Mensagens, textos, crônicas...
 
Medo, Perda e Culpa

Medo, Perda e Culpa

Só temos medo de duas coisas: da dor e da morte.

Ou poderíamos dizer que só da dor, pois o medo da morte é um caso particular do medo da dor. Porque um tipo particularmente importante de dor é a dor da perda. E perda é a sensação associada ao "fim do prazo" de qualquer coisa. Inclusive de nós mesmos.

A sensação associada à vivência de uma expectativa negativa é chamada medo. A principal função do medo é fazer com que o organismo, por antecipação subjetiva, evite situações objetivas de dor. Mas quando esta antecipação se opera, experimentam-se as sensações subjetivas negativas associadas ao evento que se deseja evitar. Isto é, cada vez que sentimos medo, visualizamos em nossa mente a circunstância que tememos. E isto já causa dor, dor psicológica, por certo, mas por vezes, tão ou mais intensa do que a dor física em si.

Este sofrimento subjetivo está sempre associado a antecipação de uma perda, que por sua vez, pode ser objetiva ou subjetiva.

Tristeza é a vivência da perda, é viver na ausência.

Não há nada de racional no lamento da perda acontecida. Esta perda é irremediável. E o que não tem remédio, remediado está.

Depressão é como chamamos a tristeza psicológica profunda e continuada. Na depressão, nos recusamos a vivenciar o prazer. Vivenciamos apenas a perda da oportunidade do prazer.

A culpa é exatamente isto, o lamento de uma oportunidade ou possibilidade perdida: a oportunidade de não ter errado.

Se o futuro é constituído pelas possibilidades do presente; a possibilidade atemporal, do que poderia ter sido, é o material da culpa. Esta possibilidade não se situa no tempo: não está no passado, porque não foi, não está no futuro e nem no presente porque já não pode ser.

Possibilidade impossível, a culpa é absurda e irracional.

Podemos nos sentir tristes por uma perda objetiva. Esta é uma reação natural e tende a ser temporária. Logo nossa mente é tomada por novas expectativas, por vivências prazenteiras, ganhos que substituem a perda chorada.

Decepção e alívio - a perda do futuro. Perder uma expectativa é perder futuro. Pois o futuro nada mais é do que a soma das nossas expectativas.

A expectativa é sempre uma experiência subjetiva. O que nos confunde e nos leva a dar um caráter de objetividade à expectativa é o seu grau de probabilidade. Quando uma expectativa (ainda subjetiva) é altamente provável dizemos, erradamente, que ela é objetiva. Mas probabilidade, como cálculo matemático, é algo que se deriva da experiência acumulada, mais especificamente da experimentação repetitiva. Ou seja, esta melhor ou pior capacidade de estimar a probabilidade do futuro é um legado do passado.

A perda de uma expectativa ocorre quando a experiência presente não a confirma. A sensaçãoassociada à perda de uma expectativa positiva se chama frustração ou decepção. Esta é uma experiência subjetiva negativa. Por outro lado, quando a experiência não confirma uma expectativa negativa, há uma sensação positiva que se chama alívio. Mas esta perda também pode se operar de uma forma totalmente subjetiva, sem qualquer base na experiência, quando uma expectativa é deixada de lado. Este descarte pode ocorrer subconscientemente por simples esquecimento ou intencional e racionalmente, por cálculo deliberado. O esquecimento ocorre porque a vivência da expectativa é deslocada por outras sensações. Já o processo racional não provoca o esquecimento propriamente dito e geralmente obedece a uma estimativa subjetiva de probabilidades segundo uma cadeia de causa e efeito. A pessoa não esquece a expectativa positiva, mas descarta-a como improvável. E isto se transforma em uma expectativa negativa a respeito do mundo ou de si mesmo.

Quando a experiência objetiva frustra uma expectativa, pode-se:
1) Descartar a expectativa;
2) Distorcer a percepção da experiência, para conformá-la à expectativa;
3) Manter a expectativa e agregar a experiência.

Um tipo particular de loucura é a distorção da percepção da experiência objetiva para aproximá-la da expectativa anterior.

(fonte: PowerSelf - www.powerself.com.br)

Que Deus abençoe a todos!!!

minha home page
http://planeta.terra.com.br/religiao/agitovemesegueme/jones

 
Oração, meditação, espiritualidade...

Livro de Visitas - Fale Comigo

Hosted by www.Geocities.ws

1