Desenvolvimento do projeto Relações Pais e Filhos

 

Justificativa do professor

Buscando melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem dos alunos, bem como o relacionamento com a família e com os outros é que se desenvolve o projeto, pois as pessoas para viver com dignidade precisam ser condicionadas a ter limites, ter caráter personalidade e, principalmente, amor uns com outros,  portanto todas as etapas do projeto foram realizadas de forma a priorizar as relações pai / filho num contexto amplo.

Ações

 

I Etapa – Assistir vídeo relacionado ao tema. (16/08/06).

Aqui passamos o vídeo: Um pavão na terra dos pingüins, onde abordavam vários aspectos sobre o tema. Solicitamos que os alunos observassem o filme, com muita atenção para posterior debate;

II Etapa – Realizar mesa-redonda para debater o filme. (16/08/06)

Fizemos um circulo e então começamos a falar sobre o assunto abordado no filme.

III Etapa – Anotações das principais conclusões tiradas sobre o tema debatido. (16/08/06)

Nesta etapa os alunos foram estimulados a estarem sempre registrando as conclusões que tiraram do assunto.

IV Etapa – Divisão de grupos para o desenvolvimento das atividades. (17/08/06)

A turma foi dividida em 3 grupos para realização das atividades grupais.

V – Etapa – Leitura de textos diversos sobre o tema. (17/08/06)

Cada grupo leu textos diferentes sobre o mesmo tema e logo em seguida fizeram a socialização.

VI Etapa – Palestra: Relações Humanas: Pais e Filhos. (22/08/06)

Aqui os alunos participaram de uma palestra com a Irmã Ida.

VII Etapa – Realização de relatórios (22/08/06)

Os alunos registraram as principais conclusões sobre o tema abordado na palestra: Relações Humanas: Pais e Filhos.

VIII Etapa – Realização de pesquisas na Internet

Os alunos fizeram pesquisas no contra-turno com o intuito de aprimorar seus conhecimentos e para elaboração de um painel. Obs: Confecção de Painel (23/08/06)

IX Etapa – Elaboração de perguntas para posterior entrevistas. (24/08/06)

Cada grupo elaborou várias perguntas e depois no coletivo selecionaram as melhores para posterior entrevistas.

X Etapa – Entrevistas com a comunidade (29/08/06)

Os grupos fizeram entrevistas com a comunidade, coletando dados sobre o relacionamento familiar entre pais e filhos.

XI Etapa – Elaboração de tabelas e gráficos em sala de aula. (30/08/06)

Cada grupo criou várias tabelas e gráficos em papel pardo e, posteriormente, expuseram para os demais grupos e para a escola em geral.

XII Etapa – Realização de tabelas e gráficos no Excel. (31/08/06 e 05/09/06)

Os grupos criaram tabelas e gráficos no Excel, utilizando os recursos que o aplicativo oferece.

XIII Etapa – Socialização dos trabalhos (06/09/06)

Os grupos apresentaram as tabelas e gráficos criados no aplicativo Excel, explicando de que forma foram criados para melhor assimilação.

XIV Etapa – Realização de relatórios no Word (11/09/06)

Cada grupo relatou sobre pontos positivos e negativos do projeto, e se gostaram de trabalhar com o aplicativo Excel.

Hosted by www.Geocities.ws

1