Depressão - O Mal do Século

"Ao lado das diversificadas patologias desesperadoras do momento os fenômenos psicológicos de desequilíbrio alastram-se incontroláveis".
Joanna de Ângelis

Um transtorno do humor, com diminuição da atividade geral, levando a sofrimento profundo, desesperança, falta de fé em Deus, em si mesmo e na vida. Esse é um quadro da nossa atualidade e que parece-nos, está se tornando bastante comum. Que seria isso? Alguma nova epidemia? O que está a atingir ao homem, a ponto de apresentar sinais tão evidentes da sua insatisfação diante da vida???

A depressão
Sua origem? Não se sabe ao certo. Várias causas são apontadas pelos psiquiatras da atualidade. Os problemas psicofísicos: herança genética, distúrbios dos neurotransmissores (substâncias químicas cerebrais), remédios, álcool e outras substâncias das quais as pessoas abusam, etc, e os problemas sociais: relacionamento humano (amores), bem como os gerados na sociedade capitalista onde a criação de necessidades artificiais funciona como força motriz do homem que passa a sofrer tensões e frustrações podendo resultar em algum distúrbio mental.
Interessante observar que, esses fatos desencadeiam em algumas pessoas um processo depressivo, mas em outras não... Por que? Será, então, que não são realmente as causas e sim efeitos?! Então, onde está a causa real?
Ainda é Joanna de Ângelis quem nos informa: "A conduta moral e mental dos homens, quando cultiva as emoções da irritabilidade, do ódio, do ciúme, do rancor, das dissipações, impregna o organismo, o sistema nervoso, com vibrações deletéricas que bloqueiam áreas por onde se espraia a energia saudável, abrindo campo para a instalação de enfermidades, graças à proliferação dos agentes viróticos degenerativos que ali se instalam".
Então, podemos afirmar que a causa está na alma em desarmonia diante da harmonia da criação divina, manifestação patente do amor do Pai Celestial. No caso dos deprimidos, há uma rebeldia, uma revolta que gera desdém pela própria vida; e por isso, muitas vezes tenta ele, dar fim à mesma suicidando-se.
O depressivo apresenta duas características: egoísmo, por crer que sua dor é a maior do mundo; e agressividade voltada principalmente contra si mesmo. Não pensam que seus atos irão fazer sofrer a outras pessoas que o amam, mas que sequer são valorizadas por eles.
A medicina convencional recomenda o tratamento com medicamentos capazes de contornar rapidamente os sintomas, somado ao acompanhamento psicoterápico.

O Espiritismo
A Doutrina Espírita vai além da medicação tradicional, pela ótica da Reencarnação, da Lei de Ação e Reação, e da consciência de que processos obsessivos podem se instalar em tais situações, convida o homem a tomar conhecimento de si mesmo, para se melhorar nesta vida e resistir aos arrastamentos do mal (LE 925)
Doutrina que veio à Terra para mostrar o futuro do ser como uma somatória de si mesmo, conquistada a cada instante do seu existir através dos próprios atos e pensamentos, "conclama o homem para o respeito a Deus, a si mesmo, ao próximo, a todas as expressões vivas, para aprender a ser feliz, assim adquirindo a sua plenitude" (Joanna de Ângelis).
Não nos esqueçamos pois de ouvir o chamamento do maior psicoterapeuta que a Terra conheceu: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (JESUS - Mt, 11:28-30).

(parte in
tegrante do jornal Palavra Espírita de Taubaté, Ano IV, No. 45 - matéria de Marina Ferri)

Mensagens sobre Depressão

Hosted by www.Geocities.ws

1