Tereré
 
 

     Diz a lenda que durante a Guerra do Paraguai, os soldados de ambos os lados (Brasil e Paraguai), durante os tempos de folga entre um combate e outro, ou às vezes até mesmo em pleno combate, gostavam de tomar um chimarrão para repor os ânimos. Como o intervalo entre esses combates era muito curto, não havia tempo para esquentar a água, assim eles começaram a tomar frio e gostaram do sabor.

     Depois com a água mais gelada e a erva com menos folhas, o então tereré surgiu para deixar nossos dias mais refrescantes.Atualmente, tem um consumo muito grande entre os cowboys de rodeio. É com muita facilidade que se vê uma roda formada, principalmente durante o dia, na hora de descanso, para o prazeroso ritual de tomá-lo, que acaba sendo, às vezes, até o motivo para boas e novas amizades, além de ajudar a manter as já existentes. 

     Muito tempo antes de ser conhecida sua composição química já os indígenas utilizavam a erva-mate não só atraídos pelo paladar da bebida preparada, mas principalmente por conhecerem suas virtudes, em que se destacava a propriedade de aumentar a resistência à fadiga, eliminando a sede.

     O efeito estimulante da cafeína encontrada no mate usado no tereré, que exerce um poder energético conhecido sobre o sistema nervoso central, estimula o vigor mental no trabalho cardíaco e circulação do sangue.

     Além de ser uma bebida muito estimulante, elimina a fadiga ativando as funções físicas e mentais, atuando beneficamente sobre os nervose músculos, favorecendo tambémo trabalho intelectual.Talvez um dos motivos de ser altamente consumido entre os cowboys, além do seu efeito refrescante.

      Com vitaminas do complexo B, a erva-mate participa do aproveitamento do açúcar nos músculos, nervos e atividade cerebral do homem. As vitaminas C e E agem como defesa orgânica e como benefício sobre os tecidos do organismo sais minerais, juntamente com a cafeína, ajudam o trabalho cardíaco e a circulação do sangue, diminuindo a tensão arterial,pois a cafeína atua como vasodilatador. Em tais situações, também pode ser suprida a sensação de fome.

     A erva-mate favorece a diurese, sendo de grande utilidade em moléstias da bexiga. Atua também sobre o tubo digestivo, ativando os movimentos peristálticos; facilita a digestão, suaviza os embaraços gástricos, favorecendo a evacuação e a mictação. A sua ação estimulante é mais prolongada que a do café, não deixando efeitos colaterais ou residuais como irritabilidade e insônia.

     Pesquisas do Instituto Pasteur de Paris atribuem também a esta erva um papel importantíssimo no processo de regeneração celular.Estudos indicam que os compostos que constituem a erva-mate são: água, celulose, gomas, dextrina, mucilagem, glicose, pentose, substâncias graxas, resina aromática, legumina, albumina, cafeína, teofilina, cafearina, cafamarina, ácido metetânico, ácido fólico, ácido caféico, ácido virídico, clorofila, colesterina e óleo essencial.

     A cafeína, teofilina e teobromina são três alcalóides estreitamente relacionados, encontrados nela e são os compostos mais interessantes sob o ponto de vista terapêutico. O teor de cafeína na erva atinge em média 1,60%, enquanto que nas infusões o valor médio é de 1,10%.

 Aprenda como preparar um bom tereré

O ritual de preparo do tereré varia de acordo com a região onde é consumido. Uma das maneiras mais utilizadas é a seguinte: 

  1. Coloca-se a erva-mate na guampa até aproximadamente 2/3 da sua capacidade.



     
  2. Tapando a boca da guampa com a mão, procura-se através de leves movimentos, para cima e para baixo, separar, os talos e palitos da erva propriamente dita.



     
  3. Inclina-se a guampa mais ou menos 45º e retira-se a mão, fazendo com que os palitos da erva fiquem na parte inferior, formando uma trama que facilitará a entrada da água na peneira da bomba.
  4. Na mesma posição anterior, despeja-se a água gelada.



     
  5. A colocação da bomba é um momento decisivo no preparo de um bom tereré. Tapando-se o bocal com o polegar, introduz-se a bomba no lado cheio de água da guampa, até o fundo. Com movimentos de pulso, procura-se a melhor posição para que ela fique firme. Retira-se o polegar e observa-se o nível da água, que deve baixar alguns centímetros. Isto prova que o tereré está desentupido.
  6. Com a guampa já na posição vertical, coloca-se a água gelada.
  7. O tereré está pronto. O primeiro mate já pode ser ingerido, embora boa parte dos mateadores prefira cuspir fora. Isso porque no primeiro mate a bomba retém resíduos de pó da erva, fazendo com que não seja o mais saboroso.
Curiosidades
Você sabia que...
  • O nome científico da erva do tereré é Ilex Paraguariensis?
  • Para se tornar uma guampa, o chifre é extraído do boi, ’esvaziado’, e fica enterrado na lama por uns 15 dias para acabar com as impurezas, e depois desse tempo ela está pronta para o uso?
  • Por tradição, em uma roda, deve-se servir o tereré em sentido antihorário, devido ao movimento feito pelos laçadores?
  • A constituição da erva do tereré é de 50% de folhas e 50% de galhos da sua árvore, enquanto que o chimarrão é de 70% de folhas e 30% de galhos?
  • Quando uma pessoa não quer mais ser servida em uma roda de tereré, basta ao devolver a guampa ao servidor, dizer obrigado?
  • Os peões tomam tereré com água dos rios por onde passa a comitiva, logo o tereré deles não é gelado e sim frio.

voltar

Hosted by www.Geocities.ws

1