|
Espionar
sempre foi uma atividade comum para o governo dos EUA. Com certeza você já
ouviu falar em FBI (Polícia Federal) e principalmente na CIA
(Agência Central de Segurança). Mas o que você não sabe, é que existe uma
outra agência utra-secreta que quase ninguém sabe ao certo qual o seu
papel no intrincado mundo da espionagem. A Agência Nacional de Segurança
(NSA), que criou o Echelon, surgiu após a Segunda Guerra Mundial no
contexto da guerra fria, com o objetivo de espionar eletronicamente o
Bloco Socialista. Inicialmente, a interceptação das mensagens era
realizada por operadores humanos e equipamentos rudes, visto que, o mundo
ainda não tinha entrado na Era Espacial, e as comunicações de longa
distância eram efetuadas por estações de rádio de alta freqüência. Logo, a
NSA percebeu que a análise de milhares de dados analógicos por seres
humanos era extremamente ineficiente e caro, além de oferecer o risco
iminente de vazamento das informações interceptadas e das atividades da
NSA.
Em 1960, EUA, Grã-Bretanha,
Austrália, Canadá e Nova Zelândia, assinaram o pacto EUARU, fazendo
parceria com Hong Konk, Formosa, Gibraltar, Bermudas, Turquia, Itália,
Espanha, Alemanha, Áustria e Irã. Com isso entrou em operação uma
nova rede de espionagem eletrônica muito mais abrangente e
sofisticada.
Mas foi no início da década dos 70,
com a revolução tecnológica, que o Echelon ganhou o espaço sideral,com o
lançamento de vários satélites de espionagem, extremamente produtivos
eficientes e confiáveis. Porém, a quantidade de informações captadas era
muito grande e estava além da capacidade humana de analisar e processar
tais informações, posto que, além de voz, os satélites também
interceptavam dados captados de todo o planeta. Por isso, em meados dos
anos 80, já na fase II, o Echelon substitui de vez os operadores humanos,
colocando em prática o Dictionary; um gigantesco banco de dados com
palavras-chave, termos e expressões idiomáticas de todos os idiomas
e principais dialetos do mundo. O sofisticado Dictionary conta inclusive com
uma versão portátil (Laptop), conhecida por “Oratory”.
Na verdade, o Echelon é um sistema
eletrônico internacional que dispõe de procedimentos ilegais para
interceptar mensagens sigilosas ou não que circulam aos milhões todos os
dias no mundo. O Echelon, administrado por EUA e Reino Unido, é capaz de
interceptar qualquer comunicação via satélite e/ou estação de rádio de
alta freqüência. Essas estações ainda continuam sendo largamente
utilizadas em todo o mundo, inclusive nas comunicações telefônicas da sua
cidade. Portanto, fique sabendo que o Echelon pode invadir a privacidade
das suas comunicações eletrônicas. Se você assistiu “Inimigo de Estado”,
sabe muito bem do que eu estou falando. Todo aquele aparato de espionagem
eletrônica que você viu no filme (mesmo com a extravagância hollyodiana),
está bem próximo da verdade.
Marco Carvalho,
30/11/2000 atualizado em 25/01/2006
próximo texto
|