|
|
Congregação
das Irmãs de Santa Ana
|
|
|
| PEQUENO
HISTÓRICO:
Era um período difícil para a Itália,
pós Revolução Industrial, muita
pobreza, injustiças e muitas doenças
castigavam as pessoas mais pobres desse tempo.
A Educação para os pobres era precária,
somente os ricos tinham acesso a uma boa Educação.
Muitas crianças viviam nas ruas, enquanto seus
pais trabalhavam até 14 horas por dia para
sustentar a família.
Foi dentro dessa realidade que em 1834, em Turim -
Itália teve início a Congregação
das Irmãs de Santa Ana, fundadas por um casal
de leigos: Carlos Tancredi di Barolo e Júlia
Colbert di Barolo.
OS
FUNDADORES:
As
Irmãs de Santa Ana nasceram da generosidade
e sensibilidade de dois bons corações,
que além de se amarem muito, amavam a Deus
e todos aqueles que eram abandonados pela sociedade.
" Ele: Carlos Tancredi di Barolo, homem muito
culto, vivia no meio da nobreza, foi prefeito da cidade
de Turim.
Ela: Júlia Colbert de Barolo era francesa e
tinha muito desejo de ajudar os pobres.
Casal nobre, não tiveram a graça de
ter seus próprios filhos. Diante disso não
desanimaram, tornaram-se pai e mãe espiritualmente
educando e cuidando daqueles que eram excluídos
e marginalizados, pois tinham uma grande sensibilidade
pela situação social e eclesial da cidade.
Eles rezavam muito e meditavam a Palavra de Deus e
foi assim que ouviram o apelo de Deus através
da frase: "Deixai vir a mim as criancinhas..."
.
Decidiram acolher no seu palácio as crianças
de rua. Porém a missão era muito grande
e foi assim que nasceu Congregação das
Irmãs de Santa Ana para continuar o sonho deles
de trabalhar na Educação dos mais pobres.
|
|
FUNDADORES
CARLOS E JULIA
|
|
 |
 |
|
| |
|
Julia
Colbert Barolo hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhCarlos
de Barolo
1934 / Brasil - 1976
"Fez
o bem a muitos e gostaria muito de fazê-lo a todos."
No tempo da Revolução Industrial (séc.
XIX) diante da pobreza e abandono de tantos, em especial
de crianças, adolescentes e jovens, um casal se
aproxima, vê a realidade e movidos pela compaixão,
se colocam a serviço da vida. Fundam as Irmãs
de Santa Ana para darem continuidade às suas obras
educativas.
|
ORAÇÃO
DOS FUNDADORES
Deus
nosso Pai, te damos Graças
porque com o teu Espírito
doou à Igreja nos cônjuges Carlos Tancredi
e Júlia de Barolo
em exemplo sublime de perfeição cristã.
O seu amor esponsal
vivificado pela fé e sustentado pela oração,
levou-os a fazer de seus bens
um dom de caridade ao próximo,
especialmente no campo da educação
das jovens gerações.
Te pedimos agora,
pela intercessão de ambos,
conceder-nos a graça... da qual temos necessidade,
e faz com que brevemente
possamos ver reconhecida a santidade deles,
para que possamos invocá-los como nossos
protetores
e imita-los como modelos de vida evangélica.
Por Cristo nosso Senhor. Amém.
+Cardeal
Severino Poletto
Arcebispo de Turim
| |
|