Temos alma?

Aqui está uma pergunta que a todos interessa. Há quem o negue; por vezes, aparece alguém a defender que não há diferença essencial entre os homens e os Animais. Mas será assim? Eis a resposta: A alma é um espírito imortal, criado por Deus, que se une ao corpo para formar uma pessoa. A fé e a razão o mostram.

A. Razões da Fé. 1. Quem tem fé e acredita na palavra de Deus encontra na Bíblia numerosas passagens que nos mostram que temos alma imortal. Logo no princípio disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança... O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e insuflou-lhe nas narinas um hálito de vida e com isso tomou-se o homem uma pessoa viva (Gn. 1, 26; 2, 7). Este passo mostra-nos que Deus formou o homem duma matéria já existente, à qual uniu a alma criada imediatamente por Ele. Também Jesus declarou que temos uma alma imortal: “De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro se depois vier a perder a sua alma?” (Mt 16, 26); isto é, para além da morte há uma alma que se pode perder. “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma” (Mt 10,28):

A alma é uma coisa que não se pode matar, quer dizer, imortal. S. João diz, no Apocalipse, que viu as almas dos que tinham dado a vida por Cristo (Apoc. 6, 9; 20, 4); os seus corpos ficaram no mundo; as almas vivem junto de Deus. Ao bom ladrão prometeu Jesus: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43); enquanto o seu corpo ficou na terra, a alma foi para o paraíso. O pobre Lázaro e o rico avarento continuaram a viver depois da morte, um no céu, outro no inferno (Lc 16, 19--30). Declarou Jesus que Deus não é Deus de mortos, mas de vivos e que Abraão lsaac e Jacob, apesar de terem morrido, continuam a viver (Mt 22, 32).

A Bíblia relata numerosas aparições de pessoas falecidas, o que confirma a verdade de que as almas vivem para além da morte. Na transfiguração de Cristo, apareceram-lhe Moisés e Elias, falecidos muitos séculos antes (Mi 17, 3). Na morte de Jesus apare­ceram muitos ressuscitados em Jerusalém (Mi 27, 53). O profeta Jeremias e o sumo sacerdote Onias apareceram a Judas Macabeu antes do combate (2 Mc 15).

2. Se as almas não fossem imortais, não teria razão de ser a vida e morte de Jesus. Para que veio Ele ao mundo, senão para levar as nossas almas para o Céu? Honramos Nossa Senhora, os santos, porque com a morte não se acabou tudo para eles. Continuam a viver junto de Deus. As verdades da nossa fé acerca do Purgatório, Céu e Inferno mostram que há outra vida depois da morte.

3. As aparições particulares, apesar de não fundamentarem a nossa Fé, contudo confirmam-na. Porque Nossa Senhora continua viva, apareceu em Lurdes (1850) e em Fátima (1917); S. José em Fátima (1917); almas do Pur­gatório apareceram ao Santo Cura d’Ars, a 5. João Bosco, a S. Clemente Hofbauer, a Santa Margarida Maria, etc.

A mãe de Santa Terezinha,quando lhe morreu, aos 6 anos de idade, sua filha Helena,estava preocupada com a idéia de que ela sofresse no Purgatório.Ajoelhou-se diante duma imagem de Nossa Senhora pedindo-­lhe um sinal que a certificasse de que a pequenina estava no céu. Ouviu então uma voz, de imensa doçura, que lhe disse: Está junto de Mim (S. Piat, História duma família, pág. 90). Santa Teresinha obteve também uma prova que lhe garantiu, como ela suplicou, que seu pai, ao morrer, tinha subido direito ao céu (História duma Alma, Porto, 1931, pág. 159).

Em todas as religiões (Budismo, Xintoísmo, Animismo, Islamismo), encontra-se a convicção de que as almas continuam a viver para além da morte. Assim se explica o culto dos mortos e as ofertas feitas sobre as sepulturas.

C. A razão humana mostra também que temos alma.

1.O nosso corpo é material, ocupa um determinado espaço e determinado tempo. Não pode fugir nem escapar a tais limites. Pela alma, podemos pensar nos séculos passados, dirigir o nosso pensamento para o céu ou para qualquer parte da Terra. Temos idéias espirituais (não materiais), da beleza, do amor, da ciência, da honra, da glória, da virtude. Conseguimos ir para muito longe, no tempo e no espaço, sem que o nosso corpo nos acompanhe. Este poder, em contradição com as limitadas possibilidades da matéria, temos de buscá-lo noutro elemento do nosso ser. E isto o que chamamos alma espiritual.

2. Atormenta-nos a necessidade do infinito, inconciliável também com a limitação que prende a nossa. vida a determinado lugar e a determinada época. Nada de material nos sacia completamente; aquilo que procurávamos, logo que o possuímos, já não nos satisfaz. Buscamos algo para além do mundo material. O animal, farto, fica satisfeito; nós, não. Mesmo depois duma boa refeição, que­remos a honra, a glória, a virtude... Também isto não se explica senão pela presença em nós dum ele­mento não material, que procura um bem não material. Este ele­mento é a alma.

3. Um homem e um cão, ambos com fome, vêem comida. O cão corre infalivelmente para ela; o homem, se fosse só corpo, iria também, mas porque tem alma livre, vai ou não, como quiser.

Pode dizer: não quero a carne, porque não é minha, ou porque me quero mortificar.

4. Quantas vezes a alma leva o corpo para o que ele não gosta ou não quer, por exemplo, para o trabalho, para o cumprimento do dever, para a penitência. Se fôssemos só corpo, nunca nos levantaríamos livremente de madrugada cedo para ir trabalhar ou para a missa, não obede­ceríamos a ordens custosas à nossa natureza carnal, não sujeitaríamos o corpo à penitência. A alma, porque existe, domina o corpo, contradí-lo e impõe-se-lhe.

5. A alma dá vida ao corpo. Como a eletricidade dá o movi­mento à máquina assim também o espírito faz que o corpo esteja vivo.

Quando a sua alma o abandona, deixa de viver e volta à terra. O corpo sem alma está morto.

6. A alma humana é imagem de Deus o ser apresenta alguma semelhança com o seu autor, mas o homem tem parecença especial com Deus por causa da alma. Como Deus, tem o homem inteligência e vontade livre, por isso é capaz de conhecer e ter idéias imateriais e de querer livremente o bem e o mal.

7. A alma é imortal porque é espírito. O espírito, porque não tem matéria, nem partes, não se pode dividir nem corromper; isto é, não pode morrer.

8. Os materialistas dizem que o homem é só corpo ou matéria e que a alma não existe porque nunca a viram, nem tocaram. Tolice rematada! Se a tivessem visto,.tocado ou encontrado, não seria espiritual, mas material. Se não se encontra com os sentidos, encontra-se com o raciocínio. Pensemos

e veremos que há grande diferença entre um animal e um homem. Essa diferença vem da alma espiritual, que o homem possui.

(A Presença nº 202)

Hosted by www.Geocities.ws

1