Sabe aquele ditado que diz que há sempre uma
luz no fim do túnel? Pois é, com a paixão as coisas
acontecem ao contrário. A luz está no começo do túnel,
ou seja, no começo da paixão.
É o seguinte, ninguém sabe ao certo como
ou por que surge uma paixão, o fato é que uma hora você
é obrigado a admitir que está apaixonado. Esse momento não
marca o começo da paixão, marca apenas a hora que você
passou a reconhecê-la. Mas se você investigar os motivos pelo
qual se apaixonou, vai achar muitas respostas: “ele é tão
lindo, tão simpático, tão gentil, tão amável,
tão perfeito...”. Isso claro para os seus olhos apaixonados...
O fato é que você tem motivos lógicos para gostar
dessa pessoa, seja porque ela te faz sentir bem, ou porque ela tem inúmeras
qualidades. Isso porque você é o centro do seu universo e
você só se sensibilizará com uma pessoa que tenha
a lhe oferecer algum benefício, já que é você
que exerce controle sobre o seu mundo. E esse é o momento de luz
ao qual eu me referi, o momento em que as coisas ainda possuem sua lógica.
E ai começa a paixão, ou mesmo o amor, e depois disso, não
queira mais procurar a lógica cartesiana para explicar qualquer
coisa, porque nesse instante você entra em um túnel e esse
é escuro e sombrio. Talvez seja daí que vem aquele outro
ditado de que o amor é cego. É porque ele está dentro
do túnel e não tem como enxergar. No momento em que você
entra nessa, o centro do seu universo muda para a pessoa amada e você
perde completamente o controle sobre a sua vida...
O tempo passa... A situação muda... O
motivo pelo qual nos fez gostar de tal pessoa não existe mais,
só que isso não muda seus sentimentos pela mesma. Se nesse
momento você se perguntar porque gosta dessa pessoa, você
certamente responderá “porque eu gosto, porque é mais
forte que eu”, viu? Não tem mais lógica. Porque quando
você está apaixonado, você deixa de ser racional. Até
que você acaba convencido pelos seus amigos e pelo seu próprio
cérebro (que apesar de enrustido pelo seu coração,
uma hora tende por se pronunciar) de que você precisa sair dessa.
E aí, você começa a caminhar rumo ao fim do túnel
e só quando você sair dele definitivamente é que você
conseguirá enxergar as coisas com clareza novamente. Você
passa a ver a pessoa como ela realmente é, com seus defeitos que
dentro do túnel era tão difícil enxergar.