|
Mãe! Nome Santo, na ternura de seu próprio simbolismo;
Mãe, nome feito para o amor, na pureza de sua fonte
e no altar de todos os filhos;
Mãe! Extremos de carinho, na cadeia imensa de afeições,
ao longo de toda a sua existência.
Mãe! doçura infinita a se distender,
na vida anônima do lar,
pela humildade de todas as suas etapas,
desde a constante vigilância em torno dos berços;
na contemplação muda dos risos inocentes,
Quando as crianças sonham com os anjos,
no aconchego materno,
a entoar canções quase celestiais
para o sono reparador.
Que dizer, mais de ti, ó Mãe Querida, meiga e piedosa,
Quando a tua vida é o símbolo máximo do amor,
de toda a pureza e de toda a bondade?
O dia das Mães, deverá ser cada dia do ano,
No transcurso do seu ciclo completo.
Se um dia deles se escolheu para a tua entronização,
Foi para que nele se condensasse toda a nossa Gratidão,
acumulada nos outros 364 dias, nos quais
se perpetua o nosso amor por ti,
pelo muito que te devemos.
Mãe és origem de tudo o que vive sobre a terra,
Desde a glória dos heróis e o mundo dos sábios,
até o mais humilde dos homens.
Em ti reside a essência da vida,
fonte inspiradora que és.
Que sobre vossas cabeças, mães queridas de todos nós,
caiam dos céus as bênçãos de Deus,
Que se fez homem por amor a humanidade,
E Filho para dignificar a Virgem Maria,
mãe de Deus e nossa MÃE!
Giácomo Salvi
"Mãe! na tua escola aprendi a distribuir bondade, semear ternura e
repartir um pouco de mim mesmo com todos aqueles
que Deus colocou em meu caminho.

| |