando com o crescimento dos mesmos, proporcionando-lhes treinamentos internos e externos, cultura de multiplicadores e diferentes formas de avaliação. No 5º Período realizei o estagio na E.M.Profº Leôncio do Carmo Chaves, localizada na rua do Engenheiro nº 615, Bairro Planalto em Uberlândia/MG. O estágio foi em regime de Observação e Interpretação da Realidade. Possibilitou-me conhecer e interpretar a realidade do ambiente escolar e suas nuances. Quando o estágio é bem direcionado, acompanhado e executado de acordo com a lei, representa papel decisivo na formação profissional, ele não pode ser considerado uma disciplina a mais no currículo, vale considera que o papel do estágio é propiciar ao profissional uma aproximação da realidade no qual atuará. O estágio prepara o aluno para um trabalho docente, coletivo, situados em contextos sociais, históricos e culturais.
|