![]() |
| Foto tirada em novembro de 1984, após três dias de convivência, no Ashram em Jundiaí. São participantes do retiro espiritual realizado em contato com a natureza, na propriedade deixada por Huberto Rohden. |
| “Realize a mística de Deus pela ética dos homens e a estética da natureza”. |
| Buscando inspiração na Natureza... |
| A natureza é um livro aberto! Naturistas do mundo inteiro proclamam a necessidade do homem conviver com a mãe natureza e descobrir nela, a sabedoria intrínseca. Todos são capazes desta descoberta, pois a alma humana é divina por sua própria natureza. Naturista convicto, Huberto Rohden sempre esteve ligado a esta fonte de inspiração e integração com o Grande Espírito Creador. Tudo que escreve e diz ao longo de sua existência é resultado desta comunhão entre o homem, o Deus do mundo e o mundo de Deus. A potencialidade do menino de roça, nascido num sertão de Santa Catarina, que brincava com os pássaros e borboletas, foi uma sementinha que germinou, floresceu e frutificou. Os frutos amadureceram em forma de belos livros e belos ensinamentos. Aquela criança, que este homem trazia dentro de si, prosseguiu entendendo a linguagem dos pássaros, dos sapos, das abelhas, das árvores, das pedras, da generosa terra... Nos últimos 40 anos Rohden mantinha um sítio no município de Jundiaí, onde dava lições de harmonia e interação com os bens mais primitivos da vida, o bom uso destes bens e a magnífica retribuição que ela dá àquele que a conquista. Por toda parte muitos aprendizes da vida natural, a exemplo de Rohden lutam na preservação deste grande patrimônio que nos é emprestado para nossa existência e auto-realização neste mundo. Patrimônio este que será deixado para as próximas gerações, pois, ninguém leva bagagem para o além. Muitos destes recantos naturais podem ser bem usados e preservados no Brasil e por todo o Planeta, dando oportunidade ao homem de se identificar com a beleza emanada do mundo natural exterior. Assim ele enxergará também a natureza interior que transporta dentro de si mesmo. Através do autoconhecimento e auto-realização o homem encontra a verdadeira felicidade. Não a felicidade passageira, como diz o poeta, mas a felicidade para sempre. |