|
ARQUITETURA
A maioria das pessoas quando
ouve a palavra "gótico", lembra logo das grandes e célebres catedrais medievais
como Chartres, Reims e Notre-Dame. Isso devido a uma relação com a arte gótica
da Idade Média. No romantismo havia um retorno idealizado em relação ao místico
e ao imaginário medievais. E não há melhor ícone da Idade Média que a catedral
gótica.
Outro ícone muito apreciado pelos góticos são os cemitérios, que apesar da
aparência muitas vezes triste , principalmente os mais antigos, podem guardar
ricas surpresas para quem se dispõe a procurar. Alguns constituem verdadeiras
galerias de arte a céu aberto sendo até mesmo possível encontrarmos peças e
esculturas de artistas famosos. Em países como a França e Argentina alguns
cemitérios são até mesmo pontos turísticos que atraem viajantes do mundo
inteiro, como por exemplo os cemitérios de Pére Lachaise (Paris) e da Recoleta
(Buenos Aires). Eles são concorridos pontos turísticos por terem entre seus
moradores eternos figuras famosas que fizeram histórias nas artes ou na
política, mas com certeza a beleza da arte tumulária presente nestes cemitérios
contribui e muita para a sua fama.
As esculturas góticas, que estão presentes em todo o mundo, em quase todos os
cemitérios, como enfeites para os mais diversos túmulos. Quem nunca admirou uma
estátua de algum anjo ou algo em algum túmulo? Difícil de responder, pois todas
são lindas, cheias de encantos, detalhes de ótimo acabamento, entre outros
atributos. As esculturas góticas, devido à sua estética , e até mesmo, à sua
"tristeza de expressão" são sempre as favoritas para se despedir de algum
parente ou ente querido que devido a esta arquitetura tão linda, em junção com
um lugar pacífico, que é o cemitério, junto de uma paisagem bonita e um ambiente
calmo, os góticos em sua maioria, gostam de cemitérios, e devido a isto, passam
a ser julgados , recriminados e até mesmo , aos olhos da sociedade, passam a ser
obcecados pela morte, e existem até mesmo, pessoas que por falta de informação,
pensam que os góticos gostam de matar os outros, o que não é verdade!!! Os
góticos gostam apenas da paz e tranqüilidade que sentem neste ambiente, já que
em outros , devido as coisas que acontecem e até mesmo devido às pessoas, não
conseguem ficar tranqüilos.
Uma coisa é certa: se um gótico quer tanto a morte não é porque ele é um
problemático, mas sim porque fizeram algo de muito ruim para este, pois um
gótico também tem sentimentos como qualquer um, não é mais um "sangue de barata"
perdido neste mundo. |