Todo mundo já viu uma ilusão de óptica,
você jura de pé junto que a imagem a sua frente é
real. Afinal você a vê e isso parece prova suficiente. Entretanto
nossos sentidos não são apurados o suficiente para serem
provas do que é real. Precisamos, para chegar a verdade, submeter
nossos sentidos e sentimentos à lógica, que é como
um óculos que desfaz as ilusões.
Quantas vezes você já não esteve
com a verdade bem debaixo do seu nariz, mas não conseguiu percebê-la?
Sempre que isso acontece é por que estávamos olhando para
o lado errado das coisas ou de olhos fechados, como num número
de mágica. No show o mágico executa muitas vezes um truque
e coloca ao redor outros elementos que nos desviam a atenção.
Existe a assistente que está presente em todos os truques, mas
que em parte deles é dispensável, muitas luzes e fumaça,
movimentos desnecessários, olhamos sempre para onde o truque não
ocorre e por isso somos enganados. Logo na vida, como na mágica,
para não sermos ludibriados, temos que olhar sempre para onde o
truque ocorre, para o essencial e não para o que tende a nos tirar
a atenção, os sentimentos.
Temos que nos guiar muitas vezes pela razão para
chegar à realidade. Se você já esteve muito grato
à alguém, é por que essa pessoa realizou algo muito
útil a você. Entretanto não se pode tê-la como
de confiança, só por isso. Às vezes, se você
deixa de lado todo esse aspecto emocional, chega a conclusões de
que a pessoa lucrou bastante te ajudando, havia muito interesse dela na
ajuda, o que para você foi um gesto grandioso, prova de que ela
se importa talvez para ela seja um mero detalhe. Portanto sua gratidão
não deve se exceder. Por outro lado você talvez não
dê valor a pessoa que sempre está do seu lado, não
muito prestativa, pois nem sempre tem a solução, mas todas
às vezes que você precisou ela esteve disposta a doar muito
de si para resolver seus problemas. Por você lutou mesmo sabendo
que perderia e que às vezes foi aquela que indicou a pessoa que
resolveria seus problemas e a quem você se tornaria tão grato.
Talvez esse ser mereça ter mais consideração, já
que ele é muito importante para você mesmo que isso não
seja evidente.
Em uma visão machadiana, todos se movem por interesses
pessoais, e chega-se a conclusão que ninguém merece gratidão,
pois o tempo todo defendiam motivações próprias,
na minha visão isso é verdade em geral, mas a exceção
seria as pessoas das quais você sempre julgou saber os interesses.
Aqueles que você sabe que estão te ajudando, pois estão
apaixonados por você, querem ganhar pontos, os amigos que estão
à espreita te ajudando a vencer, pois quando você estiver
poderoso retribuirá e casos similares... Mas os que nunca receberam
nada, nem exigiriam por suas “boas ações” e
continuam sempre a seu lado, esses devem realmente se importar com você
e é por isso lhe ajudam.
Vista os óculos do pensamento exato, enxergue
as coisas como elas são. Tenha tato e paciência para ver
que até mesmo uma pessoa que se opõe a seus planos pode
estar a seu favor, já que é você que está prestes
a cometer uma grande burrada e não percebe. Não pense que
apenas por que ela te enfurece, ela seja ruim. Com certeza, apenas pensar,
lhe dá uma visão de mundo um bocado mais fria, porém
enxergando melhor você evita os tropeços da vida.