NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIOANAL DE FEIRA DE SANTANA - NTE 03

 

Diário de Bordo do curso:

Informática Educativa e Projetos

"O lugar da mudança é a consciência, o desejo e a paixão de cada um de nós".

(Betinho)

 

1º Dia 27/11

Estávamos ansiosas, cheias de expectativas em relação ao curso, tudo planejado aguardando a chegada dos cursistas.

Em nosso primeiro encontro decidimos por trabalhar a partir das expectativas de cada um. Para tanto utilizamos a técnica Balões dos Desejos na qual cada um foi convidado a responder às questões:

Por se tratar de uma dinâmica de conhecimento logo criou-se na turma um clima de empatia. As respostas dadas foram bem parecidas o que nos levou a algumas conclusões aqui postas:

Termanada as apresentações das respostas, anunciamos um decreto fictício do MEC que dizia estar proibido o funcionamento da escola nos moldes atuais, assim todos os segmentos da escola devem se reunir para criar uma proposta pedagógica para o funcinonamento da mesma. Para dar segmento a esta atividade o grupo foi dividido em várias categorias: direção, alunos, professores, funcionários, que, assumindo as suas novas funções buscaram discutir sobre a nova forma de aprender e ensinar criando a sua proposta pedagógica que ficou pautada no trabalho com projetos.

Foi trabalhado o texto " Projeto: uma nova cultura de aprendizagem" de maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. buscando provocar reflexões a cerca do que hoje está posto na escola e o que muda se nos apropriarmos desta nova cultura.

Esta discussão foi feita a partir dos pontos que surgiram na própria discussão da proposta de funcionamento para a escola onde o professor não daria aulas. Foi interessante porque o nosso objetivo era que o grupo pensasse numa forma em que a metodologia de trabalho fosse através de projetos, mas em nenhum momento usamos este termo. O grupo começou a pensar falando coisas como: trabalhar com problematizações, trabalhar com projetos, etc. Houve muita divergência e discussões até chegarem a um acordo que foi mais ou menos assim:

"Esta escola funciona da seguinte forma: gestão participativa do ponto de vista pedagógico, administrativo e financeiro, de forma autônoma e soberana. Todo o conhecimento será adquirido a partir da troca de experiências e de saberes entre todos os envolvidos.

Os temas e objetivos para estudo serão escolhidos pelos alunos juntamente com toda a comunidade escolar. A avaliação será contínua, sempre será avaliado o trabalho que está sendo desenvolvido; também será diagnóstica, ou seja, tudo será reecaminhado conforme o avanço do grupo ou não, e processual, acontecerá durante todo o processo da realização das atividades".

Destacamos no texto "Projetos: uma nova cultura de aprendizagem" os seguintes pontos:

Outros pontos destacados:

Neste dia também criamos e-mail individuais e os cadastramos no grupo Anjo da Guarda , propondo que fizessemos um sorteio para que cada um tivesse um anjo da guarda. A forma de comunicação entre os anjos e protegidos se dará através da lista de discussão.

Diário de Bordo

Hosted by www.Geocities.ws

1