INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO

INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO

   

 

Histórico

A usina Isabel foi inaugurada em 1915 pela Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio, no ribeirão Sacatrapo, com uma produção de energia suficiente para iluminar as cidades de Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba e Lorena. Com maquinário todo importado, geradores canadenses e turbinas alemãs, a usina gerava energia a partir da maior queda livre de água da América do Sul e a 3ª do mundo, com um desnível de 930 metros.

A usina foi comprada pela Light em 1927. Em 1929, foi interligada ao sistema Light, juntamente com as usinas Bocaina e Sodré. Na década de 40, foram elaborados estudos com a finalidade de ampliação de sua capacidade de geração, inviabilizada pelo pequeno volume de água disponível na bacia. Em 1974 e 1979, sucessivamente cada uma das máquinas foi paralisada devido a problemas técnicos e à pequena quantidade de energia produzida. Na época, a Light encerrava suas atividades no país e era sucedida no Estado de São Paulo pela Eletropaulo.

A partir de 1980 foram desenvolvidos estudos para sua reativação, segundo orientação da Eletrobrás, para o aproveitamento de pequenas centrais hidrelétricas. Entre 1984 e 1985, o governo estadual e a Eletropaulo recuperaram completamente a usina. Em 1986, a usina Izabel foi re-interligada ao sistema de geração. Com o rompimento da tubulação da tomada d’água em 1989, a capacidade de armazenamento do reservatório ficou comprometida. A operação da usina foi cancelada em 1993, após o rompimento da adutora.

 

Hosted by www.Geocities.ws

1