|
Sobre o Domingo
São Justino (165):
´Reunimo´nos todos no dia do sol,
porque é o primeiro dia após o Sábado dos judeus,
mas também o primeiro dia em que Deus, extraindo a matéria
das trevas, criou o mundo e, neste mesmo dia, Jesus Cristo, nosso
Salvador, ressuscitou dentre os mortos´ (Apologia 1,67).
Santo Inácio de Antioquia(107):
Aqueles que vivem segundo a ordem antiga das
coisas voltaram´se para a nova esperança não
mais observando o Sábado, mas sim o dia do Senhor, no qual
a nossa vida é abençoada por ele e por sua morte´
(Carta aos Magnésios 9,1).
SOBRE O BATISMO
Didaquè a Doutrina dos Apóstolos,
n. 30:
´Quanto ao batismo, batizai assim: depois
de terdes ensinado o que precede, batizai em nome do Pai, e do Filho
e do Espírito Santo, em água corrente; se não
existe água corrente, batize´se em outra água.
Se não puder ser em água fria, faze em água
quente. Se não tens bastante, de uma ou de outra, derrama
água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai
e do Filho e do Espírito Santo. Antes do Batismo, jejuem:
o que batiza, o que é batizado e outras pessoas.´
S. Ireneu (140´202):
´Jesus veio salvar a todos os que através
dele nasceram de novo [pelo batismo] de Deus: os recém´nascidos,
os meninos, os jovens, os velhos´.
´O batismo nos concede a graça do
novo nascimento em Deus Pai por meio do seu Filho no Espírito
Santo. Pois os que têm o Espírito de Deus são
conduzidos ao Verbo, isto é, ao Filho; mas o Filho os apresenta
ao Pai, e o Pai lhes concede a incorruptibilidade. Portanto, sem
o Espírito Santo não é possível ver
o Filho de Deus, e, sem o Filho, ninguém pode aproximar´se
do Pai, pois o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento
do Filho de Deus se faz pelo Espírito Santo´. (Dem.
7)
Orígenes bispo de Alexandria (184´285):
´A Igreja recebeu dos Apóstolos
a Tradição de dar o batismo também aos recém´nascidos´.
(Ep. Ad. Rom.LV, 5,9)
S. Cipriano, bispo de Cartago (210´258):
´Do batismo e da graça não
devemos afastar as crianças´.(Carta a Fido)
São Gregório Nazianzeno (330´379),
doutor da Igreja:
´Sepultemo´nos com Cristo pelo Batismo,
para ressuscitarmos com Ele; desçamos com Ele, para sermos
elevados com Ele; subamos novamente com Ele, para sermos glorificados
nele. ´(Or. 40,9)
Santo Hilário (310´367):
´Tudo o que aconteceu com Cristo dá´nos
a conhecer que, depois na imersão na água, o Espírito
Santo voa sobre nós do alto do Céu e que, adotados
pela Voz do Pai, nos tornamos filhos de Deus´. (Mat. 2)
Tradição Apostólica de Hipólito
(Sec.III):
´Batizar´se´ão em primeiro
lugar as crianças, todas aquelas que podem falar por si mesmas,
que falem: quanto às que não podem fazer, os pais
ou alguém de sua família devem falar por elas.´
(La Trad. Apostolique, ed. Botte Munster 1963, pg. 44s).
Santo Agostinho (430):
´As crianças são apresentadas
para receber a graça espiritual, não tanto por aquelas
que as levam nos braços, ... mas sobretudo pela sociedade
universal dos santos e dos fiéis ... é a mãe
Igreja toda, que está presente nos seus santos, a agir, pois
é ela inteira que os gera a todos e a cada um´(Ep.
98,5 PL 33,362).
O Concílio de Cartago (418), que condenou
o pelagianismo, rejeitou a posição ´daqueles
que negam que se devam batizar as crianças recém´nascidas
do seio materno.´
´Também os mais pequeninos que não
tenham ainda podido cometer pessoalmente algum pecado, são
verdadeiramente batizados para a remissão dos pecados, a
fim de que, mediante a regeneração, seja purificado
aquilo que eles têm de nascença´. (Cânon
2, DS,223)
Concílio de Florença (1442):
Exigiu que fosse administrado o batismo aos recém´nascidos
´o mais depressa que se possa fazer comodamente´ (DS.
1349).
Do livro Escola da Fé , do Prof. Felipe
Aquino
(fonte: Felipe
Aquino - www.cleofas.com.br)
Que Deus abençoe a todos!!!
minha
home page
http://planeta.terra.com.br/religiao/agitovemesegueme/jones
|