|
Efeitos colaterais
dos esteróides anabolizantes
O principal culpado
pelos efeitos colaterais provocado pelo uso de anabolizantes é um hormônio
denominado: DIHIDROTESTOSTERONA(DHL). Os efeitos indesejáveis provocados
por essa droga são: calvície, hipertrofia prostática, acne, agressividade,
hipertensão, limitação do crescimento, virilização em mulheres, aumento
do colesterol, ginecomastia, dores de cabeça, impotência e esterilidade,
insônia, hepatoxidade, problemas de tendões e ligamentos, entre vários
outros.
1. Calvície:
O DHL, faz com que o folículo capilar pare de crescer cabelo;
2. Hipertrofia Prostática:
O DHL tem um papel importante no mecanismo de aumento prostático, podendo
levar o consumidor à impotência;
3. Acne: O DHL,
faz com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo, isto é, combinado
com as bactérias do ar e a pele resseca formando a acne;
4. Agressividade:
É a causadora deste estado por ser uma droga muito andrógena;
5. Hipertensão:
Isso ocorre, pois os esteróides provocam grande retenção de água, inclusive
no sangue, fazendo que este aumente de volume, em conseqüência de pressão;
6. Limitação do Crescimento:
Alguns tipos de esteróides usados em longa duração, ou em quantidades
abusivas, têm como efeito colateral o fechamento prematuro dos discos
de crescimento;
7. Aumento do Colesterol:
Os esteróides rotinamente têm como efeito colateral o acúmulo de LDL e
diminuição do DHL. ( Os esteróides anabolizantes são um tipo de colesterol);
8. Virilização em
Mulheres: Pode ocorrer nas mulheres que utilizam esteróides o crescimento
de pêlos, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia;
9. Ginecomastia:
Excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino,
que é conhecido popularmente como "TETA DE VACA";
10. Dores de Cabeça:
Também é ocasionada em função dos esteróides mais androgênicos e dos efeitos
da elevação da pressão arterial;
11. Impotência e
Esterilidade: No início do tratamento com esteróides, o homem passa
por uma fase de excitação sexual com o aumento da freqüência das ereções.
Entretanto, dura por apenas algumas semanas, isto se reverte gradualmente
até a perda do interesse sexual. Esse desinteresse é o resultado da redução
da produção de testosterona devido à elevação excessiva de testosterona
no corpo;
12. Insônia:
Os anabolizantes têm um efeito de estimulante no sistema nervoso central,
que provoca insônia;
13. Hepatoxidade:
O fígado é prejudicado ou lesionado pelos esteroides mais tóxicos, porém
estas lesões são reversíveis tão logo o uso seja interrompido;
14. Problemas de
Tendões e Ligamentos: Os esteróides anabólicos fazem com que os músculos
se desenvolvam rapidamente e este desenvolvimento não é acompanhado pelos
tendões e ligamentos que se desenvolvem lentamente.
|