Principal
História
Diretoria
Aliadas
Fotos
Músicas
Seja Sócio
Caravanas
Patrimonio
Produtos
Troféus
Livro de Visitas
Agradecimentos
Contato
Diretoria
Fotos
História
Links
Regiões
Reportagens
Contato

. .. .O primeiro que a Raça viajava por conta própria e apenas em duas caravanas — a final do Campeonato Brasileiro em 1980 contra o Atlético-MG e o jogo da Libertadores em 1984 contra o Grêmio, no Pacaembú — o Flamengo pagou, e com o dinheiro arrecadado, a Raça construiu sua sala 351-B (hoje desativada pela Suderj) no Maracanã.

. .. .O segundo é a lenda contada pelos corínthianos e imprensa, de que 70.000 mil alvi-negros estiveram no Maracanã na semi-final do Brasileiro de 1977.Como disse César: "Nem se toda a frota urbana de São Paulo à época, fosse usada". É evidente que muita gente veio mas a grande maioria era composta por cariocas, principalmente rubro-negros, que resolveram dar uma força para o time paulista devido a rivalidade entre Fla x Flu. Por conta desteepisódio, em 1978 no jogo Flamengo x Corínthians, a Raça fez uma faixa alvi-negra, colocada na divisão das duas torcidas, com os seguintes dizeres: "a maior torcida de São Paulo saúda a maior torcida do Brasil". Uma gozação típica rubro-negra como foi a Fla-Madrid, ou a história para se eleger "O Mais Querido do Brasil", em que os portugueses compraram quase toda a água Salutaris patrocinadora do evento, vendida exclusivamente a eles, e o Jornal do Brasil, também patrocinador, que sumiu das bancas em que os donos eram portugueses. No dia da votação os rubro-negros, disfarçados de portugueses, entraram na sede da água Salutaris e sumiram com os votos lusitanos — devidamente jogados no poço do elevador — e colocaram os votos rubro-negros nos lugar. No dia seguinte, o Flamengo foi eleito o clube "Mais Querido do Brasil" sem que a colônia entendesse nada até que a descoberta fosse feita e o choro fosse livre. A faixa da Raça Rubro-Negra já esteve presente em todas os países da América do Sul, Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha, Japão e, pasmém, até no Iraque!

. .. .Todas as nossas odisséias foram comprovadas pela imprensa que já as divulgou fartamente.

. .. .Não somos uma torcida privilegiada financeiramente, mas temos energia, luta, criatividade, e Raça, porque aonde estiver o Flamengo, a sua Raça Rubro-Negra, estará incentivando-o, levando-o sempre à frente... como dissemos acima, a Terra está pequena, e agora, só esperamos a ida do Mengão à Lua, porque certamente estaremos lá... afinal somos o jogador número 1 e não podemos desfalcar o time.

. .. .Em 1981, Roberto "Branco" foi eleito presidente da Raça e liderou por quatro anos dando prosseguimento ao trabalho de fazer a torcida ainda mais forte e organizada. Em 1990, Evandro "Bocão" assumiu a Raça e com ele à frente, a torcida passou a ter uma sede no centro da cidade. Em 1993, Paulo Apparício, foi eleito presidente da torcida dando continuidade ao trabalho dos outros presidentes.

. .. .Enfim, a História de uma Raça está relatada, com apenas verdades, sem demagogias ou lendas, porque a mentira é a ilusão dos derrotados e a imprensa — quase todos os dias — mostra a realidade como ela é. Mas, nós, integrantes do Maior Movimento de Torcidas do Brasil, não podemos nos acomodar, porque no Flamengo a glória é lutar, e ficar na Raça, é cantar e empurrar o Mengão às vitórias consagradoras, e nos emocionarmos sempre com mais um gol do Flamengo.

Webmaster Eduardo Romão, [email protected]

©Copyright Todos os direitos reservados - RAÇA RUBRO NEGRA - COMANDO DF - 2004
Hosted by www.Geocities.ws

1