| Depressão - O Mal do Século
"Ao lado
das diversificadas patologias desesperadoras do momento os fenômenos
psicológicos de desequilíbrio alastram-se incontroláveis". Joanna de
Ângelis
Um transtorno do humor, com
diminuição da atividade geral, levando a sofrimento profundo,
desesperança, falta de fé em Deus, em si mesmo e na vida. Esse é um quadro
da nossa atualidade e que parece-nos, está se tornando bastante comum. Que
seria isso? Alguma nova epidemia? O que está a atingir ao homem, a ponto
de apresentar sinais tão evidentes da sua insatisfação diante da
vida???
A depressão Sua origem? Não se sabe ao
certo. Várias causas são apontadas pelos psiquiatras da atualidade. Os
problemas psicofísicos: herança genética, distúrbios dos
neurotransmissores (substâncias químicas cerebrais), remédios, álcool e
outras substâncias das quais as pessoas abusam, etc, e os problemas
sociais: relacionamento humano (amores), bem como os gerados na sociedade
capitalista onde a criação de necessidades artificiais funciona como força
motriz do homem que passa a sofrer tensões e frustrações podendo resultar
em algum distúrbio mental. Interessante observar que, esses fatos
desencadeiam em algumas pessoas um processo depressivo, mas em outras
não... Por que? Será, então, que não são realmente as causas e sim
efeitos?! Então, onde está a causa real? Ainda é Joanna de Ângelis quem
nos informa: "A conduta moral e mental dos homens, quando cultiva as
emoções da irritabilidade, do ódio, do ciúme, do rancor, das dissipações,
impregna o organismo, o sistema nervoso, com vibrações deletéricas que
bloqueiam áreas por onde se espraia a energia saudável, abrindo campo para
a instalação de enfermidades, graças à proliferação dos agentes viróticos
degenerativos que ali se instalam". Então, podemos afirmar
que a causa está na alma em desarmonia diante da harmonia da criação
divina, manifestação patente do amor do Pai Celestial. No caso dos
deprimidos, há uma rebeldia, uma revolta que gera desdém pela própria
vida; e por isso, muitas vezes tenta ele, dar fim à mesma
suicidando-se. O depressivo apresenta duas características: egoísmo,
por crer que sua dor é a maior do mundo; e agressividade voltada
principalmente contra si mesmo. Não pensam que seus atos irão fazer sofrer
a outras pessoas que o amam, mas que sequer são valorizadas por eles. A
medicina convencional recomenda o tratamento com medicamentos capazes de
contornar rapidamente os sintomas, somado ao acompanhamento
psicoterápico.
O Espiritismo A Doutrina Espírita vai além
da medicação tradicional, pela ótica da Reencarnação, da Lei de Ação e
Reação, e da consciência de que processos obsessivos podem se instalar em
tais situações, convida o homem a tomar conhecimento de si mesmo, para se
melhorar nesta vida e resistir aos arrastamentos do mal (LE
925) Doutrina que veio à Terra para mostrar o futuro do ser como uma
somatória de si mesmo, conquistada a cada instante do seu existir através
dos próprios atos e pensamentos, "conclama o homem para o respeito a Deus,
a si mesmo, ao próximo, a todas as expressões vivas, para aprender a ser
feliz, assim adquirindo a sua plenitude" (Joanna de Ângelis). Não nos
esqueçamos pois de ouvir o chamamento do maior psicoterapeuta que a Terra
conheceu: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos
aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei que sou manso e humilde
de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu
jugo é suave e o meu fardo é leve" (JESUS - Mt, 11:28-30).
(parte
integrante do jornal
Palavra Espírita de Taubaté, Ano IV, No. 45 - matéria de
Marina Ferri)
Mensagens sobre
Depressão |