Desenvolvimento do projeto

 Energia Biológica dos  Alimentos e Contrastes Metabólicos

 

Justificativa do professor

           A problemática da obesidade vem assolando a sociedade contemporânea atual de maneira bastante preocupante, fazendo com que várias pessoas entre em profunda depressão e, em muitos casos, rejeição social fruto dos atos de preconceitos e discriminação.

           Nesse sentido, o Projeto: Energia biológica dos alimentos e contrastes metabólicos visa apresentar, sugerir e despertar os riscos, perigos e ações favoráveis de se realizar uma alimentação balanceada e com atenção em sua estrutura calorífica.

           Além da premissa, de chamar a atenção dos alunos para o processo de conscientização dos riscos e perigos advindos de uma alimentação hipercalórica, serão trabalhados músicas, conteúdos disciplinares na área de biologia, textos de livros e revistas com o preceito de induzi-los a assumir e disseminar posturas e hábitos alimentares para si próprios, família, colegas e sociedade.

           Visando uma adequação aos objetivos propostos pela proposta pedagógica da escola, o Projeto desencadeará atividades tecnológicas que visem á inclusão digital por meio da ação dos alunos no aplicativo Excel via mini-oficina e produção, posterior, de tabelas e gráficos sobre seus conhecimentos adquiridos.

 

Ações

 

I Etapa:

 Socializando os alunos para o desenvolvimento do projeto;

II Etapa:

 Trabalhando a música (Comer, comer para melhor crescer);

 Refletindo sobre a letra da música;

III Etapa:

 Apresentando conteúdos relacionados à temática (vitaminas, proteínas, carboidratos e lipídios);

IV Etapa:

 Trabalhando o texto: Energia fontes de vida para o metabolismo do ser vivo;

 Analisando e refletindo sobre o assunto abordado no texto;

V Etapa:

 Apresentando índice estatístico divulgado na revista Veja: (Açúcar: novas razões para ter medo dele);

 Comparando dados da pesquisa realizada pelos alunos com os dados divulgados pela revista Veja;

VI Etapa:

 Dividindo a sala em grupos de pesquisa;

Socializando as pesquisas realizadas via seminário;

VII Etapa:

Confeccionando tabelas e gráficos;

VIII Etapa:

 Conduzindo os alunos ao Laboratório de Informática Educativa (LIE);

Apresentando as ferramentas do aplicativo Excel (mini-oficina);

IX Etapa:

 Produção de tabelas e gráficos no aplicativo Excel sobre as pesquisas efetivadas;

X Etapa:

Socialização do projeto com os demais alunos do Ensino Médio;

Hosted by www.Geocities.ws

1