|
|
|
|
|
Jornal de opiniões sobre
São Tomé e Príncipe
Edição Nº: 6 – 04 de Outubro de 2002
|
|
|
|
|
 |
BOA SORTE MARIA
MARIA
DAS NEVES É A ESCOLHA CERTA DO MLSTP.
UM NOVO COMEÇO PARA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, OU O ÚLTIMO
GOVERNO DE INICIATIVA PRESIDENCIAL DE FRADIQUE DE MENEZES?
TUDO PASSA AGORA PELA
REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO, PARA QUE OS GOVERNOS POSSAM GOVERNAR.
FALTAM 326
DIAS, PARA FRADIQUE MUDAR O PAÍS OU... DEMITIR-SE.
___________________ Pedro Baptista _____________________
A escolha por parte do MLSTP de Maria das Neves
para chefiar este novo Governo peca por tardia. Escondida no último ano na
pasta do turismo, mas sem turistas, Maria das Neves é agora a líder que poderá
combater a anarquia instalada. O Governo, e em particular a talentosa primeira ministra de STP, têm de enfrentar com confiança no
futuro, o principal problema que enfraquece e neutraliza o Estado e as
Instituições Sãotomenses e por impulso o Governo, a
REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO.
Acabaram-se as desculpas. A partir de agora não há
mais álibis. Quem define as políticas é o Governo e não o Presidente da Républica, que insiste em presidir sem excepção, a todos os
conselhos de ministros. Quem faz o orçamento é o Governo, e quem vai aprovar
são os partidos na Assembleia Nacional.
O Governo governa e a Assembleia legisla e aprova
ou chumba as leis do País. É assim em democracia. O Presidente da Républica, Fradique de Menezes,
perante o agravamento da situação económica em que o País se encontra, em
resultado da galhofa que foi a gestão presidencial/pessoal neste último ano,
com todos os indicadores a darem sinais claros de que é preciso tomar medidas
urgentes para se inverter a situação. Fradique de
Menezes deve afastar-se de criar oposição a uma revisão da Constituição da Républica Democrática de São Tomé e Príncipe, que reduza os
poderes constitucionais do presidente da républica e
os entregue á assmbleia nacional, aos deputados e aos
ministros do governo eleito pelo povo, isto se ainda ambiciona ficar na
história contemporânea de STP. É tempo de contrariar este desperdício
inaceitável, que há mais de 20 anos consome todos os investimentos públicos e
privados em STP. Este desperdício tem um nome perfeitamente identificado: - Governos
de Iniciativa Presidencial.
Esperemos que Fradique de
Menezes tenha retido alguma coisa com os sinais das últimas semanas.
Quando a balança da justiça social pende para os
mais fortes, estamos a caminhar para a farsa, e aí a democracia encarrega-se
pelos meios á sua disposição de repôr
a autoridade do Estado, mais cedo ou ...... mais tarde.
