| |
|
.
Jesus
promete outro Consolador (João 14, vs. 16-31)
"E eu rogarei ao Pai e ele lhes dará outro
CONSOLADOR, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da
Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas
vocês o conhecem, porque ele habita em vocês e com vocês estará!..."
Não os deixarei órfãos, voltarei para vocês outros... Ainda por um
pouco e o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão; porque eu vivo,
vocês também viverão! E naquele dia reconhecerão que eu estou em meu Pai e
vocês em mim e eu, em vocês!... Aquele que tem meus mandamentos e os
guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai,
e eu também o amarei e me manifestarei a ele! Disse-lhe Judas, não o
Iscariotes: - De onde procede, Senhor, que você está para manifestar-se
a nós e não ao mundo? Respondeu Jesus: - Se alguém me ama, guardará
a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele
morada! Mas quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra
que estão ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou!... Isto lhes
tenho dito, estando ainda com vocês; mas O CONSOLADOR, o Espírito Santo, a
quem o Pai enviará em meu nome, este lhes ensinará todas as coisas e lhes
fará lembrar de tudo o que lhes tenho dito!... Deixo-lhes a paz, a
minha paz lhes dou; não a dou como a dá o mundo... Não se turbe os
seus corações, nem se atemorizem! Ouviram o que eu lhes disse: Vou, e
volto para junto de vocês. Se me amassem, se alegrariam de que eu vá para
o Pai, porque o Pai é maior que eu!... Isto eu lhes digo agora, antes que
aconteça, para que, quando acontecer, vocês possam crer!... Já não
falarei muito com vocês, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem
em mim; contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e
que faço como o Pai me ordenou... Mas levantem-se, e nos vamos daqui.
A
videira e os ramos (João 15, vs. 1-27)
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor! Todo
ramo que, estando em mim não der fruto, ele o corta; e todo o que dá
fruto, limpa para que dê mais fruto ainda!... Vocês já estão limpos,
pela palavra que lhes tenho falado... Permaneçam em mim, e eu permanecerei
em vocês! Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não
permanecer na videira; assim nem vocês o podem dar, se não permanecerem em
mim!... Eu sou a videira, vocês os ramos! Quem permanece em mim, e eu,
nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada poderá fazer... E se alguém
não permanecer em mim, será lançado fora a semelhança do ramo, e secará; e
o apanham então, e o lançam no fogo e o queimam!... Se permanecerem em
mim e as minhas palavras permanecerem em vocês, poderão pedir o que
quiserem, e lhes será feito! Nisto é glorificado meu Pai, em que dêem
muitos frutos; e assim eu os tornarei meus discípulos!... Como meu Pai
me amou, também eu os amei; permaneçam no meu amor! Se guardarem os
meus mandamentos, permanecerão no meu amor; assim como também eu tenho
guardado os mandamentos de meu Pai, e no seu amor permaneço! Tenho-lhes
dito estas coisas para que meu gozo esteja em vocês, e o seu gozo seja
completo!... O meu mandamento é este, que se amem uns aos outros, assim
como eu os amei! E ninguém tem amor maior que este: de dar alguém a
própria vida em favor de seus amigos!... Vocês são meus amigos, se
fazem o que eu lhes mando... Já não os chamo de servos, porque o servo
não sabe o que faz seu senhor; mas eu tenho os chamado amigos, porque tudo
quanto ouvi de meu Pai lhes tenho dado a conhecer!... Não foram vocês
que me escolheram a mim; pelo contrário, eu os escolhi e os designei para
que sigam e dêem frutos, e o seu fruto permaneça; a fim de que tudo quanto
pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes possa conceder!... Isto eu mando,
que se amem uns aos outros! Se o mundo os odeia, saibam que, primeiro
do que a vocês, odiou a mim!... Se vocês fossem do mundo, o mundo
amaria o que é seu; como, todavia, não são do mundo, pelo contrário dele
os escolhi, por isso o mundo os odeia... Lembrem-se da palavra que eu
lhes disse: não é o servo maior do que seu senhor! Se me perseguiram a
mim, também perseguirão à vocês; se guardarem a minha palavra, também
guardarão a sua... Tudo isso, porém, lhes farão por causa de meu nome,
porquanto não conhecem aquele que me enviou!... Se eu não viesse, nem lhes
houvesse falado, pecado não teriam; mas agora não tem desculpa de seu
pecado! Quem me odeia, odeia também a meu Pai... Se eu não tivesse
feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam;
mas agora não somente tem eles visto, mas também odiado, tanto a mim como
a meu Pai!... Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na
sua lei: "Odiaram-me sem motivo." (Salmos, 35 v.19) Quando, porém,
vier O CONSOLADOR, que eu lhes enviarei da parte do PAI, O ESPÍRITO DA
VERDADE, que dele procede, este dará testemunho de mim; e vocês também
testemunharão, porque estão comigo desde o princípio!...
A missão
do Consolador (João 16, vs. 1-24)
Tenho-lhes dito estas coisas para que não se
escandalizem!... Eles os expulsarão das Sinagogas; mas vem a hora em
que todo aquele que lhes matar, julgará com isso tributar culto a
Deus! Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim... Ora, estas
coisas lhes tenho dito para que, quando a hora chegar, vocês se recordem
de que eu lhes disse estas coisas... Não as lhes disse desde o princípio,
porque eu estava com vocês... Mas agora vou para junto daquele que me
enviou, e nenhum de vocês me pergunta: Para onde vai? Pelo contrário,
porque eu lhes tenho dito estas coisas, a tristeza encheu os seus
corações!... Mas eu lhes digo a verdade: Convém-lhes que eu vá, porque
se eu não for, O CONSOLADOR não virá para vocês outros; se, porém, eu for,
eu o enviarei! Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça
e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou
para o Pai e não me verão mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já
está julgado!...
"Tenho
ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora;
quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele os guiará a toda
verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver
ouvido, e lhes anunciará as coisas que hão de
vir!"
Ele me
glorificará porque há de receber do que é meu, e há de anunciar isto à
vocês!... Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que lhes disse que há
de receber do que é meu e à vocês há de anunciar... Um pouco, e não
mais me verão; outra vez um pouco, e poderão me ver!..." Então alguns
de seus discípulos disseram uns aos outros: - Que vem a ser isto que
nos diz: Um pouco e não mais me verão e outra vez um pouco e poderão me
ver; e: Vou para o Pai?" E diziam, pois: - Que vem a ser esse - um
pouco? Não compreendemos o que quer dizer! Percebendo, Jesus, que
desejavam interrogá-lo, perguntou-lhes: - Indagam entre vocês a
respeito disto que eu lhes disse: Um pouco e não mais me verão e outra vez
um pouco e poderão me ver? Em verdade, em verdade lhes digo que chorarão e
se lamentarão, e o mundo se alegrará; vocês ficarão tristes, mas a sua
tristeza se converterá em alegria!... A mulher quando está para dar à
luz, tem tristeza, porque sua hora é chegada; mas depois de nascido o
menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao
mundo um homem! Assim também agora vocês tem tristeza: mas outra vez os
verei, os seus corações se alegrarão e a sua alegria ninguém poderá
tirar!... Naquele dia nada me perguntarão... Em verdade, em verdade
lhes digo, se pedirem alguma coisa ao Pai, ele a concederá em meu
nome! Até agora nada vocês tem pedido em meu nome: peçam e receberão,
para que a alegria de vocês seja completa!...
Palavras
de despedida (João 16, vs. 25-33)
Estas coisas lhes tenho dito por meio de figuras; vem a
hora quando não lhes falarei por meio de comparações, mas lhes falarei
claramente a respeito do Pai! Naquele dia pedirão em meu nome; e não lhes
digo que rogarei ao Pai por vocês... Porque o próprio Pai os ama, visto
que me tem amado e tem acreditado que eu vim da parte de Deus!... Vim
do Pai e entrei no mundo; todavia deixo o mundo e vou para o
Pai!... Disseram os seus discípulos: - Agora você fala claramente e
não emprega nenhuma figura!... Agora vemos que sabe todas as coisas, e não
precisa de que alguém lhe pergunte; por isso cremos que de fato você veio
de Deus... Respondeu-lhes Jesus: - Crêem agora? Eis que vem a hora e
já é chegada, em que serão dispersos, cada um para sua casa, e me deixarão
só; contudo não estou só porque o Pai está comigo!... Estas coisas lhes
tenho dito para que tenham paz em mim!... No mundo passam por aflições;
mas tenham bom ânimo, eu venci o mundo!" - Jesus.
Veja Applet no TOPO
.
HOMEPAGE
.
|
|