BRASÍLIA, meados de 1978. Aos 16 anos, Felipe Lemos, filho de um professor da Universidade de Brasília, voltava de uma estadia na Inglaterra com os pais para morar num conjunto de quatro prédios, com vista para o Lago Norte, apelidado de Colina. Numa noite, uns amigos levaram Fê a uma festa onde a vitrola tocava músicas do Sex Pistols, Ramones e The Clash, as mesmas que Fê Lemos ouvia na Inglaterra. Querendo saber quem era o dono dos discos, Fê foi apresentado a um sujeito estranho, que usava camisa social e andava segurando uma capanga numa mão e um guarda-chuva na outra. Era Renato Russo. Por causa daqueles discos, Renato e Fê Lemos se tornaram amigos. Logo Renato estava enturmado na Colina, onde viria a se formar a maioria das bandas de Brasília. No começo era apenas uma turminha de garotos que gostavam de punk rock e se reunia para ouvir música.
Ainda em 78, Renato conheceu André Pretorius, que andava na cidade vestido de punk e era filho de um diplomata da África do Sul. Pretorius e Fê haviam combinado montar uma banda com André Muller, que estava morando na Inglaterra. Mas Renato convidou Pretorius e Fê para formar uma banda. Renato Russo no baixo, Fê Lemos na bateria e André Pretorius na guitarra. O nome Aborto Elétrico veio sem querer. Eles estavam pensando um nome para a banda e Fê Lemos tava com a idéia de alguma coisa com elétrico, aí Pretorius falou: Aborto Elétrico.
Eles ensaiavam na Colina e o primeiro show foi instrumental, num barzinho chamado Só Cana. Foi o primeiro e único show com Pretorius na guitarra. Ele foi para a África do Sul servir ao exército de lá.
Flávio Lemos, irmão de Fê, assumiu o baixo e Renato pegou a guitarra. Os ensaios aconteciam na casa de Flávio e Fê, no Lago Norte.
Ainda em 1980, Pretorius voltou para umas férias em Brasília e participou dos ensaios cruciais para a criação de "Música Urbana", "Que País é Este", "Veraneio Vascaína", "Conexão Amazônica", e "Baader-Meihof Blues", todas músicas que teriam grande impacto na história do rock brasileiro.
Em 1985, André Pretorius morreu de overdose nos Estado Unidos.
Foi apenas em 1981 que o Aborto Elétrico começou a fazer bastante shows. No meio do ano, Ico Ouro-Preto assumiu a guitarra e Renato ficou apenas nos vocais. Renato vivia falando de como seria sua carreira numa banda de rock. O Aborto estava em plena atividade nas festinhas, nos colégios, nos festivais, mas para Renato era pouco. Fê Lemos não tinha nenhuma urgência nisso, mas Renato tinha outros planos. Talvez tenha sido isso um dos motivos do fim do Aborto.
TROVADOR URBANO
O fim do grupo aconteceu em março de 1982, por causa da música "Química', um dos primeiros clássicos da Legião Urbana. Segundo Renato, Fê disse que a música era horrível e o acusou de ter perdido o jeito de fazer música. Fê e Flávio Lemos foram convidados para entrar no Capital Inicial. Renato saiu do Aborto Elétrico e ficou sendo o "Trovador Solitário", cantava músicas que mais tarde seriam grandes sucessos na Legião Urbana, como Faroeste Caboclo. Mas Renato não queria seguir sozinho, achava que era importante ter uma banda no mundo do rock. Nesse momento Renato formou a Legião Urbana junto com Marcelo Bonfá, mas ainda não eram conhecidos pelo Brasil. Logo depois entrou Kadu Lambach, mais conhecido como Paraná, que assumiu a guitarra. Paulo Paulista também entrou na banda, tocava teclado, mas saiu logo.
Depois saiu também Paraná e entrou Ico Ouro-Preto, mas a falta de um ritmo fixo de ensaios, além do lendário medo de palco, fez com que ele saísse da Legião Urbana sem ao menos ter se apresentado ao vivo. Na verdade, Ico se demitiu um mês antes da Temporada de Rock Brasiliense, deixando Renato Russo e Marcelo Bonfá na mão. Após várias tentativas de arrumar um guitarrista, aparece das sombras Dado Villa-Lobos, grande amigo e excelente guitarrista. Assim a Legião Urbana está formada.