Deus e o Titanic |
autor: colaborador Pensador Livre
Segundo a maioria dos evangélicos que conheço, e que são tidos como "servos do Deus Altíssimo", a tragédia do célebre navio TITANIC, se deveu a vingança de Deus ao fato da enorme propaganda em torno do mesmo, e que criou na época o mito de que o TITANIC "nem Deus afunda", pondo assim em duvida a onipotência de Deus e seu escárnio. O resto, a maioria sabe:
TITANIC, o maior navio do mundo naquela época, na sua primeira viagem, colidiu com um enorme iceberg, que provocou um rasgo enorme no casco do navio, e sua consequente inundação e naufrágio. Na tragédia, dos 1517 passageiros, apenas 685 sobreviveram, o resto morreu congelado no mar frio próximo ao pólo norte.
Agora, se Deus foi o responsável por essa catástrofe, eu pergunto: foi realmente justo que Deus tenha feito isso apenas para afirmar o seu poder? 832 pessoas foram vítimas desse acidente, a maioria era de pobres que estavam migrando da Europa para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, mais justa e digna, e que não estavam nem aí se o navio era ou não indestrutível; eles apenas sonhavam em ver a Estátua da Liberdade, que representava um sonho de prosperidade e felicidade. A maior parte dos sobreviventes eram ricos de classe burguesa, donos de grandes negócios e empreendimentos, e que sobreviveram ao desastre confortavelmente em botes salva-vidas bem vazios... isso é o que chamam de justiça divina?
O raciocínio de todo aquele que acredita em Deus, é eximi-lo de qualquer culpa ou erro, procurando de todas as maneiras justificar as ações divinas, no intuito de torná-las santas e irrepreensíveis. Mas na mente daqueles que pensam, raciocinam com lógica e inteligência, essa tentativa de justificar um deus é vã, nula de qualquer efeito. Para nós, livre-pensadores, a tragédia do TITANIC se deveu a uma infeliz coincidência e ao descaso imenso com a segurança, que superestimou a rigidez do navio em detrimento de qualquer outro meio externo que representasse uma ameaça. Isso foi o que afundou o TITANIC, e não um deus egoísta e mesquinho.
Para pensar...
É incrível a capacidade dos religiosos em tornar uma tragédia horrível num ato justo de Deus.