|
Emmanuel
"Cada espírito traz em si as
forças ofensivas do mal e os recursos defensivos do bem, na marcha da
evolução".
Maria Dolores em "Dádivas de
Amor"
"Depressão? Alma querida, Se tens apenas
tristeza, Se te sentes indefesa, Contra mágoa e dissabor, Sai de
ti mesma e auxilia Aos que mais sofrem na estrada. A depressão é
curada Pelo trabalho do amor".
Joanna de
Ângelis em "Receitas de Paz"
"A depressão tem a sua
gênese no Espírito, que reencarna com alta dose de culpa, quando renteando
no processo da evolução sob fatores negativos que lhe assinalam a marcha e
de que não resolveu por liberar-se em definitivo. Com a consciência
culpada, sofrendo os gravames que lhe dilaceram a alegria íntima, imprime
nas células os elementos que as desconectam, propiciando, em largo prazo,
o desencadeamento dessa psicose que domina uma centena de milhões de
criaturas na atualidade".
François de Genève em
"O Evangelho segundo o Espiritismo"
"Sabeis porque, às
vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a
considerar amarga a vida? É que o vosso Espírito, aspirando à felicidade e
à liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos
esforços para sair dele. Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no
desânimo e, como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o
abatimento, uma espécie de apatia e vos julgais infelizes". |
Nazareno
Torinho
"A análise da depressão em termos etiológicos é
complexa, e para os terapeutas dessa enfermidade constitui tarefa difícil
saber se o paciente necessita de uma dose de beto-endorfina ou de um
passeio em sedutora estância balneária... Um remédio preventivo, no
entanto, em nosso pensar de leigo, pode e deve ser receitado a todas as
pessoas, inclusive àquelas que ainda não apresentam tendências
depressivas: trabalho caridoso. Nunca vimos ninguém que se dedique, com
real devotamento, a uma atividade de benemerência em favor do próximo,
cair em depressão. Falta-lhe tempo para isso e sobra-lhe o contentamento
de ser útil".
Jaider Rodrigues de
Paulo
"Na dinâmica causal da depressão está o fato de o
ser não identificar o amor de Deus, a paternidade Divina, quando conquista
a possibilidade do livre-arbítrio. Este fato gera um campo gera um campo
energético de insegurança que desperta o egoísmo. Neste movimento
egoísta a pessoa age equivocada, buscando a segurança e, quase sempre,
cria um carma negativo e suas implicações. No caso da depressão, o
egoísmo gera a revolta e a rebeldia que é o núcleo motor do deprimido. O
carma criado na energia da revolta leva ao complexo de culpa e este à
depressão. Assim podemos dizer que a depressão é a expressão da revolta, é
a tristeza deteriorada".
Marco
Prisco
"Saia da crise interior em que você se debate sem
rumo, iniciando, agora, um programa dignificante em favor de você mesmo, e
perceberá que o mundo está miniaturizado em você, sendo você, em razão
disso, uma célula importante do organismo universal que deverá permanecer
sadia a benefício geral. E, conforme asseverou Paulo, 'deteste o mal e
apegue-se ao bem', sempre e
invariavelmente". |