Óculos

por Samuel

Todo mundo já viu uma ilusão de óptica, você jura de pé junto que a imagem a sua frente é real. Afinal você a vê e isso parece prova suficiente. Entretanto nossos sentidos não são apurados o suficiente para serem provas do que é real. Precisamos, para chegar a verdade, submeter nossos sentidos e sentimentos à lógica, que é como um óculos que desfaz as ilusões.

Quantas vezes você já não esteve com a verdade bem debaixo do seu nariz, mas não conseguiu percebê-la? Sempre que isso acontece é por que estávamos olhando para o lado errado das coisas ou de olhos fechados, como num número de mágica. No show o mágico executa muitas vezes um truque e coloca ao redor outros elementos que nos desviam a atenção. Existe a assistente que está presente em todos os truques, mas que em parte deles é dispensável, muitas luzes e fumaça, movimentos desnecessários, olhamos sempre para onde o truque não ocorre e por isso somos enganados. Logo na vida, como na mágica, para não sermos ludibriados, temos que olhar sempre para onde o truque ocorre, para o essencial e não para o que tende a nos tirar a atenção, os sentimentos.

Temos que nos guiar muitas vezes pela razão para chegar à realidade. Se você já esteve muito grato à alguém, é por que essa pessoa realizou algo muito útil a você. Entretanto não se pode tê-la como de confiança, só por isso. Às vezes, se você deixa de lado todo esse aspecto emocional, chega a conclusões de que a pessoa lucrou bastante te ajudando, havia muito interesse dela na ajuda, o que para você foi um gesto grandioso, prova de que ela se importa talvez para ela seja um mero detalhe. Portanto sua gratidão não deve se exceder. Por outro lado você talvez não dê valor a pessoa que sempre está do seu lado, não muito prestativa, pois nem sempre tem a solução, mas todas às vezes que você precisou ela esteve disposta a doar muito de si para resolver seus problemas. Por você lutou mesmo sabendo que perderia e que às vezes foi aquela que indicou a pessoa que resolveria seus problemas e a quem você se tornaria tão grato. Talvez esse ser mereça ter mais consideração, já que ele é muito importante para você mesmo que isso não seja evidente.

Em uma visão machadiana, todos se movem por interesses pessoais, e chega-se a conclusão que ninguém merece gratidão, pois o tempo todo defendiam motivações próprias, na minha visão isso é verdade em geral, mas a exceção seria as pessoas das quais você sempre julgou saber os interesses. Aqueles que você sabe que estão te ajudando, pois estão apaixonados por você, querem ganhar pontos, os amigos que estão à espreita te ajudando a vencer, pois quando você estiver poderoso retribuirá e casos similares... Mas os que nunca receberam nada, nem exigiriam por suas “boas ações” e continuam sempre a seu lado, esses devem realmente se importar com você e é por isso lhe ajudam.

Vista os óculos do pensamento exato, enxergue as coisas como elas são. Tenha tato e paciência para ver que até mesmo uma pessoa que se opõe a seus planos pode estar a seu favor, já que é você que está prestes a cometer uma grande burrada e não percebe. Não pense que apenas por que ela te enfurece, ela seja ruim. Com certeza, apenas pensar, lhe dá uma visão de mundo um bocado mais fria, porém enxergando melhor você evita os tropeços da vida.


 
 

|Estudo Mestre® - by Pati & Camargo|

Hosted by www.Geocities.ws

1