|
|
|
Anfetaminas As anfetaminas
são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é,
fazem o cérebro trabalhar depressa, deixando as pessoas mais
"acesas", "ligadas" com "menos sono",
"elétricas", etc. É chamada de rebite principalmente
entre os motoristas que precisam dirigir durante várias horas seguidas
sem descanso, a fim de cumprir prazos pré-determinados. Também é
conhecida como bolinha por estudantes que passam noites inteiras
estudando, ou por pessoas que costumam fazer regimes de emagrecimento sem
o acompanhamento médico. Efeitos no cérebro As anfetaminas
agem de uma maneira ampla afetando vários comportamentos do ser humano. A
pessoa sob sua ação tem insônia (isto é, fica com menos sono) inapetência
(ou seja, perde o apetite), sente-se cheia de energia e fala mais rápido
ficando "ligada". Assim, o motorista que toma o "rebite";
para não dormir, o estudante que ingere "bolinha"; para
varar a noite estudando, um gordinho que as engole regularmente para
emagrecer ou ainda uma pessoa que se injeta com uma ampola de Pervitin ou
com comprimidos dissolvidos em água para ficar "ligadão" ou
ter um "baque" estão na realidade tomando drogas anfetamínicas.
A pessoa que toma anfetaminas é capaz de executar uma atividade qualquer
por mais tempo, sentindo menos cansaço. Este só aparece horas mais tarde
quando a droga já se foi do organismo; se nova dose é tomada as energias
voltam embora com menos intensidade. De qualquer maneira as anfetaminas
fazem com que um organismo reaja acima de suas capacidades exercendo esforços
excessivos, o que logicamente é prejudicial para a saúde. E o pior é
que a pessoa ao parar de tomar sente uma grande falta de energia (astenia)
ficando bastante deprimida, o que também é prejudicial, pois não
consegue nem realizar as tarefas que normalmente fazia antes do uso dessas
drogas. Efeitos no resto do corpo As anfetaminas não exercem somente efeitos no cérebro. Assim, agem na pupila dos nossos olhos produzindo uma dilatação (o que em medicina se chama midríase); este efeito é prejudicial para os motoristas, pois à noite ficam mais ofuscados pelos faróis dos carros em direção contrária. Elas também causam um aumento do número de batimentos do coração (o que se chama taquicardia) e um aumento da pressão sangüínea. Aqui também podem haver sérios prejuízos à saúde das pessoas que já têm problemas cardíacos ou de pressão, que façam uso prolongado dessas drogas sem o acompanhamento médico, ou ainda que se utilizarem de doses excessivas.
|