Moderador 18:34:14 pergunta para TODOS Enigma pergunta: Boa tarde, ou boa noite, já nem sei com esse horário de verão! Qual será a sua primeira medida quando tomar posse?
Moderador 18:36:14 Ricardo-27 pergunta: Oi. É um prazer conversar com o senhor. Parabéns pela vitória. Qual é a perspectiva de o senhor concorrer como vice-governador em 2002?
Moderador 18:37:05 Ricardo-27 pergunta: O senhor tinha falado em fazer uma ciclovia pela cidade. Já tem previsão de custo para uma obra dessas? Como aumentar a arrecadação da nossa cidade?
Newton Lima1 18:38:41 Enigma: Serão tres medidas iniciais. A primeira carater estratégico constituir o conselho municipal de desenvolvimento economico para com a presença de representantes dos segmentos da sociedade planejarmos um novo ciclo de crescimento para nossa cidade com geração de emprego e preservaçãp do meio ambienmte. A segunda de carater democrático constitui-se na organização da agenda do governo participativo nos diferentes bairros da nossa cidade. E por fim, a última de carater humanitário, determinar a abertura dos postos de saúda mais cedo para que as pessoas não mais aguardem consulta em pé e ao relento como vem ocorrendo em nossa cidade.
Moderador 18:40:44 kkikko pergunta: Newton, soube que um dos principais problemas da cidade está relacionado aos cemitérios... parece que não têm mais vagas. O que pode ser feito em relação a isso ? As pessoas não podem ficar sem ter onde colocar seus falecidos.
Newton Lima1 18:40:57 Ricardo: Nenhuma. Vou cumprir o mandato de quatro anos como prefeito de São Carlos como me foi conferido. Tenho certeza que o PT despõe de quadros capacitados e preparados para consquistarmos os governos Estadual e Federal, tarefa que ganhou mais concretude a partir do resultado que o PT obteve nestas eleições.
Moderador 18:42:09 estud@nte pergunta: Como fazer para melhorar a segurança na cidade? Tenho um irmão que foi assaltado voltando da universidade e já conheço um monte de gente que está com mais medo hoje do que antes.
Newton Lima1 18:43:43 Ricardo: A ciclovia e outras melhorias urbanas dependem da cituação finnanceira do município. Tudo leva a crer que vou governar a cidade mais individada da região o que pode atrasar a consecução dos nossos planos. O aumento da arrecadação se faz com o aumento da arrecadação e doutra parte temos que implementar um plano de grande austeridade com os gastos públicos para que consigamos sanear as finanças públicas do município.
Newton Lima1 18:46:36 KKiKKo: Estou procurando entender melhor o problema e vou fazer de tudo para que São Carlos não ocupe as manchetes dos principais jornais do país com notícias desagradáveis. Estou desdde já empenhado a encontrar soluções emergenciais e para tanto vou propcurar a direção do aero clube municipal para verificarmos a possibilidade de expanção do cemitário Nossa Senhora do Carmo já que o da Vila Prado se encontra com sua capacidade esgotada.
Moderador 18:47:59 FER AIELLO pergunta: Oi, sou Fernando Aiello estudante de direito da FADISC, fiquei contente pela sua candidatura, gostaria de saber o que o senhor pretende fazer com os bairros mais carentes como a Cidade Aracy e Antenor Garcia, e também sobre os funcionários de alto salário que estão enconstados na prefeitura? Obrigado.
Moderador 18:49:07 Lucy~.~ pergunta: Olá ! Quero saber a respeito do Monopólio que existe na cidade. Em vários setores há grande dificuldade de se `abrir` mais concorrências na cidade, especialmente, gostaria que falasse no caso de SAÚDE, já que há praticamente, apenas um convênio, não nos deixando outras opções. Até que ponto, isto está dentro da lei ? Obrigada !
Newton Lima1 18:53:35 estud@ante: Este é, ccertamente, um dos problemas mais complexos no país como um todo que se agrava cada vez mais em função do aumento da exclusão social e do desemprego. A curto prazo temos que aumentar o efetivo da Guarda Noturna para que ela possa contribuir com a PM no trabalho de prevenção. Em segundo plano é preciso instalar mais postos da Polícia Comunitária, tarefa que só é possível se houver interesse do goverdo do estado a quem cabe a responsabilidade de estabelecer convênnios com as prefeitura municipais neste sentido. A médio e longo prazos os resuyltados vão surgir a partir dos programas sociais que vamos implementar nas áreas de educação, esporte e laser, para que as crianças e jovvens carentes possam deixar de serem atraídas pelo narcotráfico. Melhorias urbanas como iluminação precisam também ser implantadas o que depende de equacionarmos a dívida com a CPFL que hoje ultrapassa a casa dos R$ 4 milhões.
Horácio 18:53:52 reservadamente pergunta para Moderador Sou o Luiz Horacio, estudo Letras na UFSCar e há 2 anos trabalho com o Projeto Madre Cabrini (desde 1984 tira os menores das ruas) . Está muito difícil montar uma escola de Informática no Centro Comunitário, onde funciona o Projeto. Quando as crianças chegam a 13, 14 anos, muitas vezes o trabalho se perde diante da dura realidade dos bairros carentes, e das exigências da vida. A Informática e as portas e atividades por ela abertas poderiam ajudar muito às crianças e principalmente aos pré-adolescentes. Para os jovens ainda seria preciso criar um espaço diferenciado, pois em contato direto com as crianças, estas seriam deslocadas e perderiam o único espaço especial de que dispõem hoje. A nova Administração poderia ajudar neste caso? Terra 18:53:52 reservadamente confirma para Horácio Sua mensagem foi enviada para o moderador da entrevista
Moderador 18:54:29 FER AIELLO pergunta: A respeito das reuniões em bairros, você vai ter reuniões também na Cidade Jardim?
Newton Lima1 18:57:54 FER AIELLO: Quanto aos bairros periféricos, a partir do governo participativo que vamos instalar pela primeira vez na cidade estaremos, em conjunto com a população destes bairros decidindo as prioridades a serem trabalhadas vis-a-vis a disponibilidade orçam,entária em cada ano. Quanto aos cargos de confiança que consideramos existir em número excessivo em São Carlos vamos promover uma drástica redução mo seu quantitativo para que, aqueles que restarem, sejam ocupados de fato com pessoas que trabalhem para o bem do município. No nosso governo vamos acabar com o "cabide-de-emprego".
Moderador 18:58:35 Ricardo-27 pergunta: Dizer que é a cidade mais endividada da região não é um exagero?
Horácio 18:58:36 reservadamente pergunta para Moderador O senhor acha que seria ambicioso demais pensar em implantar já no primeiro ano de governo um sistema de transparência do orçamento pela Internet, em que qualquer cidadão através do computador poderia consultar a conta consolidada e on-line da Prefeitura, e também por Secretarias, podendo ver a origem dos recursos, sua destinação e as despesas e gastos feitos no mês, na semana e até no dia? Terra 18:58:36 reservadamente confirma para Horácio Sua mensagem foi enviada para o moderador da entrevista
Newton Lima1 19:00:27 Lucy~.~: Esta é uma matéria que não diz respeito à prefeitura municipal já que a medicina privada funciona no Brasil por força de legislação superior. O que nos cabe é lutar como gestores do sistema de saúde do município para que as pessoas que não possuem planos privados possam ser condgnamente atendidas na rede municipal e postos de saúde e pela Santa Casa.
Moderador 19:00:41 CA pergunta: Sabemos que a Educacão básica no Município está tendo um resultado muito bom. Gostaria de saber qual a sua opiniào, e como esse tema será tratado em sua gestão.
Newton Lima1 19:02:58 FER AIELLO: As 6 primeira reuniões são pela ordem: Castelo Branco, Cidade AracY, Santa Felícia Jacobucci, Tijuco Preto e Centro. Sem dúvida haverá uma reunião na cidade jardim como nos demais bairros da cidade. Esperamos, logo no início do governo enviar uma carta a todos os munícipes indicando o calendário e os locais das reuniões com o prefeito e sua equipe.
Newton Lima1 19:05:16 Ricardo: Segundo a Prefeitura Municipal São Carlos possui uma dívida de R$ 60 Milhões contra uma arrecadação direta de R$ 90 milhões. Araraquara tem uma dívida de apenas R$ 1 milhão para um orçamento de mesma ordem da nossa cidade. Ribeirão Preto possui uma dívida de R$ 50 milhões e uma arrecadação sete vezes maior. Que lhe parece?
Newton Lima1 19:05:44 CA: Com prioridade máxima.
Horácio 19:05:58 reservadamente pergunta para Moderador Um governo popular como quer o PT poderá encontrar resitências fortes e muitas vezes desleais dos setores conservadores da cidade. Sabendo-se ainda que a Câmara terá maioria formada por partidos de oposição, e que a grande imprensa geralmente tem interesses conflitantes com as políticas populares, pode-se pensar que a nova Prefeitura deverá desenvolver uma política de divulgação, assessoria de imprensa e de Comunicação Social de extrema eficácia e de muito empenho. O senhor está preocupado com este tema? Terra 19:05:58 reservadamente confirma para Horácio Sua mensagem foi enviada para o moderador da entrevista
Moderador 19:07:47 Marco pergunta: É possível implementar tratamento de esgoto no município, nesta gestão, Professor?
Moderador 19:09:05 Horácio pergunta: O senhor acha que seria ambicioso demais pensar em implantar já no primeiro ano de governo um sistema de transparência do orçamento pela Internet, em que qualquer cidadão através do computador poderia consultar a conta consolidada e on-line da Prefeitura, e também por Secretarias, podendo ver a origem dos recursos, sua destinação e as despesas e gastos feitos no mês, na semana e até no dia?
Newton Lima1 19:10:00 Marco: É obrigatório. A CETESB fez com que o atual prefeito assinasse em maio de 2000 um tac-termo de Ajustamento de Conduta para que o município implante sua usina de tratamento até 2004. Espero obter recursos para reduzir significativamente esse prazo em nome da saúde dos nossos córregos.
Moderador 19:10:51 Empresário pergunta: Fala-se muito que nas cidades que o PT governa , o prefeito normalmente traz pessoas que fazem parte da cúpula do PT para ajudar na administração da cidade. Gostaria de saber como vai ser em São carlos, se vai ter pessoas de fora e em quais funções?
Moderador 19:12:08 FER AIELLO pergunta: Como ficará a Área Azul ? Você não acha que já que temos que pagar pela Área Azul, teríamos que ter um tipo de seguro?
Newton Lima1 19:12:13 Horácio: Se depender de nós esse sistema estará implantado o mais rápido possível. Não sei dadas as dificuldades contáveis do município se conseguiremos fazê-lo em 2001 mas, é certo que esse processo estará concluído no curso do nosso governo.
Moderador 19:12:57 Horácio pergunta: Sou o Luiz Horacio, estudo Letras na UFSCar e há 2 anos trabalho com o Projeto Madre Cabrini (desde 1984 tira os menores das ruas) . Está muito difícil montar uma escola de Informática no Centro Comunitário, onde funciona o Projeto. Quando as crianças chegam a 13, 14 anos, muitas vezes o trabalho se perde diante da dura realidade dos bairros carentes, e das exigências da vida. A Informática e as portas e atividades por ela abertas poderiam ajudar muito às crianças e principalmente aos pré-adolescentes. Para os jovens ainda seria preciso criar um espaço diferenciado, pois em contato direto com as crianças, estas seriam deslocadas e perderiam o único espaço especial de que dispõem hoje. A nova Administração poderia ajudar neste caso?
Newton Lima 19:20:09 Empresário: Desculpe a demora. Problemas no PC. Só em casos excepcionais. Uma vez que São Carlos dispõe de quadros extraordinários para dar conta, com seriedade e competência das tarefas que temos pela frente.
Moderador 19:20:35 enio pergunta: Quais suas propostas para o meio ambiente ?
Newton Lima 19:21:56 FER AIELLO: O destino da Área Azul será decido a partir do planejamento urbano integrado que vamos desenvolver para a nossa cidade que há quase trinta anos espera por um plano diretor.
Moderador 19:23:29 Guilherme pergunta: Boa Tarde senhor prefeito!!! Eu gostaria muito de perguntar se o senhor vai ajudar a Santa Casa para acabar com aquelas macas, porque da muita pena ver pessoas de idade internadas em macas.
Newton Lima 19:25:05 Horácio: Vemos esta questão com enorme carinho. Como Vc sabe a vice-prefeita eleita, Rose, que já trabalhou no projeto Madre Cabrine responderá pela Secretaria hojje chamada de Promoção e Bem Estar Social. Por favor encaminhe suas sugestões diretamente a nossa, em breve, vice prefeita. O Padre José Luiz sabe como encontrá-la.
Moderador 19:26:01 Marco pergunta: Há planos de parcerias com a iniciativa privada, professor?
Newton Lima 19:27:34 enio: São tantas que não cabem neste espaço. A diretriz do governo é pensar em todas as políticas públicas pelas lentes da preservação do meio ambviente e da geração de empregos. Nosso entendimento é que, o desenvolvimento da cidade deve ser sustentável o que significa em armonia com o meio ambiente.
Newton Lima 19:29:03 Guilherme: Tenho o mesmo sentimento. O que estiver ao meu alcance estaremos fazendo para que a Santa Casa possa tratar adequadamente todos os pacientes carentes.
Newton Lima 19:30:03 Marco: Sim. Hoje em dia não se vai a lugar algum sem que o poder público pssa associar-se de maneira saudável com ONGs e empresas privadas.
Moderador 19:31:38 gilberto pergunta: o sr.será refém do partido pelo qual foi eleito?
Moderador 19:32:43 O prefeito eleito somente poderá responder a mais 2 perguntas por falta de tempo hábil.
Newton Lima 19:32:47 gilberto: Não. O PT aprendeu com seus erros e entende que, resguardados os princípios e orientações pardidárias, os prefeitos e governadores, governam para a cidade e os estados.
Horácio 19:33:47 reservadamente pergunta para Moderador Apenas como sugestão: O senhor pretende propor às universidades que elas mesmo criem comissões de diálogo permanente com a Prefeitura, a fim de que se aproximem os conhecimentos e a tecnologia de sua aplicação direta no município? A Prefeitura teria interesse em participar dessas comissões setoriais ou gerais, dentro da universidade? Terra 19:33:47 reservadamente confirma para Horácio Sua mensagem foi enviada para o moderador da entrevista
Moderador 19:34:38 Junior pergunta: O Sr. pretende concluir todas as obras iniciadas pelo atual prefeito ?
Newton Lima 19:35:23 Junior: Sim nas medidas das disponibilidades financeiras.
Moderador 19:36:56 Edson pergunta: Quais são as suas principais metas para melhorar a qualidade de vida da população de S. Carlos?
Edson: Não disponho de tempo neste Chat para responder com o respeito que vc merece um pergunta tão abrangente. Penso no entanto, que os projetos que apresentamos durante a campanha eleitoral, como o banco do povo, Renda Mínima Bolsa Escola, e tendo a educação como prioridade máxima e a geração de emprego, saúde e segurança e meio ambiente, como objetos permanente de nossas preocupações, haveremos de melhorar o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano de São Carlos e fazer com que, a Capital da Tecnologia, seja também conhecida como a Capital da Cidadania
Peço desculpas por não ter respondido todas as 90 questões apresentadas. Coloco-me no entanto a disposição para continuarmos este diálogo. Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio recebido nessas eleições que nos permitirão promover a renovação da política são-carlense. Boa noite a todos e obrigado pela participação.