Temos
alma?
Aqui está uma pergunta que a todos interessa. Há quem o negue; por vezes, aparece alguém a defender que não há diferença essencial entre os homens e os Animais. Mas será assim? Eis a resposta: A alma é um espírito imortal, criado por Deus, que se une ao corpo para formar uma pessoa. A fé e a razão o mostram.
A.
Razões da Fé. 1. Quem tem fé e acredita na palavra de Deus encontra na
Bíblia numerosas passagens que nos mostram que temos alma imortal. Logo no
princípio disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança... O
Senhor Deus formou o homem do pó da terra e insuflou-lhe nas narinas um hálito
de vida e com isso tomou-se o homem uma pessoa viva (Gn. 1, 26; 2, 7). Este
passo mostra-nos que Deus formou o homem duma matéria já existente, à qual
uniu a alma criada imediatamente por Ele. Também Jesus declarou que temos uma
alma imortal: “De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro se depois vier a
perder a sua alma?” (Mt 16, 26); isto é, para além da morte há uma
alma que se pode perder. “Não temais os que matam o corpo e não podem matar
a alma” (Mt 10,28):
A
alma é uma coisa que não se pode matar, quer dizer, imortal. S. João diz, no
Apocalipse, que viu as almas dos que tinham dado a vida por Cristo (Apoc. 6, 9;
20, 4); os seus corpos ficaram no mundo; as almas vivem junto de Deus. Ao bom
ladrão prometeu Jesus: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43);
enquanto o seu corpo ficou na terra, a alma foi para o paraíso. O pobre Lázaro
e o rico avarento continuaram a viver depois da morte, um no céu, outro no
inferno (Lc 16, 19--30). Declarou Jesus que Deus não é Deus de mortos,
mas de vivos e que Abraão lsaac e Jacob, apesar de terem morrido, continuam a
viver (Mt 22, 32).
A
Bíblia relata numerosas aparições de pessoas falecidas, o que confirma a
verdade de que as almas vivem para além da morte. Na transfiguração de
Cristo, apareceram-lhe Moisés e Elias, falecidos muitos séculos antes (Mi 17,
3). Na morte de Jesus apareceram muitos ressuscitados em Jerusalém (Mi 27,
53). O profeta Jeremias e o sumo sacerdote Onias apareceram a Judas Macabeu
antes do combate (2 Mc 15).
2.
Se as almas não fossem imortais, não teria razão de ser a vida e morte de
Jesus. Para que veio Ele ao mundo, senão para levar as nossas almas para o Céu?
Honramos Nossa Senhora, os santos, porque com a morte não se acabou tudo para
eles. Continuam a viver junto de Deus. As verdades da nossa fé acerca do Purgatório,
Céu e Inferno mostram que há outra vida depois da morte.
3.
As aparições particulares, apesar de não fundamentarem a nossa Fé, contudo
confirmam-na. Porque Nossa Senhora continua viva, apareceu em Lurdes (1850) e em
Fátima (1917); S. José em Fátima (1917); almas do Purgatório apareceram ao
Santo Cura d’Ars, a 5. João Bosco, a S. Clemente Hofbauer, a Santa Margarida
Maria, etc.
A
mãe de Santa Terezinha,quando lhe morreu, aos 6 anos de idade, sua filha
Helena,estava preocupada com a idéia de que ela sofresse no Purgatório.Ajoelhou-se
diante duma imagem de Nossa Senhora pedindo-lhe um sinal que a certificasse de
que a pequenina estava no céu. Ouviu então uma voz, de imensa doçura, que lhe
disse: Está junto de Mim (S. Piat, História duma família, pág.
90). Santa Teresinha obteve também uma prova que lhe garantiu, como ela
suplicou, que seu pai, ao morrer, tinha subido direito ao céu (História
duma Alma, Porto, 1931, pág. 159).
Em
todas as religiões (Budismo, Xintoísmo, Animismo, Islamismo), encontra-se a
convicção de que as almas continuam a viver para além da morte. Assim se
explica o culto dos mortos e as ofertas feitas sobre as sepulturas.
C.
A razão humana mostra
também que temos alma.
1.O nosso corpo é material, ocupa um
determinado espaço e determinado tempo. Não pode fugir nem escapar a tais
limites. Pela alma, podemos pensar nos séculos passados, dirigir o nosso
pensamento para o céu ou para qualquer parte da Terra. Temos idéias
espirituais (não materiais), da beleza, do amor, da ciência, da honra, da glória,
da virtude. Conseguimos ir para muito longe, no tempo e no espaço, sem que o
nosso corpo nos acompanhe. Este poder, em contradição com as limitadas
possibilidades da matéria, temos de buscá-lo noutro elemento do nosso ser. E
isto o que chamamos alma espiritual.
2.
Atormenta-nos a necessidade do infinito, inconciliável também com a limitação
que prende a nossa. vida a determinado lugar e a determinada época. Nada de
material nos sacia completamente; aquilo que procurávamos, logo que o possuímos,
já não nos satisfaz. Buscamos algo para além do mundo material. O animal,
farto, fica satisfeito; nós, não. Mesmo depois duma boa refeição, queremos
a honra, a glória, a virtude... Também isto não se explica senão pela presença
em nós dum elemento não material, que procura um bem não material. Este elemento
é a alma.
3.
Um homem e um cão, ambos com fome, vêem comida. O cão corre infalivelmente
para ela; o homem, se fosse só corpo, iria também, mas porque tem alma livre,
vai ou não, como quiser.
Pode
dizer: não quero a carne, porque não é minha, ou porque me quero mortificar.
4.
Quantas vezes a alma leva o corpo para o que ele não gosta ou não quer, por
exemplo, para o trabalho, para o cumprimento do dever, para a penitência. Se fôssemos
só corpo, nunca nos levantaríamos livremente de madrugada cedo para ir
trabalhar ou para a missa, não obedeceríamos a ordens custosas à nossa
natureza carnal, não sujeitaríamos o corpo à penitência. A alma, porque
existe, domina o corpo, contradí-lo e impõe-se-lhe.
5.
A alma dá vida ao corpo. Como a eletricidade dá o movimento à máquina
assim também o espírito faz que o corpo esteja vivo.
Quando
a sua alma o abandona, deixa de viver e volta à terra. O corpo sem alma está
morto.
6.
A alma humana é imagem de Deus o ser apresenta alguma semelhança com o seu
autor, mas o homem tem parecença especial com Deus por causa da alma. Como
Deus, tem o homem inteligência e vontade livre, por isso é capaz de conhecer e
ter idéias imateriais e de querer livremente o bem e o mal.
7.
A alma é imortal porque é espírito. O espírito, porque não tem matéria,
nem partes, não se pode dividir nem corromper; isto é, não pode morrer.
8.
Os materialistas dizem que o homem é só corpo ou matéria e que a alma não
existe porque nunca a viram, nem tocaram. Tolice rematada! Se a tivessem
visto,.tocado ou encontrado, não seria espiritual, mas material. Se não se
encontra com os sentidos, encontra-se com o raciocínio. Pensemos
e
veremos que há grande diferença entre um animal e um homem. Essa diferença
vem da alma espiritual, que o homem possui.
(A Presença nº 202)