|
Des-pré-ocupação
Por: Jaime Wagner
Preocupação significa literalmente
"PRÉ-ocupação", uma ocupação
antecipada da mente.
A preocupação é filha do medo e irmã
da ansiedade. Ela diz sempre respeito ao futuro,
a uma possível experiência negativa que se deseja evitar.
Mas cada vez que pensamos naquilo que nos preocupa,
assistimos a um filmezinho mental
com final infeliz, no qual as consequências negativas que
tememos são antecipadas.
Sempre que a nossa mente é tomada (consciente ou inconscientemente)
por esta visão
futura, nós nos "pré-ocupamos". Como conseqüência,
experimenta-se, em parte, as
sensações negativas associadas ao evento futuro que
se deseja evitar.
Um tipo particular de preocupação
é a preocupação de não esquecer. Esquecer
é uma forma
de perda. Pior, é uma perda involuntária.
Quando anotamos uma ação futura
numa lista que temos o hábito de consultar, podemos nos
"des-pré-ocupar". Quando nossa mente se desocupa
do "o que" fazer, podemos nos dedicar
mais à questão fundamental do "por que"
fazer e à estratégia do "como" fazer para
obter
melhores resultados.
"Os mestres do tempo esvaziam a sua memória
do "quê" em favor do "como" e do "porque".
O "quê" vai para memórias anexas (listas)"
Jean Louis Servan Schreiber
Porém cuidado com o efeito da des-pré-ocupação.
Se você anotar numa folha de papel
qualquer, que você não tem o hábito de consultar,
a despreocupação terá o efeito de
fazê-lo esquecer mais facilmente. Aliás, existe um
provérbio chinês que diz: "Se quiser
esquecer, anote". Aparentemente, isto está em contradição
com o que estamos dizendo.
Poderíamos entender que o conselho chinês nos incita
a não anotar nada. Mas a verdadeira
mensagem que devemos tirar daqui é : tenha um método
para anotar, não anote de qualquer
jeito e em qualquer lugar.
(fonte: PowerSelf
- www.powerself.com.br)
Que Deus abençoe a todos!!!
minha
home page
http://planeta.terra.com.br/religiao/agitovemesegueme/jones
|