Boletim Mensal * Ano V * Março de 2007 * Número 48

           

 

Uma página de culinária

COZINHADOS NO NORDESTE

Ricardo Vilardebó, proprietário e emérito cozinheiro do “Sítio da Calma”,

Praia de A Ver o Mar - Sirinhaem. (fone 88374418)

 

                De vez em quando, chegam-nos, no meio do muito lixo eletrônico, alguns textos que nos faz bem ler! No mesmo dia recebi dois que, de certa forma, se completavam. Um falava que o grande problema do mundo estava na carência de amor que existe na imensa maioria da população, cuja origem está na enorme falta de comunicação sentimental e mesmo da simples, no seio das famílias; o outro falava da individualidade nas relações amorosas e do saber-se (con)viver consigo mesmo. No fundo, embora não parecendo, só se atinge o objetivo do primeiro, cumprindo o do segundo. Uma boa e forte relação amorosa existe quando ninguém depende de ninguém, quando há respeito e quando, cada um, tem grande amor-próprio. É impossível amar e respeitar alguém, sem que nos amemos e respeitemos a nós próprios! Portanto, digo eu, o problema do mundo está na enorme falta de auto-estima/respeito da população. E, aí, temos problemas! Numa sociedade obsessivamente materialista, interesseira, pudica, limitadora, em que somos induzidos a acreditar em conceitos absurdos de beleza, de sucesso, de riqueza, é muito difícil alimentar auto-estimas. E então criá-la, mais ainda! A solução, claro, está sempre dentro de nós, por isso nos devemos conhecer, na solidão do nosso mais profundo interior. Portanto, digo eu, o problema do mundo está na falta de conhecimento-próprio da população.
                É melhor parar, senão, o papel vai acabar e eu vou continuar a dizer coisas!
                E uma das reações habituais à falta de auto-estima é ...... comer doces! O prazer que dão, desculpa o mal que fazem!
                Aqui vai a receita da portuguesíssima torta de laranja.
                Numa tigela, misturem 350gr de açúcar, 1 colher chá de farinha de trigo, 150ml de suco de laranja e as raspas da casca de 1 laranja; juntem 8 ovos inteiros e batam, até o açúcar derreter (bater devagar para não formar espuma); juntem 80gr de manteiga derretida; forrar um tabuleiro retangular baixo, com papel vegetal e besuntar este com margarina; espalhar o creme obtido, no tabuleiro e colocar no forno pré-aquecido, numa temperatura baixa; o tempo de cozedura depende do forno (+ de 30min.), por isso, é melhor ficar atento, de palito na mão para ir espetando até sair (quase) seco. Depois, vira-se o tabuleiro para cima de um pano polvilhado de açúcar, retira-se o papel vegetal e enrola-se com a ajuda do pano. Tente não comer antes de esfriar para não ficar com uma dor de barriga......
                Desculpem lá vos tentar desta forma, mas ............é tão boa!
 
Lembrando GILBERTO FREYRE
                                                                                            
                Se fosse vivo, Gilberto Freyre teria completado no passado dia 15 de Março, 107 anos de idade.
                Compramos, como habitualmente fazemos, a “Folha de Pernambuco”e não podemos deixar de admirar a sua pagina “Sabores, da editora Vanessa Lins que  o   homenageia. Com  a devida  vênia  nos estamos  a   basear nessa  pagina para fazermos uma  pequena homenagem a tão ilustre  Pernambucano.
           Escreve naquele suplemento Joana Perruci. Na mesa de Gilberto Freyre  não  podia  faltar  o  quiabo  e   fazia   questão  do  prato  baiano caruru,    com      a  receita   de    sua Magdalena  Freyre que, com a devida vênia transcrevemos na nossa pagina de cozinhados do Nordeste:-
CARURU de D. Magdalena Freyre
Ingredientes:- 2 garrafas de leite de coco, 1 quilo de camarão descascado, 20 quiabos, gengibre,  pimenta do reino, louro, 2 tomadas picadinhos, 1 cebola picadinha, 1 colher de sopa de vinagre, azeita, alho amassado, pedaços de bacalhau moídos, camarões cozidos e moídos.
Preparo:- Misture parte do leite de coco com um pouco de água, mais o gengibre, a pimenta, o louro, a cebola, os tomates, o vinagre, o azeite e o alho. Leve essa mistura ao fogo rapidamente e coe. À parte cozinhe os quiabos cortados em rodelas. Escorra a baba e misture o molho coado. Adicione o bacalhau e o camarão e leve, novamente, ao fogo, acrescentando um pouco de azeite de dendê, de vinagre e meia xícara de farinha de mandioca. Mexa até engrossar um pouco.
 
Fonte:- Caderno SABORES da “FOLHA DE PERNAMBUCO”, editora Vanessa Lins, de 10/03/2007

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1