Dicas para
a prática da castidade
Olá! Não sei se você abriu este link por curiosidade ao encontrar um tema tão “fora de série”, ou se o abriu por estar em uma grande dificuldade espiritual e então ao ler “Dicas para a prática da castidade” na página “Artigos” do site S. Francisco, encontrou algo que estava à procura há um bom tempo. Vou lhe tratar porém, como uma alma que está em busca de algo melhor para si. Afinal, como cristão, é o meu dever dar-lhe ajuda no que for necessário para o seu bem-estar espiritual e por conseqüência, para a salvação da sua alma.
Bem,
castidade, o que é isso? O que vem a ser esta palavra tão combatida,
ridicularizada, mitificada, elogiada, exaltada e atribuída tantos mais
adjetivos? Castidade significa pureza. Significa, portanto um espírito
puro, sem mancha alguma que o possa torná-lo feio. Você pode comparar a
castidade a uma toalha de mesa branca, lavada com o melhor dos detergentes que
existe por aí... E também pode comparar a impureza com uma mancha nojenta
nessa mesma toalha, que por regra de bom gosto, deve estar impecável.
A impureza não é bonita. Por mais que se elogie a
sensualidade de homens e mulheres dos nossos dias, uma pessoa com juízo e razão
não pode afirmar que a prostituição
é “algo maravilhoso”, “recomendável à todas as mulheres da terra”,
assim como a pornografia é algo lindo que deve ser transmitido a todas as
nossas crianças e adolescentes. Nunca a sensualidade foi tão elogiada como nos
nossos dias. Para dizer que uma pessoa tem qualidades físicas, a palavra
“sexy” tem que “obrigatoriamente” ser usada. Ainda mais quando a tal é
famosa...
Estamos
numa sociedade que vive em uma grande contradição. Por um lado fala-se na
prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, da prostituição
infantil, da pedofilia, da gravidez na adolescência. E por outro, ainda que
veladamente, estimula-se a prática de relações sexuais em todos os meios de
comunicação social.
Qual
deve ser a posição de uma alma cristã em vista desse panorama tão triste?
Ficar como “todo mundo”? Ser impura? Entregar-se aos prazeres da carne sem
pensar no que pode acontecer depois? Foi isso que Jesus Cristo nos ensinou?
Jesus é o nosso mestre, nosso modelo e guia. Ele nunca poderia nos aconselhar
uma coisa má. Ele nunca nos recomendaria que apanhássemos uma doença venérea,
ou que participássemos de um ato impuro. Deus nos criou para que O conhecêssemos,
O amássemos, O servíssemos e desta maneira salvássemos nossas almas. Deus não
criou o homem para ser um pecador, mas sim para ser santo!
Infelizmente,
estamos D-I-V-I-D-I-D-O-S. Sabemos conscientemente ou não, que devemos ser
puros. Que devemos estar unidos com Deus. Mas o mundo muitas vezes fala alto e
então deixamos de ouvir a voz divina que nos convida, consola, anima a sermos
santos e então ouvimos a voz do mundo que nos convida para um grande festim
carnal. Depois vem um peso de consciência, uma frustração... E é o que se
pode esperar! O mundo, nunca dá o que promete. E se dá, não corresponde às
nossas expectativas. E ainda que correspondesse, nada dura para sempre...
Bem,
então eu lhe pergunto: o que você acha melhor, ser uma alma pura e receber de
Deus a eterna recompensa que é Ele mesmo, ou ser uma alma impura e por conseqüência
ficar na frustração, infelicidade, com a ameaça da separação de Deus por
toda a eternidade? Você é quem decide a sua própria vida!
Mas
eu acho que você deve ter o espírito de negociante. Não quer perder e tem
amor à sua pele. Por isso vou te dar umas dicas para que você consiga praticar
a pureza de forma exímia!
Primeiro: A pureza é uma graça que se consegue somente através da oração
Jesus disse: “tudo que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos dará.”(Jo 14,14). Pus nesta mesma seção um artigo sobre a oração. Lá você verá que Deus não nos nega nada se for para a nossa santificação. Se pedirmos a Deus a pureza, Ele nos a dará com certeza! Mas é preciso também, que façamos a nossa parte. Como diz santo Agostinho: “ Deus que nos criou sem o nosso auxílio, não nos salvará sem nosso auxílio”. É preciso que nós colaboremos com a obra da salvação de Jesus Cristo. Isto ao nível individual e também coletivo.
Isso
mesmo! Você sabe que a humildade nunca faz mal a ninguém! Mas o que é ser
humilde? Ser humilde é ser verdadeiro! É ver o que realmente somos. É não
pensar que somos tal coisa ou tal outra que não corresponde à realidade. Ou
seja é nos pormos no nosso lugar. Se você se acha uma pessoa auto-suficiente,
que se basta por si própria e que não precisa de nada a não ser de você, terá
poucas chances de ser uma pessoa pura. Você no fundo, se pensa assim, é uma
pessoa egoísta e se acha um deus. Logo você que se auto-idolatra, não negará
nada para si e fará com que tudo lhe venha. Sejam coisas lícitas ou ilícitas.
É aí que a impureza vem! Do contrário, se você for humilde, paciente e ver
que você tem fragilidade, pedirá a Deus a proteção, evitará certas coisas
que lhe fazem mal espiritualmente, mesmo as aparentemente boas, mas que no fundo
são péssimas.
Isto é o óbvio! Se eu quero ser uma pessoa pura, minhas ações devem
ser puras, minhas conversas devem ser puras, meus pensamentos devem ser puros. Não
dá para ser puro e gostar de ler coisas que fazem mal à pureza. Não dá para
ser puro se não guardo meus olhares, evito as conversas más, as cantigas más,
as más companhias. Não dá para ser puro se eu fico um tempão sem que fazer.
A ociosidade é a mãe de todos os vícios, diz o ditado popular. Você pode me
achar um tanto radical. Mas então eu lhe pergunto: existe outra forma? S. Tomás
de Aquino disse que uma gota de graça vale mais que toda a criação do
universo. Ora se a graça é a coisa mais importante que eu posso ter, por que
devo jogá-la fora? Por que devo me descuidar? A impureza é como uma ladra. Vem
quando menos esperamos para nos roubar a graça de Deus. Ora, imagine se você
anda na rua com uma boa quantia de dinheiro. Você não tomará os cuidados para
que os ladrões não roubem esse dinheiro? Claro! Você de forma alguma quer
perder! E a graça de Deus? Não vale infinitamente mais? Por que não se cuidar
então, para estar sempre junto de Deus?
Quarto: meditar nos novíssimos do homem
(morte, juízo, inferno e paraíso)
Os
novíssimos são as últimas coisas que acontecem com um homem. Pense
nisso: Você um dia
vai morrer. Passará por um julgamento onde lhe será dada uma sentença eterna
e imutável. Ou irá para o Céu para ficar junto de Deus durante toda a
eternidade, ou irá fazer companhia a Satanás e a todos os malditos que estão
no Inferno. Você é quem deve escolher. Se escolher a pureza e todas as
virtudes, deverá viver esta escolha. Não adianta, como já falei acima, dizer
para si, que quer a virtude e só viver no pecado. Para viver a graça, depende
só de você. A decisão é sua!
Quinto: exercite-se espiritualmente
Nada
como se exercitar para manter a forma e a saúde. Se ficamos parados, vem a
obesidade, e por conseqüência as doenças do coração, que são as que mais
matam hoje em dia. Pois bem, assim como o corpo precisa se exercitar, a alma,
mais ainda. É necessário sempre fazer um exame de consciência, para sabermos
em que podemos melhorar em determinados pontos de nossas vidas. É necessário
rezar, mas rezar sempre. Porém, isto não significar ficar 24 horas por dia
rezando o Pai nosso. Mas é estar com a mente voltada para aquEle que nos criou.
Ou seja estar consciente que Deus está sempre presente e assim estar com o coração
voltado incessantemente para Ele.
Eu
teria muito para lhe dizer mais. Acredito que disse o essencial para que lhe
possa ajudar. Se precisar de mais ajuda, procure um bom sacerdote da Igreja.
Conte para ele o que se passa e peça-lhe orientação. O demônio detesta ser
descoberto e denunciado. Se você denunciar a sua investida a um bom orientador
espiritual, garanto-lhe que já tem meio caminho andado.
No
mais, que Deus lhe proteja e que faça você ser sempre uma alma pura,
semelhante a Nossa Senhora, que é a Rainha de toda a pureza. Peça a Ela, que
Ela lhe alcançará a graça que procura.