Mensagens, textos, crônicas...
 
Tempo Livre

Tempo Livre

Por: Jaime WagnerJaime Wagner

Tempo livre não é a mesma coisa que tempo ocioso. Tempo livre é aquele que escolhemos como preencher de acordo com as nossas prioridades. Tempo livre é o tempo do lazer. Mas lazer é ação. É fazer aquilo que se quer fazer. Nossa cultura tende a confundir lazer com ócio. Ócio é não fazer nada, é matar o tempo, distrair-se da realidade, alienar-se. O ócio aliena a pessoa de si mesma e acaba por gerar o tédio. Lazer implica em desenvolver uma atividade livre da pressão da necessidade, mas cujo sentido, significado e finalidade são dados pela própria pessoa. Não se trata apenas de "matar o tempo" mas de preenchê-lo com algo que responda às necessidades de realização da pessoa. Não se trata de distrair-se, mas de fazer algo diferente, com atenção. Este lazer, produtivo e criador, absorve. Nele, a pessoa usa todas as suas energias e, paradoxalmente, se revigora. Ou seja, o verdadeiro lazer é uma forma de preencher o tempo livre de forma produtiva e livre.

Portanto, o trabalho também pode ser lazer. Não aquela forma de trabalho alienado em que se troca tempo (e vida) por dinheiro. Mas o trabalho que dá sentido à vida da pessoa, que desenvolve suas potencialidades, que lhe permite estabelecer vínculos de cooperação com outros. A diferença é só uma questão de postura. Eu creio que a maioria das pessoas hoje em dia, ou pelo menos a maioria dos profissionais, trabalha para sentir-se realizada, para satisfazer sua necessidade de realização e não para satisfazer necessidades de subsistência. Isto é, trabalha por lazer, mas não vê isto. Na verdade, elas poderiam sobreviver com segurança mesmo que perdessem seus empregos. O que elas perderiam, isto sim é o sentido de valor, de missão. E no entanto, se perguntarmos, elas vêem o trabalho como uma imposição necessária à sobrevivência e não à realização pessoal.

Além disso, o lazer moderno tornou-se um produto de consumo. Todo um setor de serviços oferece lazer empacotado, pré-pronto, na forma de distração de consumo rápido, que transforma o lazer em puro ócio. O lazer não é mais desfrutado, mas consumido ansiosamente. São tantas as opções que o afã de lazer estressa tanto quanto o trabalho. E a superficialidade acaba por entediar exigindo cada vez mais doses de distração. Ou seja, este tipo distorcido de lazer torna-se um vício que é avidamente buscado e proporcionado em doses maciças na nossa sociedade.

O que há de comum entre o ócio e o lazer é a ausência da pressão da necessidade. É esta sensação de falta de pressão que muitos chamam de liberdade. Mas isso é apenas uma sensação. Se o tempo livre é consumido pelo ócio, a disponibilidade não se afirma em liberdade, a pessoa não se responsabiliza por nada, não toma cargo da própria vida. Ademais, o ócio é uma atividade isolada e egoísta, enquanto que o uso produtivo do tempo livre reafirma os compromissos espontâneos para com os outros.

É comum referir-se à classe dominante como a classe ociosa. Os gregos desprezavam o trabalho útil como forma de preencher o tempo livre. Porém desprezavam também a dissipação do tempo livre na busca de prazeres. Seu ideal era de que o tempo livre fosse dedicado à reflexão.

Por outro lado, a ética do trabalho, com origem no protestantismo, prega que só o trabalho dá significado e substância à vida de uma pessoa. Não qualquer trabalho, mas o trabalho útil e produtivo. A utilidade passa a ser o valor. Mas, na sociedade capitalista, a medida da utilidade de um serviço ou produto é o quanto estão dispostos a pagar por ele no mercado, o que é de duvidar.

Hoje, cultua-se o mito do ócio como ideal de vida e o trabalho duro como caminho para atingi-lo. Depois de "ganhar a vida" vendendo horas de trabalho, visualiza-se a aposentadoria como um éden de ócio, sem nada para fazer. Em horizontes de tempo mais estreitos, a história se repete. Trabalha-se durante a semana para "viver" no fim de semana. Trabalha-se um ano para "gozar" nas férias. E então, a superficialidade cobra seu preço na forma de tédio. Após algum tempo ocupando-se com distrações, o vazio da falta de sentido torna o tempo livre insuportável.

(fonte: PowerSelf - www.powerself.com.br)

Que Deus abençoe a todos!!!

minha home page
http://planeta.terra.com.br/religiao/agitovemesegueme/jones

 
Oração, meditação, espiritualidade...

Livro de Visitas - Fale Comigo

Hosted by www.Geocities.ws

1