Menu
 
Garotos querem transar, garotas querem amar

Daniel é um cara tranqüilo, "na dele". Não é o tipo que pára uma festa ao chegar ou deslumbra as pessoas com sua conversa. Mas para aqueles que o conhecem bem, ele é um doce. Muito amoroso e absurdamente maduro, se revela nas situações em que a maioria das pessoas ficam perdidas. Ele sabe o que dizer na hora certa e geralmente fala pouco mas é cirúrgico. Muito cuidadoso com os amigos, liga no dia seguinte para saber como foi que sua noite terminou, para saber como foi o seu teste ou como você resolveu aquele "pepino" no trabalho.
Leonardo ao conhecê-lo ficou seduzido por este jeito carinhoso e acabaram por ficar juntos numa festa de sábado na casa de amigos em comum. Leonardo de outro lado é muito racional, decidido, incrivelmente sedutor. Numa festa todos ficam encantados pelo seu charme. Grandão e viril costuma ser adjetivado de "gostosão".
Leonardo gostou de conhecer Daniel e no domingo conversando com os mesmos amigos durante o almoço, comunicava que já havia decidido ligar para ele durante a semana e marcar um jantar para conhecer melhor este novo possível namorado.
A conversa já havia tomado outro rumo quando todos os amigos começaram a comentar o recém iniciado namoro de Marta e Miriam. As duas se conhecem há um mês e já estão praticamente casadas. Todo final de semana passam juntas, se encontram na sexta, fazem tudo juntas, inclusive supermercado, convidam todos para festinhas na casa de uma ou da outra onde cozinham e conversam com os amigos.
No meio desta conversa Leonardo se queixa: "Homens não são assim, como tudo é mais difícil, eu estou louco para namorar... bla, blá, blá...".
João não agüentou as antigas lamúrias do amigo e num impulso raivoso disparou: "Meu!!!!! Você fica se queixando de que os homens são assim, mas você é homem e se comporta exatamente assim !!!!! Tenho certeza absoluta de que se fosse a Marta que tivesse ficado com o Daniel ontem a noite, já teria convidado-o para almoçar conosco hoje."
Leonardo tentou se justificar dizendo que achava cedo para misturar o recém conhecido candidato a namorado com os amigos.
Não adiantou, João insistiu: "Miriam e Marta não pensariam nisso, aliás não pensariam em nada, elas simplesmente estariam aqui já no dia seguinte sem pestanejar, almoçando juntas com seus amigos já se apresentando como namoradas. Foi exatamente isso que aconteceu há um mês atrás, lembra?"
Será esta a diferença entre meninos e meninas?
É imprudente generalizar mas recordei-me de algumas meninas que gostam de meninas que eu acompanhei em análise e de fato elas investiam muito mais em uma nova relação amorosa e raramente a desfaziam por motivos banais.
Não quero de modo algum fazer coro aos que dizem que lésbicas namoram com mais facilidade que os gays porque esta afirmação não tem nada a ver com homossexualidade. Esta disponibilidade para a vida amorosa é uma característica do feminino.
A mulher é culturalmente preparada e educada para cuidar das relações. Mulheres costumam passar horas durante sua adolescência conversando sobre sentimentos, relacionamentos, amor e sexualidade com suas amigas. Enquanto homens ainda que desejosos (e muitas vezes necessitados) de falar sobre os mesmos assuntos são vencidos pela pressão do grupo (e pela sua própria concepção do que é ser macho) e acabam por optar falar de esportes, sexo e toda sorte de conquistas no mundo público e/ou corporal.
Homens são estimulados a conquistar o mundo e muitas parceiras, e sua imagem é construída a partir desta atitude, enquanto mulheres são estimuladas a "ser de um homem só". Assim mulheres com muitos parceiros serão consideradas "vagabundas" e homens com muitas parceiras "garanhões".
Claro que a recente flexibilização dos papeis de gênero tem produzido garotos mais mais livres de tabus que os impediam de demonstrar em público seu interesse pelos discursos sobre aquilo que costumamos chamar de mundo interno, subjetivo, intersubjetivo ou relacional.
Talvez seja por esta mesma razão que algumas mulheres com mais de 35 venham sentido imenso prazer em relacionamentos com garotos com pouco mais de 20 anos.
Já tive a oportunidade de ter pacientes que se diziam surpresas com a sensibilidade destes "novos homens", muito mais dispostos a conversar, muito menos focados no sexo genital ou na ejaculação.
Muitos homens que gostam de outros homens são ainda muito machistas, foram igualmente criados para conquistar, seduzir, transar.
Deste modo todos os homens independentemente de sua orientação sexual inconscietemente sentem que sua masculinidade está associada a idéia da atividade, sobretudo quando expressa sob a forma do domínio e conquista de novos territórios sexuais.
Esta atitude é duramente cobrada pelo grupo sobretudo na adolescência sob pena de serem rotulados de homossexuais caso não se cumpram estas expectativas. Alguns destes mesmos homens heterossexuais em função do seu amadurecimento emocional se tornam mais seguros de sua masculinidade e não se sentem mais obrigados a consquistar muitas parceiras.
O mesmo processo acontece com sujeitos homoeroticamente orientados. Entretanto gays confundem orientação sexual com masculinidade. Assim para uma parcela dos gays, a descoberta da propria homossexualidade abre uma ferida narcísica no que diz respeito a sua auto imagem de homem, muitos inconscientemente apesar da aceitação da homossexualidade, permanecem cultivando o ideal machista e sentem uma compulsão a demonstrar que ainda são machos comedores.
Émuito freqüente num grupo de gays ouvir comentários como: "Ele tem uma bunda gostosa! ", ao que se responde: "Eu sei já comi!". Ora isso é uma tentativa patética de render homenagens ao ideal machista heterossexual.
Esta impossibilidade de se relacionar é travestida de justificativas racionais como as quais Leonardo tentava convercer João.
"É melhor ir com calma!" "Afinal nós acabamos de nos conhecer"; "Não sei se eu estou preparado para namorar neste momento, estou muito focado na minha carreira"; "Estou num momento que namoro agora pode afetar meus estudos."
Desde de quando um namoro atrapalha outros setores de nossa vida? Muito pelo contrário, uma experiência amorosa e sexual satisfatória tende a gerar mais energia e criatividade para outras áreas de nossa vida.
De fato estas "desculpas" são só racionalizações que aprendemos a dar para nós mesmos para escamotear nossa dificuldade de agir como Miriam e Marta.
Conhecer alguém interessante, ligar logo no dia seguinte e ir se vendo todo dia investindo sem pudor no outro. É só se relacionando que sabemos o que é namorar. Como diz um amigo meu muito engraçado: 1 ponto para as meninas

por Júlio Nascimento
2003 ® Mix Brasil - Todos os direitos reservados

Hosted by www.Geocities.ws

 

Hosted by www.Geocities.ws

1