|
Tempo Livre
Por: Jaime WagnerJaime Wagner
Tempo livre não é a mesma coisa
que tempo ocioso. Tempo livre é aquele que escolhemos como
preencher de acordo com as nossas prioridades. Tempo livre é
o tempo do lazer. Mas lazer é ação. É
fazer aquilo que se quer fazer. Nossa cultura tende a confundir
lazer com ócio. Ócio é não fazer nada,
é matar o tempo, distrair-se da realidade, alienar-se. O
ócio aliena a pessoa de si mesma e acaba por gerar o tédio.
Lazer implica em desenvolver uma atividade livre da pressão
da necessidade, mas cujo sentido, significado e finalidade são
dados pela própria pessoa. Não se trata apenas de
"matar o tempo" mas de preenchê-lo com algo que
responda às necessidades de realização da pessoa.
Não se trata de distrair-se, mas de fazer algo diferente,
com atenção. Este lazer, produtivo e criador, absorve.
Nele, a pessoa usa todas as suas energias e, paradoxalmente, se
revigora. Ou seja, o verdadeiro lazer é uma forma de preencher
o tempo livre de forma produtiva e livre.
Portanto, o trabalho também pode ser lazer.
Não aquela forma de trabalho alienado em que se troca tempo
(e vida) por dinheiro. Mas o trabalho que dá sentido à
vida da pessoa, que desenvolve suas potencialidades, que lhe permite
estabelecer vínculos de cooperação com outros.
A diferença é só uma questão de postura.
Eu creio que a maioria das pessoas hoje em dia, ou pelo menos a
maioria dos profissionais, trabalha para sentir-se realizada, para
satisfazer sua necessidade de realização e não
para satisfazer necessidades de subsistência. Isto é,
trabalha por lazer, mas não vê isto. Na verdade, elas
poderiam sobreviver com segurança mesmo que perdessem seus
empregos. O que elas perderiam, isto sim é o sentido de valor,
de missão. E no entanto, se perguntarmos, elas vêem
o trabalho como uma imposição necessária à
sobrevivência e não à realização
pessoal.
Além disso, o lazer moderno tornou-se
um produto de consumo. Todo um setor de serviços oferece
lazer empacotado, pré-pronto, na forma de distração
de consumo rápido, que transforma o lazer em puro ócio.
O lazer não é mais desfrutado, mas consumido ansiosamente.
São tantas as opções que o afã de lazer
estressa tanto quanto o trabalho. E a superficialidade acaba por
entediar exigindo cada vez mais doses de distração.
Ou seja, este tipo distorcido de lazer torna-se um vício
que é avidamente buscado e proporcionado em doses maciças
na nossa sociedade.
O que há de comum entre o ócio
e o lazer é a ausência da pressão da necessidade.
É esta sensação de falta de pressão
que muitos chamam de liberdade. Mas isso é apenas uma sensação.
Se o tempo livre é consumido pelo ócio, a disponibilidade
não se afirma em liberdade, a pessoa não se responsabiliza
por nada, não toma cargo da própria vida. Ademais,
o ócio é uma atividade isolada e egoísta, enquanto
que o uso produtivo do tempo livre reafirma os compromissos espontâneos
para com os outros.
É comum referir-se à classe dominante
como a classe ociosa. Os gregos desprezavam o trabalho útil
como forma de preencher o tempo livre. Porém desprezavam
também a dissipação do tempo livre na busca
de prazeres. Seu ideal era de que o tempo livre fosse dedicado à
reflexão.
Por outro lado, a ética do trabalho, com
origem no protestantismo, prega que só o trabalho dá
significado e substância à vida de uma pessoa. Não
qualquer trabalho, mas o trabalho útil e produtivo. A utilidade
passa a ser o valor. Mas, na sociedade capitalista, a medida da
utilidade de um serviço ou produto é o quanto estão
dispostos a pagar por ele no mercado, o que é de duvidar.
Hoje, cultua-se o mito do ócio como
ideal de vida e o trabalho duro como caminho para atingi-lo. Depois
de "ganhar a vida" vendendo horas de trabalho, visualiza-se
a aposentadoria como um éden de ócio, sem nada para
fazer. Em horizontes de tempo mais estreitos, a história
se repete. Trabalha-se durante a semana para "viver" no
fim de semana. Trabalha-se um ano para "gozar" nas férias.
E então, a superficialidade cobra seu preço na forma
de tédio. Após algum tempo ocupando-se com distrações,
o vazio da falta de sentido torna o tempo livre insuportável.
(fonte: PowerSelf
- www.powerself.com.br)
Que Deus abençoe a todos!!!
minha
home page
http://planeta.terra.com.br/religiao/agitovemesegueme/jones
|