G.E. Brasil ..::

História
Titulos
Torcida
Estádio
TMX ..::
História
Diretoria
Projetos
Fotos
Símbolos
Materiais
Troféus de Guerra
Gritos
Núcleos
Links
Cadastro
Downloads
História do Grêmio Esportivo Brasil - .

1911
No dia 7 de setembro de 1911, era fundado, na cidade de Pelotas, o Grêmio "Sportivo" BRASIL por Salustiano Brito, Dario Feijó (seu primeiro presidente), Manoel Ayres, Antônio Nunes, Miguel Fontes, Raymundo Pinto do Rego e Nicolau Nunes, jovens idealistas que nunca imaginaram que, uma tão modesta agremiação esportiva pudesse alcançar os títulos e glórias que o Brasil conquistou ao longo de sua história, e por certo não pensaram que esta agremiação pudesse mover esta gigantesca e fanática multidão de torcedores através das estradas deste imenso estado acompanhado este querido clube por eles fundado.

O Brasil inicialmente possuia as cores verde e amarelo, mas rapidamente adotou as cores vermelho e preto , iniciando de uma forma modesta, o clube teve uma rápida ascensão conquistando em 1917, 1918 e 1919 o título da cidade, e no mesmo ano de 1919 sagrou-se como o primeiro campeão de futebol do Rio Grande do Sul.

Nos seus primeiros passos o Brasil não possuia campo próprio, sendo seus embates travados, sempre nos campos adversários, mas isto venho a ser resolvido quando o Dr. Augusto Simões Lopes cedeu um campo de sua propriedade próximo a estação férrea, o que valeu ao Xavante o apelido de Time da Estação na época.

Primeiro Jogo.
O primeiro jogo do Brasil foi ainda em 1911 contra o Club Sete de Setembro ( por coincidência este clube possuia no nome a data de fundação do Brasil). E o nosso Xavante não fez feio:

BRASIL 2x2 Club Sete de Setembro

1912
Neste ano houve ouve outros embantes.
S.C. Tiradentes 0 X 3 G.E.BRASIL
G.E. BRASIL 3 x 3 Aymoré F.C.
S.C. Monte Bonito 0 x 3 G.E.BRASIL

1913
Neste ano o Brasil foi convidado a participar do primeiro campeonato de da Liga Pelotense que tinha sido reestruturada em 1912.

1914
Primeira vitória do Brasil no clássico BRA-PEL, no dia 20 de agosto o Brasil goleava o Pelotas pelo placar de 3x0.

1917
O Brasil conquista o seu primeiro citadino, algo que iria se tornar comum.

1918
O Brasil conquista o seu segundo citadino, de forma invicta.

1919

O Brasil conquista o tricampeonato da cidade, novamente de forma invicta.

Campeonato Gaúcho
Em 1919 foi realizado o primeiro campeonato gaúcho de futebol, e o Brasil conquista de forma honrosa este título vencendo o Grêmio PortoAlegrense pelo placar de 5x1, e ainda teve um gol anulado por impedimento.
O Brasil jogou com Franck, Nunes, Ary, Floriano, Rossel, Babá, Farias, Alberto, Proença, Gerlach e Alvariza.

1920
No ano de 1920, a CBD (atual CBF), realizou um torneio de campeões no Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil, reunindo os Campeões estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo, e Rio Grande do Sul, no qual o Brasil tomou parte, infelizmente logrado pela longa viagem e o fator local (O Brasil teve de ir jogar no Rio e em São Paulo ), o time não consegui trazer o titulo desta especie de primeiro campeonato brasileiro.

1921
No ano de seu décimo aniversário o Brasil conquista seu quarto citadino vencendo oito jogos e perdendo apenas um.

1922-1925
Nestes anos não foram realizados citadinos em virtude de uma cissão da Liga Pelotense, ficando os clubes divididos entre duas ligas : A Liga Pelotense e a Associação Desportiva de Amadores.

1926
Neste após a volta da disputa do citadino, novamente o Brasil sagra-se campeão invicto da cidade , e também conquista o regional.

1927
Bicampeonato invicto do Brasil no citadino (já estava ficando monotono), e um fato curioso neste embate foi o fato do Pelotas após estar perdendo para o Brasil por 3x1, RETIRAR-SE de campo, sendo que neste jogo o Brasil conquistou o citadino de forma invicta e por antecipação. Neste mesmo ano o campo do Brasil é vendido ao C.A. Bancario, pelo Dr. Augusto Simões Lopes, ficando o Brasil sem estádio novamente, em virtude deste fato o Brasil adquire um novo terreno, tambem no Bairro Simões Lopes.

1929
Outro campeonato invicto do G.E. Brasil no citadino.
1931
Conquista do Campeonato da cidade.

1937
Campeonato invicto da cidade, com atuações brilhantes do goleiro Chiquinho..

1939
Neste ano o Brasil compra um terreno na rua 13 de Maio (atual Princesa Isabel), para a construção de um novo estádio. Estava surgindo o Estadio Bento Freitas.
1940
Neste ano o sr. Paulo Viola cria um novo distintivo para o Brasil, inspirado em panóplias e brasões espanhõis.

1941
O Brasil volta a conquistar o Campeonato Citadino, e recebe o titulo de campeão regional.


1942
Bicampeonato do citadino.

1943
Inauguração do Estádio Bento Freitas.

1946
Brasil campeão citadino, e campeão regional. Neste ano o Brasil recebe o codnome Xavante, o Brasil disputava contra o Pelotas o titulo da cidade, quem ganhasse o jogo disputado no estádio da Avenida (atual Boca do Lobo), se consagraria campeão da cidade, o Pelotas ganhava do Brasil por 3x0 no primeiro tempo, ainda para complicar mais ainda o Brasil tinha um homem a menos (expulso no primeiro tempo), mas venho o segundo tempo e a raça e a tradição de ser um clube de chegada começava a se firmar, o Brasil vira o jogo por 5x3 e sagra-se campeão, a torcida rubro-negra invade o campo e comemora com os jogadores. Nesta época estava em cartaz na cidade um filme intitulado "A invasão do índios XAVANTES", um reporter da impressa de Pelotas (que era torcedor do Pelotas) fica indignado com a derrota e a invasão dos torcedores do estádio do Pelotas, e tentando depreciar a maravilhosa torcida do Brasil, a qualifica de selvagem, afirmando que os atos realizados por ela pareciam "A invasão dos índios XAVANTES", o tiro sai pela culatra, e hoje o Brasil e sua torcida são conhecidos no Brasil inteiro como XAVANTES.

1948/1949/1950
Tricampeonato do citadino.
1950
O ano de 1950 foi glórioso para o Xavante, que iniciou vencendo a pré-seleção do Uruguai (aquele mesmo Uruguai que venceu a seleção Brasileira em pleno Maracanã, conquistando a Copa do Mundo) pelo placar de 2x1 em pleno Estádio CENTENÁRIO.
Após esta excursão ao Uruguai, o Brasil retorna para Pelotas,onde conquistaria o tricampeonato do citadino invicto.
No returno deste citadino(No primeiro turno deu Brasil 1x0 Pelotas), o Pelotas vencia o Brasil por 3x0, quando no segundo tempo aconteceu a reação Xavante - final de jogo Pelotas 3x4 BRASIL !!!!

1952
O Brasil conquista o primeiro torneio Rio Grande - Pelotas, e volta a conquistar o Campeonato Citadino, novamente de forma invicta.


1953/1954/1955
Tetracampeonato do citadino.

1956
O Brasil realiza a sua famosa excursão as Américas enfrentando os mais poderosos esquadrões deste continente.
Vários fatos históricos aconteceram nesta excursão, entre eles pode-se citar:
- O invicto Olímpia, campeão nacional de 1956, que a 18 anos não perdia para adversários, caiu perante o Xavante Pelotense por 3x2.
- O Brasil mostrou que não existe problema de altitude para Xavantes, venceu o América de Cali pelo placar de 4x0.
1961
Esta década não inicio muito bem para o querido Xavante, em virtude de não ter conquistado nem o campeonato, nem o vice-campeonato da cidade em 1960, o Brasil foi obrigado a disputar a divisão de ascenso do Gauchão no ano de 1961, mas como o Brasil nunca foi time de se abater, a reação aconteceu e o Xavante novamente volta a colecionar titulos, sagra-se campeão da Cidade e Campeão Regional de 1961. E o Brasil não para por aí, conquista também o Campeonato Estadual da 1ª divisão de Profissionais, que foi instituido pela FGF neste ano de 1961 e ainda venceu o Torneio de Classificação, neste torneio o Brasil assegurou o ingresso na divisão de honra em 1962.
Um dos fatos mais marcantes do Torneio de classificação foi o fato da torcida ter feito uma gigantesca excursão para a capital no jogo contra o S.José de Poa, não é de hoje que a torcida do G.E. Brasil, se desloca em verdadeiras caravanas acompanhado o clube, indo como diz no nosso hino "Avante com todo o esquadrão".


O Brasil conquista nestes anos o citadino, e o campeonato do interior

TORCIDA MÁFIA XAVANTE desde 21/07/1991

E-Mail: [email protected]

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1