Florence Nightingale
"Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados."
Florence Nightingale é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Sua família considerava a enfermagem algo inapropriado para uma dama de boa estirpe, por isso, começou seus estudos após os 31 anos, em um curso de treinamento na Alemanha. Na Inglaterra, Florence abriu o primeiro curso de treinamento, em 1860.
Florence não conhecia o conceito de contato por microorganismos, uma vez que este ainda não tinha sido descoberto, porém já acreditava em um meticuloso cuidado quanto à limpeza do ambiente e pessoal, ar fresco e boa iluminação,calor adequado, boa nutrição e repouso, com manutenção do vigor do paciente para a cura.
Ao longo de toda a Guerra da Criméia, Florence conseguiu reduzir as taxas de mortalidade entre os soldados britânicos, através de seus esforços como enfermeira e, provando a eficiência das enfermeiras treinadas para a recuperação da saúde.Até o momento, só homens e mulheres religiosos podiam cuidar dos soldados no exército.
Em suas escolas,Florence baseava sua filosofia em quatro idéias-chave:
1.O dinheiro público deveria manter o treinamento de enfermeiras e
este, deveria ser considerado tão importante quanto qualquer outra
forma de ensino.
2.Deveria existir uma estreita associação entre hospitais e
escolas de treinamento, sem estas dependerem financeira e administrativamente.
3.O ensino de enfermagem deveria ser feito por enfermeiras profissionais,
e não por qualquer pessoa não envolvida com a enfermagem.
4.Deveria ser oferecida às estudantes, durante todo o período
de treinamento, residência com ambiente confortável e agradável,
próximo ao local.
As primeiras escolas de treinamento Nightingale ministravam cursos de 1 ano,
que, com o tempo, passaram a ser de 2 anos.
Florence deu origem às prescrições médicas por
escrito e, também, exigia que suas enfermeiras acompanhassem os médicos
em suas visitas aos pacientes "para prevenirem erros, diretivas mal compreendidas
e instruções esquecidas ou ignoradas" (Palmer,1983 apud
Atkinson). A seu ver, para a melhoria do estado de saúde do país,
o ensino da Enfermagem era uma grande responsabilidade das enfermeiras. Preconizava
a idéia de que a saúde era não apenas estar bem, mas
ser capaz de usar toda a nossa capacidade." Florence julgava que o propósito
da enfermagem era"colocar-nos na melhor condição possível
para que a natureza possa restaurar ou preservar a saúde, prevenir
ou curar as doenças"(Palmer,1983 apud Atkinson).
SÍMBOLO DA ENFERMAGEM

A lâmpada é um símbolo e uma tradição na Enfermagem brasileira em homenagem a Florence Nightingale, precursora da Enfermagem Moderna.
Na Guerra da Criméia, em 1854, os soldados ingleses feridos nos campos de batalha apresentavam uma alarmante estatística de mortalidade, pois a pouca assistência que recebiam acontecia em precárias condições. No entanto, Florence com suas voluntárias, adotando medidas simples de saneamento, higiene e limpeza conseguiram, em pouco tempo, baixar para 2% a mortalidade existente entre aqueles feridos hospitalizados.
Durante a noite, Florence, com sua lâmpada de azeite, visitava cada
soldado prestando-lhes cuidados, oferecendo-lhes uma palavra de apoio e promovendo-lhes
o conforto necessário para a recuperação. Essa rotina
conferiu-lhe a denominação de "A DAMA DA LÂMPADA"
Uma pequena variação do símbolo pode ser encontrada com a cruz a a cobra deslocadas em relação à lâmpada.

A Enfermagem é também representada em seu nível médio pelo símbolo abaixo.

Os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem, são os seguintes:
* Lâmpada: caminho,ambiente;
* Cobra: magia,alquimia;
* Cobra + Cruz: ciência;
* Seringa: técnica;
* Cor Verde: paz, tranquilidade, cura, saúde;
Pedra símbolo da Enfermagem
Esmeralda
Cor que representa a Enfermagem
Verde esmeralda
Canção que representa a Enfermagem
"Amor e Luz"
Autores: W. Luz / n. Farias
Amor e Luz
A mão que toca e faz
A dor fica menor
O seu olhar afaga
Amor e Luz
No silêncio das noites
O guardião da vida
Basta você chamar
Vive a vida
Pra tantas vidas
Muitas vezes sem saída
Nem o tempo cura as vezes essas feridas
Mas um sedativo é sempre o ombro amigo
Nem o tempo cura as vezes essas feridas,
Mas um sedativo é sempre o ombro amigo
O Enfermeiro, a Enfermeira
Transcendem suas lutas pelos leitos
O Enfermeiro, a Enfermeira
Já é eleito em nossos corações amor e luz
Amor e Luz
Amor e Luz, uma bandeira branca avisa
A vida sempre vale mais
Amor e Luz
Amor e Luz, chama acesa
Vida em tantos hospitais
Vive a vida...