FEDERAÇÃO INTERNACIONAL QUER MUDANÇA
NAS REGRAS DO TÊNIS.
Otávio Pascoal
-
A entidade máxima do tênis (que não é a Nike,
nem a Adidas e nem a Reebok), a Federação Internacional de
Tênis (FIT), editou um comunicado oficial à imprensa estrangeira
e mostrou sua intenção de alterar muitas das regras desse
esporte centenário.
A mudança de maior impacto é a que trata do segundo saque.
São duas as opções que FIT pode adotar. Uma delas
extingue o segundo saque. E quando o sacador der uma mono falta, perde
o game. A outra opção é, além de segundo saque,
ter também o terceiro e o quarto saque. Quando o jogador errar o
segundo, pode dar o terceiro em qualquer local da quadra para acertar,
e, se mesmo assim errar, pode ir andando até a rede e soltar a bolinha
com a mão, na quadra adversária, em qualquer local.
Outra regra polêmica (e complicada) é a das vantagens. Atualmente
os jogadores precisam de uma vantagem de 2 pontos para fechar o game. A
FIT quer mudar isso, em prol das transmissões de TV. As vantagens
passam a ser opcionais. Se os jogadores não quiserem disputar a
vantagem, o game termina empatado. Se quiserem, podem fazerem-no
de várias maneiras: a) da maneira tradicional; b) os jogadores disputam
um tie-breack de 21 pontos para decidir quem vence o game, mas se empatar
em 20 a 20, é necesssário disputar uma melhor de 7 tie-breacks
tradicionais; c) os jogadores precisam de apenas 5 pontos de vantagem,
ou seja, ganha aquele que abrir 5 pontos no adversário. Se em 2
horas de disputa isso não ocorrer, ambos devem deixar esse game
para mais tarde ou outro dia, e partir para o game seguinte; d) os jogadores
decidem o game nos “pênaltis tenísticos”, os saques livres
diretos da marca do saque, ou seja, cada um fica sacando que nem louco,
tentando acertar o adversário. Quem conseguir primeiro, vence o
game.
Menos polêmicas, mas também importantes, outras regras foram
modificadas: o tempo de intervalo entre os pontos é de, no máximo,
6 horas corridas, e na virada dos games é de, no máximo,
8 segundos, contando entre o fim do último game e o início
do próximo. Se no fim do 8 segundos ambos os jogadores ainda não
estiverem posicionados, serão desclassificados e impedidos de jogar
torneios oficiais durante os próximos 24 meses.
A bolinha não precisa mais ter só o tamanho atual. Cada tenista
pode trazer suas próprias bolas, do tamanho, formato e peso que
quiserem.
Para se rebater a bola, não é mais obrigatório a raquete.
Podem ser usados os pés, as mãos, tábuas, ferros,
bastões de baseball ou qualquer outro objeto.
Os sets deixam de terminar em 6 e passam a terminar em 15, igual ao vôlei,
desde que o adversário não tenha feito mais que 9. Caso isso
tenha ocorrido, o set só terminará em 20, desde que com vantagem
de 2 games. Se empatarem em 19 a 19, disputa-se uma melhor de 9 games com
a opção obrigatória de vantagem do tipo “c” (veja
acima) para se decidir quem venceu o set.
BUGA VENCE TORNEIO DE DUPLAS
E SOBE NO RANKING DA ATP
Bota júnior
-
O tenista Bustavo “Buga” Kuerten, o Buga, nosso Buguinha, venceu o grande
torneio de Fiji (capital da Dalmácia), jogando duplas com o parceiro
Piti Sampras.
A dupla era a franca-favorita ao título, visto que os jogadores
(à exceção de Sampras e Kuerten) melhores rankeados
eram os números 5018 e 5699 do ranking mundial de simples (nunca
haviam jogado duplas), os neo-zeolandeses Sphot Poc e Agrício Epóvis.
Na fina, exatamente contra os neo-zeolandeses, Buga e Sampras venceram
de virada por 0x6 0x6 7x6 7x6 7x6, beneficiados pelas cãimbras,
torções e espasmos de Epóvis, que após o final
do segundo set, só tinha condições de sacar por baixo
e assistir aos pontos.
Com a vitória, Buga subiu uma posição no ranking de
duplas, passando de 907 para 906 colocado. O Atp Tour de Fji distribuía
74 dólares em prêmios.
EQUIPE DOS JOGOS REGIONAIS
CAUSA TUMULTOS EM CRUZEIRO
John Nunquerrôu.
-
A equipe de tênis de Ubatuba foi considerada culpada por vários
incidentes na cidade de Cruzeiro durante a realização dos
Jogos Regionais.
Segundo a Guarda Nacional, chamada devido a gravidade dos fatos, várias
testemunhas afirmam que foram os tenistas caiçaras que botaram fogo
no ginásio municipal, destruindo completamente o complexo esportivo
da cidade.
A perícia no que sobrou da Faculdade de Educação Física
vai mostrar também se foram os ubatubenses que começaram
as depredações nas quadras e piscinas.
Segundo uma testemunha anônima, tudo começou quando um torcedor
ubatubense começou a provocar os tenistas de Suzano. As provocações
atingiram um nível tão baixo que chamaram a equipe de boxe
de Suzano, que na verdade são todos morte-americanos profissionais
contratados (Tyson, Hollified, Foreman, Buster Douglas). Após uma
batalha épica contra os boxeadores, que foram mutilados, os ubatubenses
invadiram a quadra 21, onde estava se realizando o jogo Wagner x Ríos
(que jogava por Suzano) e tentaram impedir a continuação
do confronto. A confusão se alastrou. Vários torcedores caíram
das arquibancadas altíssimas (ainda não foram terminadas),
2 ônibus com atletas caiçaras invadiram a Faculdade armados
de paus, pedras, facas, metralhadoras giratórias e lança-mísseis
K9 (os mais mortíferos). Vários quarteirões da cidade
foram inteiramente devastados. Centenas de civis desapareceram. Os árbitros
foram obrigados (sob mira de basucas) a decretar vitória de Ubatuba
em todas as modalidades.
O comitê organizador ainda não se pronunciou sobre o fato
mas deve convocar uma reunião para esclarecer as punições
aos suzanenses, óbvios culpados.
.
“CAIÇARÃO”
É muito mais jornal.
.
Copyright © SoleCorp - All lefts
reserved