|
|
|
|
|
|
|
Boletim Mensal * Ano V * Agosto de 2007 * Número 53 |
|
![]() |
“Desejamos um soberano que una o país e não o divida. Um soberano preparado e que saiba usar o quarto poder, o Poder Moderador, poder capaz de trazer estabilidade política, institucional e social, além da revalorização do espírito cívico, publico e moral que a Nação tanto precisa.”
|
Entre 1624 e 1661
parte da colônia portuguesa no Brasil foi tomada por holandeses. A União
Ibérica cortou o acesso dos Países Baixos ao açúcar proveniente do
Brasil. Os Países Baixos ocuparam então a maior região produtora de
açúcar na época, o litoral do nordeste brasileiro. A região ficava sob
administração direta da Companhia das Índias Meridionais. A
bandeira consiste nas cores da República das Províncias Unidas (Países
Baixos), com um monograma em dourado no centro. A origem do monograma é
desconhecida, sendo atribuída às iniciais da companhia, em holandês (GWC),
em português (CDIM) ou às iniciais do governador geral holandês João
Maurício de Nassau Catzelnbogen Vianden en Dietz. Por ser da realeza
européia, explicaria a coroa sobre o monograma. Mas não há fontes que
comprovem quaisquer das teorias. A bandeira deixou de ser usada após a
retomada portuguesa de Recife em 1654, e extinta pelo Tratado de Hague
em 1661.”
