|
Esteróides
Os esteróides
são substâncias que já vêm sendo usadas por
muitos anos. Quando vencer era importante, atletas só se preocupavam
em combater seus rivais, nunca pararam para distinguir o natural do artificial.
Os esteróides anabolizantes são hormônios capazes
de causar efeitos anabólicos no corpo humano, ou seja, aumentar
o crescimento muscular. Nenhum aminoácido ou complemento alimentar
terá o mesmo efeito anabólico dos esteróides. Além
disso, aumentam o metabolismo do organismo, e, assim aumentam a "queima"
de gordura. Alguns ainda aumentam o sistema imunológico e, por
esse motivo, vêm sendo experimentados com bons resultados no tratamento
de pacientes com AIDS. São substâncias químicas derivadas
da Testosterona.
Os esteróides anabolizantes podem ser tomados na forma de comprimidos
ou injeções e seu uso ilícito pode levar o usuário
a utilizar centenas de doses a mais do que aquela recomendada pelo médico.
Freqüentemente, combinam diferentes esteróides entre si para
aumentar a sua efetividade. Outra forma de uso dessas drogas é
tomá-las durante 6 a 12 semanas, ou mais e, depois, parar por várias
semanas e recomeçar novamente. No Brasil, não se tem estimativa
deste uso ilícito, mas sabe-se que o consumidor preferencial está
entre 18 e 34 anos de idade e, em geral, é do sexo masculino.
|
|
|